O autoconhecimento ou conhecimento de si é a investigação de si mesmo. Também pode ser um projeto ético, quando o que se busca é a realização de algo que leve o sujeito a ser mestre de si mesmo e, consequentemente, um ser humano melhor. Wikipédia
Nutrição X Farmácia
A farmácia e os farmacêuticos existem bem antes da nutrição ser instituída como ciência e existir o profissional nutricionista ou dietista.
Mas, hoje, depois de tantos anos de construção, desenvolvimentos e avanços das ciências da nutrição e do estabelecimento do nutricionista como profissional qualificado da área, o que vemos é o sector farmacêutico, muitas vezes, a tomarem à frente, com suas fórmulas de dietas e a terem os nutricionistas como os propagadores e vendedores de seus produtos, pois, diante da necessidade de trabalhar e exercer a profissão acabamos por vincular-nos as marcas de produtos dietéticos farmacêuticos e atender em ambientes de farmácias.
Isso, também, se deve ao fato do serviço público de saúde não abrir espaços para contratações de nutricionistas para seus centros de saúde e hospitais, pela falta de outras oportunidades melhores de emprego, etc.
Isso é de todo mal? Não, a depender do ponto de vista, pois todos os profissionais independente da área que optem exercer a profissão, possuem qualificações e competências como nutricionistas e atendem com certeza oferecendo o melhor ao seus utentes ou clientes.
Não tenho nada contra colegas de profissão que atuam em farmácias, pois sei que o fazem dentro de toda ética e qualificação, porém, faço uma modesta reflexão a respeito do assunto.
Quando um nutricionista atende em clínica privada, sem vínculo a nenhuma marca farmacêutica, ele é livre, digo, livre no sentido de escolher qual produto a indicar e de que forma conduzir o tratamento do seu cliente ou utente para alcançar o melhor resultado.
Quando o profissional está ligado a uma marca farmacêutica de produtos dietéticos, ele, necessariamente, fica sem opções e é "obrigado" a indicar, (lê-se vender) o tal produto, o que retirá-lhe a sua possibilidade de gerir e conduzir a dietoterapia como ele acredita ser mais adequada ao quadro de saúde e nutrição dos seus clientes/utentes.
A entrada da industria farmacêutica na área das dietas e a consequente, contratação de nutricionistas com o intuito de dar não só a qualidade profissional, mas, também, o aval e a confiabilidade aos seus produtos dietéticos, interferiu e interfere, a meu ver, muito na autonomia e valorização da profissão do nutricionista.
Esse assunto requer maior reflexão e aprofundamento, por parte de órgãos fiscalizadores da profissão do nutricionista, porém, o que percebo é que existem mais vagas de empregos oferecidas aos nutricionistas nesta área farmacêutica, onde os salários, muitas vezes, são estipulados encima das comissões de vendas dos produtos dietéticos.
A Ordem dos nutricionistas e dietistas estabeleceram em 2018/2019 as normas de atuação do profissional neste setor, porém, as mesmas não referem sobre piso salarial compatível e melhores benefícios para a categoria que exercem suas funções de atendimento nutricional na área das farmácias.
Você pode acessar as NOP // Norma de orientação profissional - Atuação do Nutricionista na Farmácia Comunitária em pdf aqui
Por uma nutrição mais consciente.
Muito amor e luz
Mensagens populares deste blogue
Esse sal de lavanda é uma especiaria que dar um toque requintado e funcional na confecção de suas preparações. Ele é feito com sal rosa grosso e flores de lavandas biológicas secas. Antes de falar do emprego dessa erva linda e muito versátil na culinária e gastronomia, vamos conhecê-la melhor.
O que são mesmo células adiposas? As células adiposas ou adipócitos fazem parte do tecido adiposo, são responsáveis em armazenar gorduras e regular a temperatura corporal. Cada célula adiposa armazena determinada quantidade de gordura. Elas são capazes de armazenar gorduras até dez vezes o seu tamanho. Quando é ultrapassado o limite de armazenamento de uma célula adiposa é criada uma nova célula no tecido adiposo. O tecido adiposo acompanha o desenvolvimento do ser humano durante toda a vida. Quando desejamos perder peso é importante percebermos como a gordura é retirada do adipócito e utilizada pelos músculos envolvidos no exercício localizado. A ideia de que ao fazer 600 abdominais vai se perder gordura da barriga não é correta, pois a gordura não é queimada no local onde está sendo feito o exercício. A gordura armazenada no adipócito encontra-se na forma de triglicerídios. Enquanto, realiza-se o exercício, várias hormonas como as catecolaminas, o glucagon, a hormona do c...
Ilustração simplificada do processo da digestão no nosso organismo.
Comentários
Enviar um comentário