Guia prático para o exercício da nutrição em Portugal, acesso gratuito na Web. clique na imagem

Guia prático para o exercício da nutrição em Portugal, acesso gratuito na Web. clique na imagem
Este guia pratico, se encontra disponível na Web, para consultar, baixar e imprimir, mas não para ser reproduzido sem a prévia, autorização da autora.

Mais conhecimento de si mesmo, mais consciência, mais objetivos atingidos - Boas entradas em 2024

Imagem
  O autoconhecimento ou conhecimento de si é a investigação de si mesmo. Também pode ser um projeto ético, quando o que se busca é a realização de algo que leve o sujeito a ser mestre de si mesmo e, consequentemente, um ser humano melhor.  Wikipédia
Observe que existem alguns links de afiliados, o que significa que receberei uma pequena comissão se você clicar e fizer uma compra, sem nenhum custo extra para você. Isso ajudará a apoiar meu blog e a criar novos conteúdos!

Frieiras e Queimaduras pelo Frio


Já há uns bons anos a viver em Portugal, e a passar pelo inverno Europeu e nunca sofri nenhuma consequência grave de saúde motivada pelo frio intenso, a não ser constipações e gripes que se curaram com remédios caseiros e boa alimentação. Porém, este ano apareceu em minhas mãos, principalmente, nas articulações dos dedos, o que chamam por cá de Frieira (no Brasil Frieira tem um outro significado, é conhecida como a mais comum infecção de pele por fungos) e por este motivo não detectei logo os sintomas como Frieira.

Ao saber que o meu problema era Frieira ocasionada pela constante exposição das mãos as baixas temperaturas  (não gosto muito de usar luvas, coisa que agora sou obrigada a fazer para proteger mais as minhas delicadas mãos), comecei a procurar  tratamentos e encontrei diversos tipos, desde os caseiros e simples aos farmacológicos a base de cremes e suplementos naturais.


Frieiras

As frieiras são situações características dos dias frios de Inverno. Resultam de uma reacção anormal do organismo às diferenças de temperatura e afetam, sobretudo, as zonas mais expostas ao frio: mãos, nariz, orelhas e pés.
As frieiras são zonas de pele inflamadas e que podem adquirir uma coloração vermelha a roxa.
A exposição ao frio provoca uma vaso constrição, dificultando a circulação sanguínea nas extremidades do corpo. Quando há um aumento brusco da temperatura o organismo não consegue reagir com a mesma rapidez e há um extravasamento de sangue para os tecidos provocando uma reacção inflamatória.


Sintomas: 

Sensação de queimadura; Comichão; Ardor; Dor; Edema. Ferida, nas situações mais graves. 

Frieiras agudas: Ocorrem algumas horas após a exposição ao frio e dão muita comichão. Duram alguns dias, mas podem voltar sempre que houver exposição ao frio
.
Frieiras crónicas: A repetida exposição ao frio provoca lesões persistentes que podem durar desde os meses de Outono até ao início da Primavera.

Factores condicionantes: Mais frequente em mulheres jovens, em crianças e idosos; certas doenças podem favorecer o aparecimento: Problemas de circulação; lúpus (doença de pele); doença vascular devida a diabetes, tabagismo, hiperlipidemias; anemia; nutrição deficiente; gravidez; antecedentes familiares; medicamentos para a tensão .


Prevenção
Evitar exposição ao frio; Usar vestuário adequado à exposição ao frio; Evitar o aquecimento rápido depois da exposição ao frio; Evitar lavar mãos e pés com água muito quente; Evitar proximidade de aquecimentos; Fazer exercício físico; Manter uma dieta saudável; Não fumar.

Sugestões de Tratamentos para freiras ocasionadas pelo frio

 - Lavar com álcool canforado as partes afectadas. - Todas as noites ao deitar aplicar uma camada generosa de creme para assadura (tipo para bebés). Deixar a pele absorver tudo. Completar com uma camada generosa de creme nutritivo intensivo  para mãos. Enquanto durar o frio manter este ritual noturno. 

- Solução caseira: 1 kg de perburato sódio(soda com que antigamente se lavava a roupa), 1 kg de sal, Água quanto basta.
. Fazer o tratamento imediatamente antes de ir para a cama da seguinte forma, durante 3 noites seguidas. Dividir os ingredientes em 3 porções mais ou menos iguais. Aquecer a água, em recipiente e colocar uma porção de sal e outra de perburato, deitar água a uma temperatura suportável, colocar os pés ou as mãos, e ir acrescentando água bem quente de forma a fazer o chamado "escaldão" por uns 15 a 20 minutos. Retirar enxugar bem, calçar meias e/ou luvas e ir de imediato para a cama, de forma  a manter a zona tratada quente o maior tempo possível. Este tratamento pode fazer-se mesmo quando as freiras estão em ferida.

