Guia prático para o exercício da nutrição em Portugal, acesso gratuito na Web. clique na imagem

Guia prático para o exercício da nutrição em Portugal, acesso gratuito na Web. clique na imagem
Este guia pratico, se encontra disponível na Web, para consultar, baixar e imprimir, mas não para ser reproduzido sem a prévia, autorização da autora.

Mais conhecimento de si mesmo, mais consciência, mais objetivos atingidos - Boas entradas em 2024

Imagem
  O autoconhecimento ou conhecimento de si é a investigação de si mesmo. Também pode ser um projeto ético, quando o que se busca é a realização de algo que leve o sujeito a ser mestre de si mesmo e, consequentemente, um ser humano melhor.  Wikipédia
Observe que existem alguns links de afiliados, o que significa que receberei uma pequena comissão se você clicar e fizer uma compra, sem nenhum custo extra para você. Isso ajudará a apoiar meu blog e a criar novos conteúdos!

Cream cheese de Kefir de leite


Há um tempo venho cultivando e utilizando o kefir de leite nas minhas receitas. Agora, também, tenho o kefir de água e estou a gostar muito. Já fiz sumos, batidos, biscoitos, bolos e agora mostro para vocês o meu cream cheese de kefir, que ficou uma delícia, mas, também, vou apresentar o kefir para quem ainda não o conhece.
Minha colónia de kefir de leite

Kefir é o nome que se dá à bebida probiótica fermentada por uma cultura de 37 bactérias e leveduras diferentes, que vivem em locos que elas mesmos constroem.

Os grãos de Kefir são, 37 formas de vidas vivendo em harmonia em grãos, com um poder de fermentação maravilhoso e se multiplicam desde tempos imemoriais. Podemos dizer que o Kefir é um complemento alimentar de alto valor terapêutico, por ser um alimento probiótico, ou seja, rico em bactérias e micro-organismos que fazem bem à flora intestinal enquanto tratam doenças. 
Cream cheese de kefir 

Informações Nutricionais do Kefir de leite:
Cálcio, Fósforo, Proteínas,Vitamina B12, Magnésio, Riboflavina (vitamina B2), Vitamina D, 8 variedades de leveduras, 2 tipos de bactérias ascéticas,16 tipos de lactobacilos, Aproximadamente 9 streptococci/lactococci, Ácido pantotênico, Ácido fólico,Vitamina B,Vitamina B3,Vitamina B6, Vitamina K, Hidratos de carbono, Gorduras, Lactase, Potássio, Aminoácidos, Triptofano.
E também contém ácidos orgânicos e peptídeos que auxiliam a saúde.
Existe dois tipos de Kefir, o Kefir de leite (de vaca ou cabra) e o Kefir de água (tibicos)

Kefir de Água (Tibicos): São grãos transparentes que se alimentam basicamente de açúcar mascavo ou mascavado. Eles gostam também de saquinhos de chá, rodelas de limão, frutas secas e de ficar no escuro. Eles se multiplicam, consomem o açúcar, potencializam os minerais e em troca, dão uma bebida refrescante e levemente gaseificada. Fica pronto em 12, 24 ou 48 horas, com propriedades de soltar, normalizar e prender o intestino respectivamente.

Kefir de Leite: Os grãos do Kefir de leite são brancos. Fácil de se cultivar, eles se dão bem com qualquer tipo de leite de vaca e podem ser usados até em leite orgânico. Também gostam de ficar no escuro. O Kefir de leite é uma espécie de iogurte supremo e de poderes probióticos. Ele fica levemente gaseificado, efervescente e com leve teor de álcool também. É muito saboroso e tem baixo teor de Lactose. Fica pronto quando o soro se separa, em até 72 horas. Em 72 horas, Elimina a Salmonella e as bactérias já converteram quase toda a lactose em ácido láctico. 

Benefícios do kefir
Problemas de estômago: ajuda a reduzir a acidez estomacal em excesso, sendo portanto, um ótimo alimento para pessoas com problemas de gastrite, úlcera e refluxo, entre outros.

Para o fígado:  colabora no controlo de produção da bílis pelo fígado, e, também, é indicado como coadjuvante nos casos de hepatite.

Problemas Intestinais: o kefir ajuda a enfrentar e suavizar as crises de colite em suas diversas formas, como também outras patologias relacionadas ao cólon, e ao ataque às bactérias nocivas presentes no intestino. Sendo também um aliado no combate à diarreia, obstipação intestinal, e inflamações.

Como fonte de cálcio: ajuda na construção de ossos fortes e saudáveis, fortalece os dentes, melhora as contracções musculares e a coagulação sanguínea. A presença do cálcio na composição do Kefir ajuda no combate a osteopenia, osteoporose e reumatismo.

Problemas respiratórios: uma propriedade importante do Kefir está ligada à melhora nas crises de asma, bronquite e tuberculose, devido a ser uma bebida probiótica, que ajuda no fortalecimento dos pulmões e na prevenção.

Fortalecimento do sistema imunológico: por possui propriedades anti-bactericidas e vermicidas, o uso do kefir ajuda a combater as alergias, candidíase e outras doenças oportunistas relacionadas ao sistema imunológico em desequilíbrio.

Para a mente: devido a presença do triptofano o kefir estimula o cérebro na produção de endorfinas e serotonina, o que ajuda nos casos de depressão e ansiedade.

Para o coração: o kefir estimula a circulação, o que favorece o bom funcionamento do coração, regula a tensão arterial e ajuda no combate ao colesterol ruim.

Para os músculos: rico em proteínas, que são os agentes fundamentais na construção muscular, o kefir, também ajuda a potencializar a absorção de glicose pelas células musculares, o que promove melhora no rendimento físico.

Outros Benefícios do Kefir:
Ajuda a manter a pele saudável.
Estimula o crescimento do cabelo saudáveis.
Ajuda no crescimento das unhas.
Estimula o sistema imunológico e pode auxiliar no combate ao cancro (câncer).
É um probiótico melhor do que o iogurte.
É uma fonte de vários nutriente

Obs.: Quem desejar o kefir, não compre, pois têm grupos no facebook que fazem doações de colónias e ensinam como cultivar. 
Fontes de pesquisa: https://drjulianopimentel.com.br/artigos/o-que-e-kefir-como-ele-pode-te-ajudar-emagrecer/
http://vidaprobiotica.com/2017/01/02/faq-pausa-nos-fermentados/
http://www.saudedica.com.br/os-15-beneficios-do-kefir-para-saude/

Continuação de uma boa semana
Beijinhos

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Sal Gourmet de Lavanda