O autoconhecimento ou conhecimento de si é a investigação de si mesmo. Também pode ser um projeto ético, quando o que se busca é a realização de algo que leve o sujeito a ser mestre de si mesmo e, consequentemente, um ser humano melhor. Wikipédia
Lúpus Eritematoso Sistêmico
"O lúpus eritematoso sistêmico (LES) é uma doença auto-imune, crônica, infl amatória do tecido conjuntivo e que acomete múltiplos órgãos e sistemas. De etiologia multifatorial, evolui em surtos de atividade variada, entremeados por períodos de remissão e pode apresentar
manifestações clínicas e laboratoriais bastante pleiomórficas. Fatores genéticos, ambientais e hormonais participamdo desequilíbrio do sistema imune, com produção de auto-anticorpos dirigidos contra proteínas nucleares, alguns dos quais comprovadamente participam da lesão
tecidual. A doença acomete, preferencialmente, mulheres na idade reprodutiva, sendo mais incidente entre os 15 e 45 anos. No entanto, nenhuma faixa etária está isenta do acometimento dessa doença, que pode incidir tanto na infância quanto em idade mais avançada...* "
Cebola e o lúpus eritematoso sistêmico**
"Existem relatos clínicos significativos, onde vários pacientes descrevem uma surpreendente melhora de dores de cabeça, febre e dores articulares, ao ingerir uma cebola inteira crua, no almoço e jantar, até a melhora dos sintomas.
Isso pode estar ocorrendo de acordo com alguma substância contida na cebola; flavonóides, quercetina, atividade antioxidante, atividade antiinflamatória, atividade antiviral, diminuição do açúcar no sangue. Porém ainda não se sabe ao certo, qual destes agentes está influenciando neste processo, entretanto os resultados são indiscutíveis e surpreendentes, visto que a cebola é apenas um simples alimento do dia a dia.
Contudo lúpus é uma doença muito séria e deve ser sempre acompanhada por um médico muito experiente, os relatos aqui descritos são apenas informativos e disseminadores de conhecimento."
Algumas orientações nutricionais para portadores de Lúpus Eritematoso Sistêmico***
1- Aumentar o consumo de líquidos - principalmente água e sucos/sumos de frutas, chás de ervas e água de coco. Hidratam a pele, auxiliam no transporte das substâncias, que são assimiladas pelo organismo e dilui as toxinas, facilitando o trabalho dos rins (maior responsável pela eliminação dos resíduos).
2- Evitar ou diminuir a gordura animal, uma vez que o coração é um dos órgãos, que pode ser afetado pelo LES. Dê preferência as carnes brancas (aves e peixes). Se não conseguir retirar a carne de vaca/bovina, diminuir para uma vez por semana e restringir a carne de porco.
3- São restritos embutidos (choriços, presunto, salsicha, enchidos, etc.), molhos feitos com maionese, devido a sua alta concentração de gorduras.
4- Diminuir o consumo de produtos industrializados.
5 -Para os mais sensíveis: diminuir o consumo do leite e seus derivados – pois estes podem provocar alergia em algumas pessoas. Prefira os desnatados, bebidas de soja e queijos brancos.
6- Substituir os alimentos refinados pelos integrais - açúcar, espaguete, arroz e pão. O açúcar pode ser substituído pelo açúcar amarelo ou mascavado, mel ou tomar o líquido ao natural. Evitar o uso de adoçantes.
7- Diminuir o consumo de sal, pois este retém líquido, provocando edemas (inchaços).
8- Evitar o uso de bebidas alcoólicas.
9- Diminuir o consumo de refrigerantes, sumos/sucos industrializados, café e chá preto.
10- Não fumar.
11- Evitar frituras, como preparações à milanesas, etc. Os alimentos contendo gordura hidrogenada, devem também ser evitados. Ex.: gelados/sorvetes, bolachas recheados, etc.
12- Aumentar o consumo de verduras, legumes e frutas. São antioxidantes naturais e ricos em fibras, o que ajudam o transito intestinal e auxilia a saúde do organismo.
13) Respeitar os horários das refeições para não prejudicar a digestão. Evitar pular refeições. O ideal é fazer três refeições principais (pequeno-almoço/café da manhã, almoço e jantar) e duas intermediárias (lanches), se necessário uma ceia algumas horas antes de dormir.
Procure seguir essa orientações nutricionais e perceberá que se sentirá melhora, e com mais energia.
Fontes: * Artigo completo
Saiba mais "O Papel da prolactina no lúpus eritematoso sistemico"
**Wikipédia
***Silvelita Metelo
Obs.: Recomendações e orientações gerais. Para um plano alimentar personalizado procure um especialista em Nutrição.
Mensagens populares deste blogue
Ilustração simplificada do processo da digestão no nosso organismo.
Inclua sempre esses alimentos na sua dieta, pois eles podem ajudar a melhorar a circulação sanguínea e evitar a formação de coágulos os trombos nas suas artérias e veias.
Esse sal de lavanda é uma especiaria que dar um toque requintado e funcional na confecção de suas preparações. Ele é feito com sal rosa grosso e flores de lavandas biológicas secas. Antes de falar do emprego dessa erva linda e muito versátil na culinária e gastronomia, vamos conhecê-la melhor.
A melhor farmácia para todos nós é a feira,onde encontramos todo tipo de vitamina que precisamos.Porém,quando alguma doença chega e arrebata nosso organismo,precisamos recorrer sim aos industrializados,aos medicamentos.Mas quero encorajar a todos aqui a manter uma alimentação saudável,independente do seu estado de saúde e animar aqueles com lupus a confiar em DEUS,a buscar um equilíbrio e cuidar de si com total dedicação,independente das limitações que a doença pode trazer.
ResponderEliminarVou deixar um link que pode ajudar.
http://bit.ly/a2ayKK