Guia prático para o exercício da nutrição em Portugal, acesso gratuito na Web. clique na imagem

Guia prático para o exercício da nutrição em Portugal, acesso gratuito na Web. clique na imagem
Este guia pratico, se encontra disponível na Web, para consultar, baixar e imprimir, mas não para ser reproduzido sem a prévia, autorização da autora.

Mais conhecimento de si mesmo, mais consciência, mais objetivos atingidos - Boas entradas em 2024

Imagem
  O autoconhecimento ou conhecimento de si é a investigação de si mesmo. Também pode ser um projeto ético, quando o que se busca é a realização de algo que leve o sujeito a ser mestre de si mesmo e, consequentemente, um ser humano melhor.  Wikipédia
Observe que existem alguns links de afiliados, o que significa que receberei uma pequena comissão se você clicar e fizer uma compra, sem nenhum custo extra para você. Isso ajudará a apoiar meu blog e a criar novos conteúdos!

Nutrição X Farmácia


A farmácia e os farmacêuticos existem bem antes da nutrição ser instituída como ciência e existir o profissional nutricionista ou dietista.

Mas, hoje, depois de tantos anos de construção, desenvolvimentos e avanços das ciências da nutrição e do estabelecimento do nutricionista como profissional qualificado da área, o que vemos é o sector farmacêutico, muitas vezes, a tomarem à frente, com suas fórmulas de dietas e a terem os nutricionistas como os propagadores e vendedores de seus produtos, pois, diante da necessidade de trabalhar e exercer a profissão acabamos por vincular-nos as marcas de produtos dietéticos farmacêuticos e atender em ambientes de farmácias.



Isso, também, se deve ao fato do serviço público de saúde não abrir espaços para contratações de nutricionistas para seus centros de saúde e hospitais, pela falta de outras oportunidades melhores de emprego, etc.

Isso é de todo mal? 
Não, a depender do ponto de vista, pois todos os profissionais independente da área que optem exercer a profissão, possuem qualificações e competências como nutricionistas e atendem com certeza oferecendo o melhor ao seus utentes ou clientes.

Não tenho nada contra colegas de profissão que atuam em farmácias, pois sei que o fazem dentro de toda ética e qualificação, porém, faço uma modesta reflexão a respeito do assunto.
Quando um nutricionista atende em clínica privada, sem vínculo a nenhuma marca farmacêutica, ele é livre, digo, livre no sentido de escolher qual produto a indicar e de que forma conduzir o tratamento do seu cliente ou utente para alcançar o melhor resultado.
Quando o profissional está ligado a uma marca farmacêutica de produtos dietéticos, ele, necessariamente, fica sem opções e é "obrigado" a indicar, (lê-se vender) o tal produto, o que retirá-lhe a sua possibilidade de gerir e conduzir a dietoterapia como ele acredita ser mais adequada ao quadro de saúde e nutrição dos seus clientes/utentes.

A entrada da industria farmacêutica na área das dietas e a  consequente, contratação de nutricionistas com o intuito de dar não só a qualidade profissional, mas, também, o aval e a confiabilidade aos seus produtos dietéticos, interferiu e interfere, a meu ver, muito na autonomia e valorização da profissão do nutricionista.


Esse assunto requer maior reflexão e aprofundamento,  por parte de órgãos fiscalizadores da profissão do nutricionista, porém, o que percebo é que existem mais vagas de empregos oferecidas aos nutricionistas nesta área farmacêutica, onde os salários, muitas vezes, são estipulados encima das comissões de vendas dos produtos dietéticos.


A Ordem dos nutricionistas e dietistas estabeleceram em 2018/2019 as normas de atuação do profissional neste setor, porém, as mesmas não referem sobre piso salarial compatível e melhores benefícios para a categoria que exercem suas funções de atendimento nutricional na área das farmácias.


Você pode acessar as NOP // Norma de orientação profissional - Atuação do Nutricionista na Farmácia Comunitária  em pdf aqui


Por uma nutrição mais consciente.


Muito amor e luz

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Sal Gourmet de Lavanda