- Infusão de salsa: Coloca-se num frasco pequeno uma quantidade de álcool e salsa e deixar em infusão por mais ou menos um dia, ou, fazer um chá com a raiz da salsa. Deixar as mãos ou partes afectas de molho por 10 a 15 minutos na infusão ou no chá.

- Utilizar a água de cozedura de batatas (sem sal, apenas batata e água) para lavar as zonas afetadas duas vezes ao dia.

- Uso de suplementos naturais que ajudam a circulação sanguínea: Ginkgo Biloba / Castanha da Índia.

- Recorre-se a cremes calmantes e antipruriginosos e emolientes que têm na sua composição: Calamina, aloé vera, cânfora, calêndula
Quando dão origem a feridas é aconselhável usar cremes com anti-sépticos.

- Alguns médicos prescrevem venotrópicos orais e vaso dilatadores, para melhorar a circulação sanguínea, embora não seja uma indicação aprovada para esta situação.

Obs.: Sugestões de tratamentos gerais. Para maiores esclarecimentos e diagnóstico do seu problema procure um especialista em saúde/nutrição.

Farei um post sobre frieiras como infecção de pele por fungos, como é mais conhecido o termo no Brasil.

Comentários

  1. Boa noite minha amiga linda!Eu não sabia que aqui clacificavam isto de frieira. é como já lhe disse, os teus posts são muito proveitosos....

    Outro dia me aparecceu uma manchas rosadas nas mamas e na barriga.Fiquei muito preocupada porque raramente tenho contactos com outras pessoas, quase não saio de casa..Ai fui ao dermatologista. Ele disse para não nada grave, disse era (peit rosada) acho que é esse o nome. Disse que É doença de criança.incluvise ele nem passou medicamento, disse que de 4 a 6 semanas desaparecia.E realemnte desapareceu e não ficou manchas. ainda bem! rsrs
    Nunca ouvi falar neste none esquisito rsrs
    Em fim, as veves aparecem estas surpresas né rsrs
    Gosto muito do teu blog!
    Parabéns!
    Um abençoado fim de semana!
    Bjs
    Maria

    ResponderEliminar
  2. Nossa eu tenho isso.... mas achava que era alergia ao frio...
    Legal!

    BEijos

    Gisele

    giferr2001@yahoo.com.br

    ResponderEliminar
  3. Bahh... isso começou a me aparecer do nada... até achei q era grave...

    ResponderEliminar
  4. já e o segundo inverno que passo por isso frieira mais não acreditava que o cigarro tinha alguma coisa com isso mais ao ver sua matéria esclareceu mais porque fui ao centro de saúde e o medico não me explicou bem só falou que quando eu para de fumar a frieira acabava e me passou um remédio muito bom mais muito forte do coração para circulação e causa ataque cardíaco, mais irei seguir alguns concelho das receitas caseiras.
    muito boa essa matéria.

    ResponderEliminar
  5. Olá, eu todos os anos sofro com as frieiras, principalmente nas mãos .. é horrivel. Há 3 anos que uso sempre o creme frieiras rspharma, mesmo antes de elas me aparecerem. Tenho sempre um ou dois tubos em casa de prevenção para usar mesmo antes de começar o frio a sério. Desde que uso este creme nunca mais tive frieiras tão assanhadas como dantes e o alívio é imediato. Foi uma senhora amiga que me recomendou e eu faço o mesmo, recomendo a quem sofre do mesmo mal ..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lurdes Silva
      Obrigada pela tua visita e comentário. bom saber que já não tens mais frieira e que conseguistes uma boa pomada para isso. eu cá, também tenho feito prevenção.
      Um bom e feliz inverno sem freiras ou outras doenças da altura como gripes e constipações.
      Beijinhos

      Eliminar
    2. O creme frieiras tem um novo nome e chama-se Stop Frieiras Creme 75 ml. Compra-se nas farmácias. Tem a mesma fórmula do antigo, com os mesmos activos na composição. Continuo a recomendar este creme porque é o que eu uso e sempre funcionou muito bem, quer a prevenir quer a diminuir a intensidade das lesões quando ainda assim teimam em aparecer.
      https://m.facebook.com/stopfrieirascreme/

      Eliminar
  6. Olá a todos os anônimos!
    Obrigada pelos vossos comentários e por saber que a matéria foi esclarecedora.
    Que todos possam ter um inverno sem freiras e aproveitar alguns conselhos que estão no post.
    Bom inverno sem frieiras.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Olá, quero agradecer pelo post, já havia revirado a internet à procura dos meus sintomas e só hoje encontrei vc falando sobre.

    ResponderEliminar
  8. Bom dia, Silvelita!

    Pesquisando sobre frieiras nas mãos causadas pelo frio, encontrei seu post.
    Tentei encontrar aqui no Brasil,o creme rspharma sitado por Lurdes Silva mas, não encontrei.
    Sereia possível você ou ela me passar a composição do medicamento por emaill pois, mandaria uma farmácia de manipulação fazer para mim.

