Por que saber de alguns passos no processo de reconhecimento do seu curso de nutrição em Portugal é muito importante para que você chegue, mais facilmente, a legalização da sua profissão em território português. E por muitos, colegas, nutricionistas procurarem e se beneficiaram desses conhecimentos, disponibilizo, em formato e-book o Guia prático para o exercício da nutrição em Portugal, 7ª edição para todos os nutricionistas interessados em viver e trabalhar na sua profissão em Portugal.
Consumo de mirtilos poderá ajudar no combate à obesidade
O consumo de mirtilos pode inibir o desenvolvimento das células adiposas, dá conta um estudo que foi apresentado no encontro Experimental Biology 2011 da American Society for Nutrition.
O benefício do consumo de mirtilos tem vindo a ser demonstrado em vários estudos nutricionais. Muitos deles referem que o seu elevado teor de polifenóis tem um efeito protector na saúde cardiovascular. Adicionalmente, foi também demonstrado que os mirtilos exercem um efeito positivo em inúmeras áreas, desde o envelhecimento até à síndrome metabólica.
Neste estudo, os investigadores da Texas Woman's University, nos EUA, decidiram verificar se este fruto poderia ter também um papel importante na redução da obesidade. Assim, os investigadores liderados por Shiwani Moghe decidiram avaliar se o polifenóis presentes nos mirtilos tinham um papel importante na diferenciação dos adipócitos, um processo no qual as células indiferenciadas adquirem características de adipócitos, um tecido conectivo especializado na síntese e armazenamento de gordura.
Estudos anteriores já haviam indicado que os polifenóis presentes nas plantas conseguiam combater a adipogénese, que envolve o desenvolvimento de células adiposas, e induzir a lipólise, um processo no qual se dá a degradação de lípidos.
Segundo explica Shiwani Moghe em comunicado enviado à imprensa, “queríamos verificar se os polifenóis dos mirtilos poderiam inibir a obesidade ao nível molecular.” Para isso, os investigadores utilizaram uma cultura de tecidos e verificaram que os polifenóis apresentavam um efeito supressor, que era dependente da dose, na diferenciação dos adipócitos. A quantidade de lípidos presentes na experiência controlo era significativamente maior do que aquela observada nas culturas que tinham sido tratadas com polifenóis presentes nos mirtilos. Foi verificado que a adição de quantidades mais elevadas de polifenóis conduziu a uma diminuição de cerca de 73% na quantidade de lípidos, sendo que a dose mais baixa diminui em cerca de 27%.
Shiwani Moghe revela que “será ainda necessário testar esta dose nos humanos, para se ter a certeza que não há efeitos adversos, e que estas quantidades são eficazes.” Mas os autores do estudo acrescentam que este estudo preliminar parece indicar que os mirtilos poderão realmente ajudar a reduzir a formação do tecido adiposo.
Estudo apresentado no Experimental Biology 2011
Fonte: ALERT Life Sciences Computing, S.A.
Mensagens populares deste blogue
O que são mesmo células adiposas? As células adiposas ou adipócitos fazem parte do tecido adiposo, são responsáveis em armazenar gorduras e regular a temperatura corporal. Cada célula adiposa armazena determinada quantidade de gordura. Elas são capazes de armazenar gorduras até dez vezes o seu tamanho. Quando é ultrapassado o limite de armazenamento de uma célula adiposa é criada uma nova célula no tecido adiposo. O tecido adiposo acompanha o desenvolvimento do ser humano durante toda a vida. Quando desejamos perder peso é importante percebermos como a gordura é retirada do adipócito e utilizada pelos músculos envolvidos no exercício localizado. A ideia de que ao fazer 600 abdominais vai se perder gordura da barriga não é correta, pois a gordura não é queimada no local onde está sendo feito o exercício. A gordura armazenada no adipócito encontra-se na forma de triglicerídios. Enquanto, realiza-se o exercício, várias hormonas como as catecolaminas, o glucagon, a hormona do c...
Em qual frequência, você, vibra? A frequência na qual, você, vibra determina a forma como seu objectivo de perda de peso será atingido ou não. A frequência em que nos encontramos influência de forma positiva ou negativa os nossos corpos físicos e toda a nossa realidade.
Já há uns bons anos a viver em Portugal, e a passar pelo inverno Europeu e nunca sofri nenhuma consequência grave de saúde motivada pelo frio intenso, a não ser constipações e gripes que se curaram com remédios caseiros e boa alimentação. Porém, este ano apareceu em minhas mãos, principalmente, nas articulações dos dedos, o que chamam por cá de Frieira (no Brasil Frieira tem um outro significado, é conhecida como a mais comum infecção de pele por fungos) e por este motivo não detectei logo os sintomas como Frieira. Ao saber que o meu problema era Frieira ocasionada pela constante exposição das mãos as baixas temperaturas (não gosto muito de usar luvas, coisa que agora sou obrigada a fazer para proteger mais as minhas delicadas mãos), comecei a procurar tratamentos e encontrei diversos tipos, desde os caseiros e simples aos farmacológicos a base de cremes e suplementos naturais. Frieiras As frieiras são situações característic...
Sil, eu ja gosto muito desta frutinha...agora com esta noticia vou come rmais vezes hahaha
ResponderEliminarAdoro os tesu post!
Um iluminado fim semana minha flor!
Feliz páscoa e tudo de bom!
Bjs
Maria