O autoconhecimento ou conhecimento de si é a investigação de si mesmo. Também pode ser um projeto ético, quando o que se busca é a realização de algo que leve o sujeito a ser mestre de si mesmo e, consequentemente, um ser humano melhor. Wikipédia
Chá caseiro, bebida 100% natural
Os chás são sempre uma bebida saborosa, nutritiva e acima de tudo natural, quando feitos de forma caseira, principalmente, com as folhas, flores ou talhos das ervas e plantas da nossa horta ou canteiro. É uma bebida que nos acompanha em todas as estações, porém, no Inverno uma chávena de um bom chá bem quentinho é algo revigorante, que aquece não só o corpo, mas, o espírito, também.
Hoje, trago um chá muito apreciado pelo seu sabor, aroma e benefícios à saúde. O chá de sabugueiro.
O sabugueiro me traz memórias de infância, pois lembro que no quintal da casa de meus pais, tinha um pé de sabugueiro que achava lindo, quando as flores se abriam deitavam um perfume que gostava imenso de sentir, além de admirar a beleza das suas florzinhas em cachos tão singelos. Minha mãe costumava fazer o chá das flores do sabugueiro para curar as minhas gripes, tosses e constipações e de todos os meus irmãos.
Propriedades e benefícios do sabugueiro
O sabugueiro contém propriedades cicatrizante, depurativa, diurética, laxante e sudorífera. Devido às suas propriedades, esta planta traz os seguintes benefícios à nossa saúde:
Combate aos radicais livres
Melhora do sistema imunológico
Anti-envelhecimento
Tratamento para gripes, tosses ou resfriados
Chá de sabugueiro
As partes utilizadas da planta são as suas flores, folhas e parte interna do caule. Para aproveitar os benefícios proporcionados pelo sabugueiro, basta preparar o seu chá. Confira a receita a seguir:
Ingredientes:
– 1 colher (de sopa) de flores secas de sabugueiro;
– 1 chávena de água.
Preparo:
Adicione uma colher de sopa de flores secas de sabugueiro em uma chávena de água fervente e deixe macerar por 10 minutos. Coe e tome três chávenas deste chá ao dia.
Sabugueiro para tosse
Além do chá de sabugueiro que pode ser utilizado para tratar diversas condições de saúde, existe ainda uma receita caseira especificamente para tratar a tosse:
Ingredientes:
– 1 quilo de bagas de sabugueiro;
– 1 quilo de açúcar;
– 1 litro de água fervente.
Preparo:
Num tacho, ferva a água e o açúcar por cerca de 10 minutos. Adicione um quilo das bagas de sabugueiro e deixe ferver por 4 minutos. Retire do lume, cubra, deixe descansando por 2 horas e depois peneire. Coza novamente e coloque em garrafas ou recipientes fechados. Misture duas colheres deste xarope em chá quente e tome várias vezes ao dia.
Efeitos colaterais e contra indicações
Os efeitos colaterais do sabugueiro podem incluir variadas reacções alérgicas. Os seus frutos são tóxicos e não devem ser consumidos. O sabugueiro é contra indicado para grávidas e lactantes.
Imagem: Freepik
Para saber mais
Obs.: Orientações e recomendações gerais. Para um melhor diagnóstico e tratamento procure um profissional especialista na área de saúde
Mensagens populares deste blogue
O que são mesmo células adiposas? As células adiposas ou adipócitos fazem parte do tecido adiposo, são responsáveis em armazenar gorduras e regular a temperatura corporal. Cada célula adiposa armazena determinada quantidade de gordura. Elas são capazes de armazenar gorduras até dez vezes o seu tamanho. Quando é ultrapassado o limite de armazenamento de uma célula adiposa é criada uma nova célula no tecido adiposo. O tecido adiposo acompanha o desenvolvimento do ser humano durante toda a vida. Quando desejamos perder peso é importante percebermos como a gordura é retirada do adipócito e utilizada pelos músculos envolvidos no exercício localizado. A ideia de que ao fazer 600 abdominais vai se perder gordura da barriga não é correta, pois a gordura não é queimada no local onde está sendo feito o exercício. A gordura armazenada no adipócito encontra-se na forma de triglicerídios. Enquanto, realiza-se o exercício, várias hormonas como as catecolaminas, o glucagon, a hormona do c...
Esse sal de lavanda é uma especiaria que dar um toque requintado e funcional na confecção de suas preparações. Ele é feito com sal rosa grosso e flores de lavandas biológicas secas. Antes de falar do emprego dessa erva linda e muito versátil na culinária e gastronomia, vamos conhecê-la melhor.
Ilustração simplificada do processo da digestão no nosso organismo.
Comentários
Enviar um comentário