Esse sal de lavanda é uma especiaria que dar um toque requintado e funcional na confecção de suas preparações. Ele é feito com sal rosa grosso e flores de lavandas biológicas secas.
Antes de falar do emprego dessa erva linda e muito versátil na culinária e gastronomia, vamos conhecê-la melhor.
Lavanda - Lavandula angustifolia e L. dentata
Família: Lamiaceae
Existem várias espécies de lavanda e sua cor varia do creme bem claro até o roxo batata.
Nem todas são usadas na culinária, a mais comum para esse uso é a lavanda inglesa (Lavandula angustifolia) que é aromática, doce e menos canforada que a francesa.
Elas são originárias do mediterrâneo, mas hoje em dia crescem em muitas regiões do mundo. Os campos de lavanda são lindos e cheirosos!
A palavra lavanda vem do latim “lavare”, que significa lavar. Ela é usada em banhos desde os tempos romanos e era também muito usada para afastar insetos.
Na medicina natural é usada como calmante e anti-séptico e para tratar queimaduras.
É muito usada como planta decorativa na Europa e em perfumaria e cosméticos no mundo inteiro. Quem não conhece o cheiro relaxante da lavanda?
Mas para a maioria seu aroma não combina com alimentos, o que não é verdade, o segredo está em usá-la com parcimónia, já que em excesso, a comida fica com cheiro de perfume e gosto amargo.
Usos na Gastronomia
De modo geral, as flores secas são vendidas como especiaria. Mas as flores frescas e também as folhas podem ser usadas na culinária.
É muito comum na cozinha da Europa e Norte da África, onde o mel de lavanda também é produzido.
É um dos ingredientes das Ervas de Provence.
A lavanda dá aroma e sabor a biscoitos, bolos, pães e geleias. O açúcar e o sal podem ser aromatizado com lavanda.
Combina muito bem com sobremesas cremosas como gelados, pudins e cremes brules.
Em pratos salgados pode ser usada em saladas, arroz ou em marinadas para carnes. Vinagre com infusão de lavanda é muito saboroso.
A lavanda pode aromatizar e colorir bebidas como limonada, sumos e chás. É usada também em coberturas para bolo ou doces e para decorar sobremesas.
O sal de lavanda é um potencializador de sabor invulgar e sutil, para finalizar pratos quentes e frios.
Cuidados
Para fins culinários deve ser comprada de quem cultive a erva ou flores de forma biológica ou em lojas especializadas. A lavanda plantada para ornamentação pode conter pesticidas em excesso.
Receita: Sal Gourmet de Lavanda 1 parte de flores de lavanda inglesa (Lavandula angustifolia) para culinária, bem desidratas e secas para 10 partes de sal rosa grosso ou sal grosso marinho ou se quiser acrescentar um toque mais refinado use sal Maldon em flocos. As flores precisam estar absolutamente secas, caso contrário, elas irão assar com o sal.
Moa as flores junto com o sal em um almofariz ou num processador e armazene em pote bem fechado.
Validade: 1 ano, a contar da data de produção.
Muita saúde, amor e luz
Comentários
Enviar um comentário