O autoconhecimento ou conhecimento de si é a investigação de si mesmo. Também pode ser um projeto ético, quando o que se busca é a realização de algo que leve o sujeito a ser mestre de si mesmo e, consequentemente, um ser humano melhor. Wikipédia
Nutrição no combate a ansiedade
Você sofre ou já sofreu de ansiedade?
Se sim, aqui estão umas orientações nutricionais para ajudar a combatê-la.
Curar a ansiedade é o objetivo de muitas pessoas, já que o problema pode prejudicar muito a vida social e profissional de quem dela sofre. A ansiedade é uma reação física e emocional ante ao estreasse, que produz náuseas, enjoos, palpitações, nervosismo, fadiga, tensão, irritabilidade, angustia e problemas como o sono, que interferem no padrão de vida normal; existe uma série de remédios e tratamentos que podem ajudar a tratar os sintomas da ansiedade.
Os transtornos de ansiedade são doenças relacionadas ao funcionamento do corpo e às experiências de vida. A pessoa pode se sentir ansiosa a maior parte do tempo sem nenhuma razão aparente ou pode ter ansiedade apenas às vezes.
Como superar a ansiedade naturalmente
A ansiedade ativa um mecanismo de auto-proteção concebido para nos alertar e proteger-nos do perigo. A sensação de ansiedade pode ser tão desconfortável que, para evitá-la, as pessoas deixam de fazer coisas simples por causa do desconforto que sentem. Os transtornos da ansiedade têm sintomas muito mais intensos do que aquela ansiedade normal do dia a dia. Eles aparecem como:
· Preocupações, tensões ou medos exagerados (a pessoa não consegue relaxar)
· Sensação contínua de que um desastre ou algo muito ruim vai acontecer
· Preocupações exageradas com saúde, dinheiro, família ou trabalho
· Medo extremo de algum objeto ou situação em particular
· Medo exagerado de ser humilhado publicamente
· Falta de controle sobre pensamentos, imagens ou atitudes, que se repetem independentemente da vontade
· Pavor depois de uma situação muito difícil
Alimentos indicados para combater a ansiedade
· Frutas e hortaliças: Banana, maçã, uva, damasco, agrião, brócolos, cebola, cenoura, beterraba, couve, alface, aipo.
· Ervas: Alfazema, alho, camomila, cidreira, erva-doce, salsa, valeriana, passiflora, manjericão.
. Outros: Cereais integrais, principalmente, aveia, sementes oleaginosas como, nozes, amêndoas e avelãs, mel, gengibre, queijo de soja (tofu). Leite, ovos e derivados magros.
Sumos recomendados para melhorar o quadro de ansiedade
Sumo de salsa e maçã
3 ramos de salsa fresca (Atenção: É importante evitar o uso da salsa durante a gravidez e em caso de inflamação renal)
· 2 molhos de folhas de espinafre fresco
· 1 molho de agrião
· 1 maçã com casca
Preparo: Em uma máquina de fazer sumo ou centrifugadora, processe a salsa com o espinafre, o agrião e a maçã. Misture bem, despeje em um copo e sirva.
Sumo de beterraba e couve
· 8 folhas de espinafre fresco
· 2 folhas de couve
. 1 beterraba ou rabanete com os talos
· 1 maçã
Preparo: Em uma máquina de fazer sumo ou centrifugadora, processe o espinafre com a couve, a beterraba, seus talos e a maçã. Misture tudo, despeje no copo e sirva.
Sumo de couve e espinafre
· 2 folhas de couve
· 6 folhas de espinafre
· 1 beterraba com os talos
· 1 pedaço pequeno de gengibre
· 2 colheres de chá de mel
Preparo: Em uma máquina de fazer sumo ou centrifugadora, processe a couve com o espinafre, a beterraba, seus talos e o pedaço da raiz de gengibre. Misture o mel, despeje em um copo e sirva.
Dica: Substitua qualquer uma das verduras destas receitas por folhas de alface ou repolho.
Essas orientações devem acompanhar um estilo de vida saudável, com praticas de actividades físicas apropriadas e refeições equilibradas.
Ob.: Recomendações nutricionais gerais, para um melhor diagnóstico e tratamento procure um médico e nutricionista.
Inspire, Expire!
Muita amor e muita paz
Um tranquilo fim de semana a todos
Beijinhos nutritivos
Mensagens populares deste blogue
Uma nova perspectiva sobre os alimentos é o reconhecimento do seu valor vibracional. Os alimentos possuem uma frequência (onda de energia) positiva ou negativa conforme sua origem natural/industrializado, conforme sua cor (as cores emitem frequências) e também a frequência do sentimento de quem prepara (amor, raiva ou descaso). Ao seleccionar um alimento, não leve em conta apenas o seu valor nutricional, pense na energia que ele contém e que você está colocando para dentro. Sabendo disso, refine (ainda mais) suas escolhas, e eleve sua frequência vibracional para ter um corpo mais saudável.
Ilustração simplificada do processo da digestão no nosso organismo.
Em qual frequência, você, vibra? A frequência na qual, você, vibra determina a forma como seu objectivo de perda de peso será atingido ou não. A frequência em que nos encontramos influência de forma positiva ou negativa os nossos corpos físicos e toda a nossa realidade.
Comentários
Enviar um comentário