Guia prático para o exercício da nutrição em Portugal, acesso gratuito na Web. clique na imagem

Guia prático para o exercício da nutrição em Portugal, acesso gratuito na Web. clique na imagem
Este guia pratico, se encontra disponível na Web, para consultar, baixar e imprimir, mas não para ser reproduzido sem a prévia, autorização da autora.

Mais conhecimento de si mesmo, mais consciência, mais objetivos atingidos - Boas entradas em 2024

Imagem
  O autoconhecimento ou conhecimento de si é a investigação de si mesmo. Também pode ser um projeto ético, quando o que se busca é a realização de algo que leve o sujeito a ser mestre de si mesmo e, consequentemente, um ser humano melhor.  Wikipédia
Observe que existem alguns links de afiliados, o que significa que receberei uma pequena comissão se você clicar e fizer uma compra, sem nenhum custo extra para você. Isso ajudará a apoiar meu blog e a criar novos conteúdos!

Calorias que vêm nos rótulos dos alimentos podem ser falsas

Particularmente, acredito que "possa ou não" existir um desvio para mais ou para menos nos cálculos calóricos dos diversos produtos alimentares,  pois estes envolvem muitos fatores: peso, forma de preparo, fonte dos nutrientes e outros itens. Entretanto não se pode generalizar e confirmar que todos os rótulos contenham informações "totalmente falsas" pois ainda não existe uma forma precisa,  padronizada para avaliar esses calcúlos de calorias das rotulagens dos alimentos. 
Para a afirmação contida no título da reportagem, acho que  é preciso maiores estudos e confirmações científicas. 
 O  importante para o consumidor é estar atento as diversas informações e procurar tirar as suas dúvidas com um especialisata em Nutrição/Saúde. Segue estudo:

"Nutricionistas alertam: calorias que vêm nos rótulos são falsas
Cadeias de fast-food servem, em média, mais 18% das calorias do que dizem ter, revela estudo
É apenas uma amostra, mas pode ser reveladora. Nos Estados Unidos, um estudo publicado este mês na revista "Journal of The American Dietetic Association", a maior organização de nutricionistas do mundo, revelou uma verdade inesperada: as refeições baixas em calorias servidas nos restaurantes e os congelados light comprados nos supermercados podem conter mais calorias do que os rótulos indicam.
Um grupo de investigadores da Universidade de Tufts, Massachusetts, EUA, analisaram 29 refeições com menos de 500 calorias servidas em cadeias de fast food e em restaurantes tradicionais da área de Boston - mas com distribuição em todo o território dos Estados Unidos - e concluíram que têm em média mais 18% das calorias anunciadas. Já as dez refeições congeladas baixas em calorias continham mais 8% de calorias do que as indicadas no rótulo.
"Todos os produtos industrializados e que implicam manipulação humana" podem ser sujeitos "a erros" nos rótulos, alerta a presidente da Associação Portuguesa de Dietistas, Graça Raimundo. "Mesmo os produtos naturais e frescos têm alterações nutricionais devido à forma como são produzidos. Questões como a fertilização dos terrenos ou o controlo de qualidade condicionam o valor nutricional", acrescenta.
Uma pessoa que precise de duas mil calorias por dia, se as aumentar 5% pode engordar 4,5 kg apenas num ano, alertam os autores da investigação. No entanto, "são necessários mais estudos para ver se é um problema nacional [dos EUA]", apontou a cientista responsável e especialista em nutrição, Susan B. Roberts.
"O importante é perceber de que modo as empresas que produzem estes produtos alimentares chegam aos valores nutricionais publicados. Este trabalho técnico deve ser desenvolvido por dietistas que nem sempre estão presentes nas equipas técnicas destas empresas. Esta é a realidade em Portugal e nos Estados Unidos", aponta Graça Raimundo. Nos dois países, "o controlo não é sistemático, é mais esporádico. Nos restaurantes, a produção não é em massa e é muito difícil fazer o controlo", alerta.
Estudo em Portugal
Os especialistas em nutrição defendem a realização de um estudo semelhante em Portugal. "Estamos habituados a confiar nos rótulos dos alimentos devido à fiscalização [europeia], mas devia haver uma instituição credível a elaborar um estudo idêntico para tranquilizar a população", defende a presidente da Associação Portuguesa de Nutricionistas, Alexandra Bento, surpreendida com o resultado "num país com controlo rigoroso". "

Comentários

  1. Boa tarde doutora!
    Superinteressante seu texto.
    Uma forma de conscientizarmo-nos cada vez mais sobre uma alimentação saudável.
    Permita-me convida-la a conhecer meu blog de nutrição.
    Ficaria honrada com sua visita.
    Muito obrigada pela atenção.
    Um grande abraço e que DEUS a abençoe.
    http://www.guiadanutricao.com

    ResponderEliminar
  2. Este artigo remete-nos para a informação nutricional nos rótulos dos produtos alimentares... mas se quisermos encará-la sob uma perspectiva mais abrangente iremos reflectir nos muitos mitos que induzem milhares de pessoas em erro sempre que pretendem iniciar um processo de perda de peso. Pessoas desesperadas por perder peso que tentam pôr em prática dietas muitas vezes pouco equilibradas e totalmente desaconselhadas para determinados perfis e quadros clínicos...
    Mais do que desmistificar ideias, queremos lançar um apelo a todas as pessoas que realmente conseguiram perder e manter o seu peso ideal a partilharem com o Registo Nacional de Controlo de Peso os métodos associados à perda de peso bem sucedida e, simultaneamente, descrever as estratégias de manutenção do peso adoptadas. Experiências "preciosas" e motivantes para quem pretende iniciar um processo de mudança!

    Para quem ainda não conhece o Registo Nacional de Controlo do Peso é um registo voluntário de pessoas com sucesso na redução estável do peso que desafia todas as pessoas com mais de 18 anos de idade e que tenham perdido, pelo menos, 5kg do seu peso corporal nos últimos 15 anos e que conseguiram mantê-lo pelo menos por 1 ano a participaem neste estudo!

    Se conhece alguém que se enquadre neste perfil, não deixe de divulgar este estudo! São estes casos de sucesso que vão inspirar outras pessoas a conseguirem ter sucesso na gestão do peso corporal.

    Saiba mais em http://www.registodopeso.net/ e visite a nossa página no Facebook!
    Contamos com a sua ajuda para divulgar este estudo!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Sal Gourmet de Lavanda

Batido de banana e uva