    Meu email é horizonte01logistica@gmail.com

    Parabéns por sua matéria, passaram-se 4 anos e ela continua sendo proveitosa.

    Grande abraço, foi um prazer entrar em contato.

    Vou aguardar tua resposta por email.

    Fique com Deus!


    Ana Farias.

    ResponderEliminar
  9. Olá, Ana
    Obrigada pela tua visita e comentário. É bom saber que aquilo que faço é útil e serve as pessoas, pois o meu objetivo com esse site é mesmo é.
    Vou encaminhar um email para o endereço electrónico que me passastes.
    As tuas melhoras
    Ficas bem e com Deus sempre
    Beijinhos nutritivos

    ResponderEliminar

  10. O creme frieiras tem um novo nome e chama-se Stop Frieiras Creme 75 ml. Compra-se nas farmácias. Tem a mesma fórmula do antigo, com os mesmos activos na composição. Continuo a recomendar este creme porque é o que eu uso e sempre funcionou muito bem, quer a prevenir quer a diminuir a intensidade das lesões quando ainda assim teimam em aparecer com o frio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostaria de saber onde posso adquirir o Creme. Moro no Reino Unido...ja procurei no Google RSPharma aqui mas nao encontrei nada. Sofro muito com isso! Fico-lhe agradecida se puder me ajudar com a informacao! Um abraco!

      Eliminar
    2. Olá, Anónimo!
      Podes ver se encontras este creme em farmácias online que possam te vender a distância.
      Obrigada pelo contato e as melhoras

      Eliminar
  11. Olá, Lurdes Silva!
    Obrigada pela visita e comentário que sei será útil a muitos que podem sofrer do mesmo problema.
    Acompanhe, também, a página do Nutrição Global, no facebook.
    Continuação de dias felizes
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Ola Silvelita, gostei muito de ter encontrado esta Postagem!!...hoje passei pelo Google para ver se encontrava algo que pudesse descrever a coceira e vermelhidao dos dedos da mao direita e, noto que isto ocorre no temppo do frio. Moro no Reino Unido e aqui nao eh nada "quentinho"! Escrevi uma mensagem grande aqui, mas enso que na hora de envia, cliquei no opcao errada (terminar a sessao). Bem...penso que o que sinto nas maos (pouquinho agora na esqueda)...eh mais ou menos o que li no Artigo acima. Gostaria de compreender pois a mao direita tem os dedos vermelhos e co coceira frenetica..e nas dobas dos dedos..extremamente branco (penso que devido a estar inchado). Nao sei o que passar. Fico assustada e noto que eh normalmente em epoca de frio. Ja pensei se poderia ser uma alergia ao ouse Optico que nuso no meu Laptop. Pesquisei e somente encontrei uma pergunta sobre esse assunto...e sem nenhuma resposta. Nao me exponho ao frio na rua...mas podera ser de lavar pratos aqui em casa. Lidar na cozinha., Sinto alivio se mexo em agua. Por vezes os dedos dos pes..sao extremamente brancos e ficam adormecidos..mas passa ao aquecer....agora, as maos me chateiam com esta coceira e vermelhidao. Quando nao esta assim inchada e com coceira...tambem por vezes (no inverno) apresenta-se com diferente coloracao (arroxeada....mas sem a coceira). Nao sei porque, mas sinto que quando estou com ela avermelhada nos dedos...associo ao uso do mouse optico, porque parece com "queimadura" com coceira e fica aspera, com dificuldade de dobrar os dedos...de tao gordos que ficam. O que acha? Posso passar um creme Soft Nivea? Sinto alivio ao lavar as maos com agua fria. ..pois por vezes estao quentes, entretanto sou uma pessoa que tem quase sempre as maos frias demais. Nao entendo isso. Nao me lembro de ter esse desconforto no verao (com mouse optico e tudo! rsrsr. Fico-lhe agradecida pelo que puder me esclarecer! DEUS abencoe. (Sou uma Madeirense criada no Brasil. Estou no Reino Unido ha 10 anos. Nao sei como postar isto aqui, pois a pagina pede-me uma conta. Vou optar no "Anonimo" porque nao entendi nada do que pede. Nunca postei nada em Sites.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigada pelo teu contato
      como não deixastes nenhum email, respondo por aqui. Em primeiro lugar, acredito que devias procurar um médico para saber o por que desses teu sintomas. E caso veja que é frieira seguir alguns conselhos para evitar e/ou melhorar. Pode procurar em farmácias online de cá o creme Stop Frieiras Creme 75 ml (indicado pela leitora Lurdes.
      As melhoras
      Beijinhos

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

GUIA PRÁTICO PARA O EXERCÍCIO DA NUTRIÇÃO EM PORTUGAL - 7 EDIÇÃO (Público na Web)

Sal Gourmet de Lavanda