Respirar e relaxar sobre aquilo que você come, na confiança de que, você, está a se alimentar da melhor forma nos seus momentos de refeição, é uma parte importante para a uma boa digestão e absorção de todos os nutrientes em seu organismo.
Alimentos ricos em melatonina ajudam a saúde
"O consumo de melatonina, uma substância produzida no cérebro pela glândula pineal e presente em muitos alimentos, entre os quais o vinho tinto, retarda os efeitos do envelhecimento, indica um novo estudo.
O estudo foi realizado por uma equipa de investigadores espanhóis chefiada por Darío Acuña Castroviejo, director da Rede Nacional de Investigação do Envelhecimento, da Universidade de Granada.
O estudo, que se baseou na análise de ratinhos normais e geneticamente modificados, concluiu que "os primeiros sinais de envelhecimento em tecidos animais começam aos cinco meses (nos ratinhos) - equivalente a 30 anos nas pessoas - por aumento dos radicais livres (oxigénio e nitrogénio), que causam uma reacção inflamatória", segundo o investigador.
Esse "stress oxidativo", acrescentou, tem efeitos no sangue dos animais, já que se provou que "as células sanguíneas se tornam mais frágeis com os anos e as suas membranas mais vulneráveis a rupturas".
Neutraliizar o stress oxidativo
Ao administraram pequenas quantidades de melatonina nos ratinhos, os inves tigadores observaram não só que essa substância neutralizava o stress oxidativo e o processo inflamatório causado pelo envelhecimento, como retardava os seus ef eitos, aumentando por isso a longevidade.
O objectivo do estudo era analisar a função mitocondrial nos ratinhos e verificar a sua capacidade mitocondrial para produzir ATP (adenosina trifosfato), uma molécula cuja missão é armazenar a energia de que cada célula necessita para realizar as suas funções. A investigação concluiu que a administração crónica de melatonina em animais a partir do momento em que deixam de produzir essa substância (aos cinco meses nos ratinhos) ajuda a contrariar todo o processo de envelhecimento.
Do mesmo modo, o consumo diário de melatonina pelos humanos a partir dos 30 ou 40 anos poderá prevenir - ou pelo menos retardar - doenças relacionadas com o envelhecimento, os radicais livres e os processos inflamatórios. A melatonina, conhecida como "a hormona do sono", regula os ciclos circadianos (dormir-acordar), sendo a sua produção estimulada pela escuridão e inibida pela luz.
Não estando a sua versão sintética à venda em países como Portugal e Espanha, Castroviejo recomenda que "enquanto a substância não estiver legalizada, os humanos tentem aumentar o seu consumo através da alimentação".
A melatonina existe em pequenas quantidades em frutos e vegetais como a cebola, a cereja e a banana, em cereais como o milho, a aveia e o arroz, em plantas aromáticas como a hortelã, a verbena, a salvia (Sálvia officinalis) e o tomilho, e no vinho tinto.
As conclusões do estudo foram publicadas em várias revistas médicas internacionais, nomeadamente na Free Radical Research, Experimental Gerontology, Journal of Pineal Research e Frontiers in Bioscience."
Mensagens populares deste blogue
Já há uns bons anos a viver em Portugal, e a passar pelo inverno Europeu e nunca sofri nenhuma consequência grave de saúde motivada pelo frio intenso, a não ser constipações e gripes que se curaram com remédios caseiros e boa alimentação. Porém, este ano apareceu em minhas mãos, principalmente, nas articulações dos dedos, o que chamam por cá de Frieira (no Brasil Frieira tem um outro significado, é conhecida como a mais comum infecção de pele por fungos) e por este motivo não detectei logo os sintomas como Frieira. Ao saber que o meu problema era Frieira ocasionada pela constante exposição das mãos as baixas temperaturas (não gosto muito de usar luvas, coisa que agora sou obrigada a fazer para proteger mais as minhas delicadas mãos), comecei a procurar tratamentos e encontrei diversos tipos, desde os caseiros e simples aos farmacológicos a base de cremes e suplementos naturais. Frieiras As frieiras são situações característic...
O campo de energia do corpo humano desempenha um papel muito importante na nossa saúde. Tudo é energia, tudo em nossa existência está conectado a um campo de frequências vibratórias eletromagnéticas, e como sabemos tudo é feito de átomos que produzem, emitem e recebem energia que opera em uma frequência específica, até mesmo nossas emoções e pensamentos têm seus próprios campos eletromagnéticos, assim como vírus e bactérias. ( Hamlaoui, Khaled. (2020). The human body frequency. )
Na Europa existe um remedio de nome CICARDIN que o elemento ativo é 2,5 mg de melatonina
ResponderEliminarOlá indique seus posts no diversus links, agregador somente para postagens referentes a área da saúde.
ResponderEliminarParabéns pelo blog.
Obrigada pelo comentário e convite, mas não consigo indicar o meu link, pois existe algum problema na caixa de comentário que não abre toda para que se possa fazer a verificação da palavra e encaminhar a mensagem.
ResponderEliminarBom dia,
ResponderEliminarExiste em Portugal uma nova melatonina pura de venda livre - MELATOMATINE - a embalagem contem 15 comprimidos de 1,5mg e custa aproximadamante 11€.
Bom dia,
ResponderEliminarExiste em Portugal uma nova melatonina pura de venda livre - MELATOMATINE - a embalagem contem 15 comprimidos de 1,5mg e custa aproximadamante 11€.
Ola.
ResponderEliminarAcho um absurdo e tremendo inconveniente a ANVISA,por questões duvidosas, proibir a venda de MELATONINA em território brasileiro. Preferem que a população se "DOPE" com os benzodiazepínicos e demais ansiolíticos.Provavelmente é conveniente para alguém...e extremamente lucrativo para poucos!