Por que saber de alguns passos no processo de reconhecimento do seu curso de nutrição em Portugal é muito importante para que você chegue, mais facilmente, a legalização da sua profissão em território português. E por muitos, colegas, nutricionistas procurarem e se beneficiaram desses conhecimentos, disponibilizo, em formato e-book o  Guia prático para o exercício da nutrição em Portugal, 7ª edição para todos os nutricionistas interessados em viver e trabalhar na sua profissão em Portugal.
 
 
 
 
Que tal um pãozinho indiano (naan), para o fim e semana?
O naan é um típico pão indiano, alimento básico no Sudeste e na Ásia Central. É especialmente comum na Índia, Paquistão, Afeganistão, Irã, Uzbequistão, e regiões circunvizinhas. Porque naan é popular em muitos países, tem um número de diferentes grafias e pronúncias. Em línguas turcas, como Uzbequistão e uigur, por exemplo, é conhecido asnan naan. Na Birmânia, o pão é chamado bya nan. 
Naan é feito de farinha de trigo e quase sempre é redondo. A massa de pão naan é geralmente fermentado antes de ser cozido. Uma vez que o pão foi cozido, ele normalmente barrado com ghee uma espécie de manteiga, e em seguida, servido quente. Alguns chefs acrescentar iogurte ou leite para a massa, naan para adicionar suavidade e volume para o pão. 
O naan pode servir de acompanhamento a qualquer refeição. 
Ingredientes:
1 chávena (chá) de farinha de trigo integral peneirada 
1/2 colher (chá) de sal
1 colher (sopa) de óleo
1/2 chávena (chá) de água
Modo de preparo:
Numa alguidar (tigela) grande, misture a farinha de trigo com o sal.
Regue com a metade da água e misture com a mão, até formar uma farofa grossa. Adicione o óleo e misture com as pontas dos dedos.
Aos poucos, junte o restante da água, sovando a massa com a mão. Aperte, amasse, estique e amasse novamente, dentro da alguidar (tigela) , por cerca de 5 minutos, até atingir uma textura macia e elástica. Se preferir sovar na bancada, polvilhe a superfície com uma camada bem fina de farinha de trigo. Mas evite colocar mais farinha na massa. Ela fica bem molenga inicialmente e, à medida que vamos sovando, ela fica no ponto. 
Polvilhe uma bancada com farinha de trigo branca e faça pequenos rolos com a massa. Com uma faca (ou espátula) divida em 10 porções. Enrole com as mãos cada pedaço, como se fosse um brigadeiro. 
Abra a bolinha com o rolo de macarrão, até formar um disco fino. Se a massa gruda no rolo ou na bancada polvilhe mais farinha de trigo.
Quando abrir os discos, aqueça uma frigideira anti aderente em fogo médio, sem untar. Quando estiver quente, coloque o disco da massa e deixe o pão assar por cerca de 20 a 30 segundos, até começar a formar bolhas. Vire o pão e deixe mais 15 segundos na frigideira.
Tire o pão da frigideira com uma pinça e coloque diretamente na chama da outra boca do fogão para insuflar e chamuscar levemente. 
Transfira o pão para um prato e repita com os outros discos. 
Quem quiser finalizar os chapatis na frigideira, basta deixar cozinhar por mais tempo e depois virar. 
Sirva a seguir simples ou acompanhado por recheios de sua preferência. 
Obs: nessa receita foi usado 1/2 chávena de farinha de trigo comum e integral.
Dica: para manter os pãozinhos macios, conserve em saco plástico por até 3 dias.
Resumo Nutricional 
Calorias: 137 kcal
Lipídios: 5,1g 
Hidrato de carbono: 18,8g
Proteínas: 3,74g
Existem, aproximadamente, 137 calorias em (naan) pão Indiano (1 pedaço).
Repartição das Calorias: 34% líp, 55% carbs, 11% prot.
Receita e imagem: QuitutesdaAndréa
Como fazer na bimby
 
 
 
 
 
 
Mensagens populares deste blogue
Esse sal de lavanda é uma especiaria que dar um toque requintado e funcional na confecção de suas preparações. Ele é feito com sal rosa grosso e flores de lavandas biológicas secas. Antes de falar do emprego dessa erva linda e muito versátil na culinária e gastronomia, vamos conhecê-la melhor.
 
 
      Ilustração simplificada do processo da digestão no nosso organismo.  
 
 
O que são mesmo células adiposas?  As células adiposas ou adipócitos fazem parte do tecido adiposo, são responsáveis em armazenar gorduras e regular a temperatura corporal. Cada célula adiposa armazena determinada quantidade de gordura. Elas são capazes de armazenar gorduras até dez vezes o seu tamanho. Quando é ultrapassado o limite de armazenamento de uma célula adiposa é criada uma nova célula no tecido adiposo. O tecido adiposo acompanha o desenvolvimento do ser humano durante toda a vida. Quando desejamos perder peso é importante percebermos como a gordura é retirada do adipócito e utilizada pelos músculos envolvidos no exercício localizado. A ideia de que ao fazer 600 abdominais vai se  perder gordura da barriga não é correta, pois a gordura não é queimada no local onde está sendo feito o exercício.  A gordura armazenada no adipócito encontra-se na forma de triglicerídios. Enquanto, realiza-se o exercício, várias hormonas como as catecolaminas, o glucagon, a hormona do c...
 
 
 
 
 
Comentários
Enviar um comentário