Pesquisar

Primeiro e único site de uma nutricionista brasileira que vive em Portugal. O Nutrição Global, agora NutriçãoGlobalOm está no ar desde o ano de 2007.
Seja bem vindo(a)! Welcome!

Aquafaba o que é?

Aquafaba é o nome para a água viscosa na qual sementes de leguminosas , tais como grão de bico foram preparados ou cozinhados. Devido à sua capacidade de imitar as propriedades funcionais das claras de ovo na culinária, a aquafaba pode ser usada como um substituto direto para elas em alguns casos, incluindo merengues e marshmallows. Sua composição torna especialmente adequado para uso por pessoas com motivos dietético, éticos ou religiosos para evitar ovos.
Utilidade:
O uso mais comum da aquafaba é como substituto da clara de ovo. É composto de hidratos de carbono, proteínas e outros sólidos vegetais solúveis que migraram das sementes para a água durante o processo de cozimento. Esta combinação única de ingredientes fornece um amplo espectro de propriedades emulsificantes , espumantes , aglutinantes , gelatinizantes e espessantes .
A recomendação geral para o uso é substituir uma clara de ovo média por 30 mililitros (2 colheres de sopa) de aquafaba em uma receita, ou substituir um ovo inteiro médio por 45 ml (3 colheres de sopa).
A maneira mais simples de usá-lo é decantar o líquido de legumes em lata ou em caixa, como feijão branco ou grão de bico. Alternativamente, pode ser feito fervendo, cozinhando a pressão , cozinhando ou pulsos de microondas em água até que estejam cozidos. 
Aplicações doces onde uma substituição direta de clara de ovo foi encontrada para ser bem-sucedida incluem merengues , macarons , torrone , glacê , gelados , fudge e marshmallows .
Aplicações salgadas e outras de substituição de ovos incluem: produtos de panificação , substitutos de lacticínios , maionese , substitutos de queijo , massas, coquetéis e substitutos de carne.
A aquafaba tem cerca de um décimo da proteína que as claras têm para um determinado peso. A diferença no conteúdo de proteína pode permitir que pessoas que não conseguem metabolizar adequadamente as proteínas (por exemplo, PKU ) apreciem os alimentos à base de ovo. No entanto, a menor quantidade de proteína também significa que usá-lo como um substituto para as claras de ovo em aplicações alimentares que dependem fortemente de proteína do ovo para a estrutura,  não é recomendado. 
O melhor aquafaba parece ser de grão de bico e feijão branco. Outras leguminosas, como ervilhas, soja, lentilhas e feijão preto também podem ser usadas em algum grau, mas têm composições ligeiramente diferentes do aquafaba de grão de bico e feijão branco e podem exigir mais ajustes com a concentração para funcionar bem. 
Receita de Cookies Vaganos de Aquafaba
Para saber mais Wikipédia
Como fazer e usar o aquafaba 

Sem comentários:

Enviar um comentário