O autoconhecimento ou conhecimento de si é a investigação de si mesmo. Também pode ser um projeto ético, quando o que se busca é a realização de algo que leve o sujeito a ser mestre de si mesmo e, consequentemente, um ser humano melhor. Wikipédia
Alimentos e Chás para cólicas menstruais
Você costuma ter cólicas menstruais?
A cólica menstrual, também chamada dedismenorreia, é uma dor pélvica que ocorre devido à liberação de prostaglandina, substância responsável por fazer o útero contrair para então eliminar o endométrio. O endométrio por sua vez é a camada interna do útero que cresce para nutrir o embrião, e no caso da não-fecundação do óvulo, o endométrio se descama e é eliminado em forma de sangramento.
Algumas atitudes que ajudam a aliviar as cólicas
Durante as cólicas algumas atitudes simples, aliadas ao uso dos chás, podem amenizar a dor de forma mais rápida:
Deite-se de barriga para baixo, comprimindo a barriga sobre um travesseiro: o simples fato de deitar já ajuda a amenizar a dor.
Usar uma bolsa de água quente na região lombar e no abdómen também ajuda, pois o calor estimula a irrigação, relaxando a musculatura e diminuindo as contracções uterinas.
Coma alimentos naturais com poder anti-inflamatório.
Alguns alimentos são verdadeiros relaxantes musculares, como inhame, vegetais de cor escura, banana, beterraba, aveia, tofu, curgette ou abobrinha, couve, salmão, castanha do Pará e atum. Porém, estes alimentos devem ser incluídos regularmente em sua alimentação: consumi-los somente no período das cólicas não trará muito alívio. Evite café, chá preto e refrigerante, pois estes favorecem maior produção de hormonas femininas.
Faça exercícios físicos leves.
Em um primeiro momento, pode parecer que não faz diferença, mas atividades como alongamento, ioga, caminhada e bicicleta ajudam a minimizar os sintomas da cólica. Feitos de forma regular e moderada, os exercícios ajudam o corpo a liberar endorfina, hormônio capaz de diminuir a dor.
Chás para Cólica Menstrual
As ervas podem ajudar as mulheres em uma variedade de problemas associados ao ciclo menstrual, como dores, fluxo intenso, ciclo irregular, tensão pré-menstrual, menopausa e também infecções vaginais.
Chá de Calêndula
A calêndula tem na sua composição óleos essenciais, glicósidos amargos e flavonoides. A calêndula é usada pelas suas propriedades anti-inflamatórias, anti-sépticas, desinfectantes, cicatrizantes, adstringentes, desintoxicantes e hemostáticas.
Deixe ferver 1 chávena de água. Em seguida coloque 1 colher rasa de sobremesa de flores de calêndula. Deixe agir por 10 minutos e coe. Tome 10 dias antes da menstruação.
Chá de Oregão ou Orégano
O oregão/orégano é um excelente tratamento caseiro para cólica menstrual. Possui ação diurética, sudorífera, eliminando as toxinas do organismo, podendo ser utilizado em casos de cólicas menstruais e dores de cabeça.
Deixe ferver 1 chávena de água. Em seguida coloque 1 colher rasa de sobremesa de oregão/orégano. Deixe agir por 10 minutos e coe. Esse chá pode ser tomado durante todo o mês.
Chá de Camomila
A camomila é calmante e antiespasmódica. As infusões e tinturas aliviam as cólicas e o estresse.
Deixe ferver 1 chávena de água. Em seguida coloque 1 colher de sobremesa de flores de camomila. Deixe agir por 10 minutos e coe. O chá de camomila pode ser tomado durante todo mês.
Chá de Folha de Framboesa
A folha de framboesa é tónica e adstringente. Tome a infusão para aliviar cólicas menstruais ou diminuir o fluxo intenso.
Deixe ferver 1 chávena de água. Em seguida coloque 1 colher de sobremesa de folhas de framboesa. Deixe agir por 10 minutos e coe. Tome 10 dias antes da menstruação.
Chá de Verbena
A verbena é antiespasmódica. Tome a infusão, ou tintura, para aliviar dores de cabeça associadas ao ciclo menstrual, menopausa ou TPM, cansaço nervoso e menstruação escassa.
Deixe ferver 1 chávena de água. Em seguida coloque 1 colher de sobremesa de verbena. Deixe agir por 10 minutos e coe. Tome 10 dias antes da menstruação.
Chá de Gengibre
O gengibre para dor menstrual é uma boa solução, pois ele possui propriedades analgésicas e anti-inflamatórias que diminuem a dor, muito presente antes ou durante a menstruação.
Deixe ferver 1 chávena de água. Em seguida coloque 1 colher de sobremesa de gengibre ralado. Deixe agir por 10 minutos e coe. Tome uma chávena nos dias da menstruação. O chá de gengibre pode ser tomado também durante todo o mês.(outro chá excelente é o de gengibre, canela e anis)
Como tomar os chás?
O chá pode trazer muitos benefícios à nossa saúde, porém é bom sempre ter cautela na hora da quantidade. Para fazer os efeitos benéficos e não ter efeitos desagradáveis, o ideal é que se tome no máximo 2 chávena ao dia.
Você pode escolher uns 2 tipos de chá da sua preferência e tomar sem receios.
Imagem: Google imagens
Continuação de dias felizes
Beijinhos nutruitivos
Mensagens populares deste blogue
Em qual frequência, você, vibra? A frequência na qual, você, vibra determina a forma como seu objectivo de perda de peso será atingido ou não. A frequência em que nos encontramos influência de forma positiva ou negativa os nossos corpos físicos e toda a nossa realidade.
O que são mesmo células adiposas? As células adiposas ou adipócitos fazem parte do tecido adiposo, são responsáveis em armazenar gorduras e regular a temperatura corporal. Cada célula adiposa armazena determinada quantidade de gordura. Elas são capazes de armazenar gorduras até dez vezes o seu tamanho. Quando é ultrapassado o limite de armazenamento de uma célula adiposa é criada uma nova célula no tecido adiposo. O tecido adiposo acompanha o desenvolvimento do ser humano durante toda a vida. Quando desejamos perder peso é importante percebermos como a gordura é retirada do adipócito e utilizada pelos músculos envolvidos no exercício localizado. A ideia de que ao fazer 600 abdominais vai se perder gordura da barriga não é correta, pois a gordura não é queimada no local onde está sendo feito o exercício. A gordura armazenada no adipócito encontra-se na forma de triglicerídios. Enquanto, realiza-se o exercício, várias hormonas como as catecolaminas, o glucagon, a hormona do c...
Ilustração simplificada do processo da digestão no nosso organismo.
Comentários
Enviar um comentário