Por que saber de alguns passos no processo de reconhecimento do seu curso de nutrição em Portugal é muito importante para que você chegue, mais facilmente, a legalização da sua profissão em território português. E por muitos, colegas, nutricionistas procurarem e se beneficiaram desses conhecimentos, disponibilizo, em formato e-book o Guia prático para o exercício da nutrição em Portugal, 7ª edição para todos os nutricionistas interessados em viver e trabalhar na sua profissão em Portugal.
Fitoquímicos
Comer para se manter saudável talvez não seja tão fácil quanto parece... De fato, um estudo científico mostra que pessoas que vivem em países industrializados comumente falham ao obter o mínimo de micronutrientes (vitaminas e minerais) recomendado por dia. Em vez disso, abusam de refeições altamente calóricas e de uma infinita variedade de comidas. No entanto, mais preocupante ainda é o caso da alimentação de subsistência presente em vários países em desenvolvimento, que falha quanto ao fornecimento de macronutrientes adequados (carboidratos, gorduras e proteínas) e também de micronutrientes necessários para uma nutrição equilibrada. Além dos macronutrientes, as vitaminas e os minerais essencias à saúde humana, compostos naturais encontrados em plantas (fitoquímicos) recebem cada vez mais atenção de pesquisadores, cientistas, indústrias de alimentos e profissionais da nutrição/saúde. Os fitoquímicos (do grego, fito = planta) não são iguais às vitaminas e aos minerais. Alguns fitoquímicos, como a dedaleira (extraída da erva-dedal) e a quinina, têm sido usados por centenas de anos como remédio no tratamento de algumas doenças. Apresentam, ainda, outras funções, como a de antioxidante, por exemplo, protegendo as células dos efeitos da oxidação e dos radicais livres. Os fitoquímicos foram reconhecidos como poderosos agentes, que podem oferecer defesa contra doenças e outras condições, de alguns tipos de cancro/câncer e do processo de envelhecimento. Sabemos há muito tempo que a escolha certa dos alimentos pode melhorar a saúde e diminuir os riscos de certas doenças. No caso dos vegetais, a afirmação se torna ainda mais verdadeira. O mais importante é saber utilizar estes alimentos ricos em elementos que intensificam a saúde, para que tragam maiores benefícios ao nosso corpo.Fitoquimicos Família | Maiores fontes de alimento |
Sulfeto de alilo | Cebola, alho, alho-poró e cebolinha |
Indol | Vegetais crucíferos (brócolis, couve, couve-flor e repolho) |
Isoflavinas | Produtos de soja (tofú e leite de soja) |
Ácido Fenólico | Tomate, frutas cítricas, cenouras, grãos integrais e amêndoas |
Polifenóis | Chá verde, uva e vinho tinto |
Saponinas | Feijão e legumes |
Terpenos | Cereja e casca de frutas cítricas |
Mensagens populares deste blogue
Já há uns bons anos a viver em Portugal, e a passar pelo inverno Europeu e nunca sofri nenhuma consequência grave de saúde motivada pelo frio intenso, a não ser constipações e gripes que se curaram com remédios caseiros e boa alimentação. Porém, este ano apareceu em minhas mãos, principalmente, nas articulações dos dedos, o que chamam por cá de Frieira (no Brasil Frieira tem um outro significado, é conhecida como a mais comum infecção de pele por fungos) e por este motivo não detectei logo os sintomas como Frieira. Ao saber que o meu problema era Frieira ocasionada pela constante exposição das mãos as baixas temperaturas (não gosto muito de usar luvas, coisa que agora sou obrigada a fazer para proteger mais as minhas delicadas mãos), comecei a procurar tratamentos e encontrei diversos tipos, desde os caseiros e simples aos farmacológicos a base de cremes e suplementos naturais. Frieiras As frieiras são situações característic...
Em qual frequência, você, vibra? A frequência na qual, você, vibra determina a forma como seu objectivo de perda de peso será atingido ou não. A frequência em que nos encontramos influência de forma positiva ou negativa os nossos corpos físicos e toda a nossa realidade.
Esse sal de lavanda é uma especiaria que dar um toque requintado e funcional na confecção de suas preparações. Ele é feito com sal rosa grosso e flores de lavandas biológicas secas. Antes de falar do emprego dessa erva linda e muito versátil na culinária e gastronomia, vamos conhecê-la melhor.
Comentários
Enviar um comentário