Guia prático para o exercício da nutrição em Portugal, acesso gratuito na Web. clique na imagem

Guia prático para o exercício da nutrição em Portugal, acesso gratuito na Web. clique na imagem
Este guia pratico, se encontra disponível na Web, para consultar, baixar e imprimir, mas não para ser reproduzido sem a prévia, autorização da autora.

Mais conhecimento de si mesmo, mais consciência, mais objetivos atingidos - Boas entradas em 2024

Imagem
  O autoconhecimento ou conhecimento de si é a investigação de si mesmo. Também pode ser um projeto ético, quando o que se busca é a realização de algo que leve o sujeito a ser mestre de si mesmo e, consequentemente, um ser humano melhor.  Wikipédia
Observe que existem alguns links de afiliados, o que significa que receberei uma pequena comissão se você clicar e fizer uma compra, sem nenhum custo extra para você. Isso ajudará a apoiar meu blog e a criar novos conteúdos!

Os Minerais no Controle de peso

Atualmente, há uma grande tendência na utilização de suplementos e até mesmo medicamentos tendo como objetivo a perda de peso.
Porém, é importante ressaltar que cada indivíduo tem suas características a serem consideradas, como digestão, absorção, excreção, nutrientes que estão em deficiência ou excesso no organismo.
Um organismo bem equilibrado em nutrientes funcionará bem melhor!
Hoje, estaremos dando um enfoque nos principais minerais que auxiliam no sobrepeso e/ou na obesidade.
O Sêlenio é um importante mineral para o metabolismo do iodo, pois transforma a tirosina (T4) em Triiodotironina (T3) onde ocorre a necessidade da enzima selenodependente (deiodinase). Portanto, a deficiência pode falicitar o ganho de peso ponderal, por não realizar este metabolismo.
(Referência: Levander & Whanger J. Nutr.;126-24275-2345/1996.).
Outros benefícios: a capacidade de melhorar o funcionamento das papilas gustativas, melhorando o paladar, naturalmente acontecerá uma redução do consumo de sal e ou glutamato monosódico como realçadores de sabor dos alimentos (LEIA OS RÓTULOS), evitando a retenção de líquidos e toxinas que atrapalham o funcionamento de metabolismo e a perda de peso.
Onde encontrar: castanha do Pará e no leite humano, aipo, alho, atum, brócolis, cebola, cereais integrais, cogumelos, gérmen de trigo, frutos do mar, gema de ovo, leite, pepino, repolho.
O Magnésio desempenha papel fundamental no organismo em diversas reações que incluem o metabolismo de carboidratos, proteínas e lipídeos, responsáveis pela manutenção do peso. Contribui ainda para a sensação de bem estar, pois ativa a enzima hidroxilase que converte o aminoácido triptofano em serotonina, evitando os surtos de beliscos.
Onde encontrar: está presente em grande quantidade na clorofila, por tanto, em todas as plantas verdes principalmente nos brotos, hortaliças e sucos concentrados a base de clorofila. E também nos legumes, frutos do mar, castanhas, cereais e farináceos integrais, semente de girassol, produtos lácteos, entre outros.
O Zinco desempenha papel regulatório na ação da insulina, evitando o acúmulo de gordura abdominal e no controle de hormônios da timo e tireóide que regem o metabolismo de ganho ou perda de peso. Assim como o selênio possui a capacidade de melhorar o funcionamento das papilas gustativas, contribuindo para a melhora do paladar, conforme citado no caso do Selênio.
Onde encontrar: nas castanhas, legumes, tubérculos, leite humano, leite de vaca, ostras, entre outros.
O Cromo contribui para perda de peso por ativar o metabolismo de carboidratos e gorduras, aliviando os sintomas da diabetes, hiperglicemia e evitando o acúmulo de gordura abdominal.
Onde encontrar: levedo de cerveja, gérmen de trigo, grãos integrais, queijos e melaço, entre outros.
A deficiência destes minerais podem causar:
Selênio: diarréia, náuseas, danos aos dentes, fadiga , irritabilidade, perda de cabelo e comprometimento das unhas, hiperlipidemias, alteração de apetite e paladar, dermatite e alterações de crescimento.
Magnésio: diarréia, redução dos processos de cicatrização.
Zinco: náusea, vômito, danos ao músculo cardíaco, insuficiência renal, dor muscular, arteriosclerose.
Cromo: piora os quadros de diabetes e hiperglicemia
Procure dar ênfase a uma alimentação mais natural e integral, sem industrializados. Seu organismo agradece!
Após uma avaliação de cada indivíduo pode haver casos especiais que necessitem de suplementação, o que deve ser feita apenas por profissionais.
Vale lembrar mais uma vez que para o emagrecimento é necessário criar um conjunto de hábitos saudáveis associados, como reeducação alimentar, consumo de água, atividade física, lazer, relaxamento entre outros.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Sal Gourmet de Lavanda

Batido de banana e uva