Respirar e relaxar sobre aquilo que você come, na confiança de que, você, está a se alimentar da melhor forma nos seus momentos de refeição, é uma parte importante para a uma boa digestão e absorção de todos os nutrientes em seu organismo.
Ingestão de suplementos proteicos por adolescentes
Existem muitos adolescente que fazem ginásio/academia e querem tomar suplementos proteicos para ganharem massa muscular. Muito deles fazem uso desses suplementos sem saberem as contra indicações e o que podem mesmo acarretar ao organismo.
Então, deixo aqui algumas recomendações básicas a cerca dessa questão.
Se um adolescente come diariamente carne/aves/ovos/peixe, leite e derivados, está a consumir uma boa percentagem de proteínas e por isso, um suplemento proteico, principalmente, nessa faixa etária é desaconselhável, podendo até ser prejudicial.
Existem ainda muitas controvérsias sobre o uso dos suplementos proteicos e seus efeitos no organismo, por isso, é importante que antes de consumi-los faça-se uma consulta de avaliação médica e nutricional.
Alguns estudos científicos não encontraram efeito benéfico da suplementação proteica, e mostraram que com o consumo de uma dieta de conteúdo normal de proteína (12-15% do total de energia), mesmo atletas em treino não requerem qualquer suplementação proteica. O excesso de ingestão proteica pode, ainda, aumentar a produção de ureia, causar cólica abdominal e diarreia e aumentar o risco de desidratação. Além disso, como a proteína é a principal fonte de produção ácida endógena através da excreção de sulfato, essa produção aumentada pode influenciar negativamente a densidade mineral óssea, se não for balanceada com uma dieta adequada (frutas e vegetais). No momento, existem poucas evidências do benefício da suplementação proteica em adolescentes, inclusive os envolvidos em atividades atléticas, desde que tenham uma dieta normal para a idade o consumo adicional de suplementos proteicos acima das necessidades diárias de um atleta, as quais podem ser contempladas por uma alimentação saudável, não determina ganho de massa muscular adicional, nem aumento do desempenho."₁
O que é comprovado e sabes-se ser benéfico são alimentação e hidratação correta.
Segue algumas orientações básicas para uma melhor alimentação e hidratação durante a pratica de exercícios físicos na fase da adolescência.
Orientações nutricionais para a pratica de atividade física na adolescência
➧Deixar um intervalo de 3-4 horas antes do exercício físico para a digestão de uma refeição mais rica; 2-3 horas para uma refeição media; e 1 hora para um lanche ou snack ou de acordo com a tolerância gastrointestinal. Quanto mais intenso for o treino maior deve ser o intervalo.
➧1 hora antes de um treino intenso prefira comer uma mini refeição com pouca gordura e fibra, rica em hidratos de carbono e com alguma proteína.
Exemplo: 1 iogurte e 1 banana, ou 1 chá e uma torrada de pão de sementes com manteiga e compota.
➧10 minutos antes do treino pouco intenso, por vezes, poderá comer algo rico em hidratos de carbono de fácil absorção (sem fibra) - se sentir fome.
Exemplo: 1 fatia de pão branco simples com geleia, ou 1 banana madura.
➧Depois do treino deve alimentar-se num espaço de 30 minutos a 2 h após; Nesse estágio o organismo precisa de ingerir suficiente energia e hidratos de carbono para repor o glicogénio dos músculos; precisa ingerir um pouco de proteína para obter os aminoácidos que reparam e compõem os músculos. Ou seja, uma refeição, ou mini-refeição, completa: com hidratos de carbono, proteína e gordura. logo depois de uma sessão de treino.
Exemplo: leite com chocolate, 1 pêra e 1 iogurte líquido, ou uma refeição completa: esparguete à bolonhesa e salada.
Hidratação:
· 2 horas antes do exercício deve beber cerca de 500 ml de água; durante o exercício, de 20 em 20 minutos deve beber 250 ml de água; depois do exercício deve beber cerca de 500 ml de água por cada 0.5 kg de peso perdido em suor.
₁Scielo, Artigo - Uso de suplementos alimentares por adolescentes.
Obs.: Recomendações gerais para um plano alimentar individualizado consulte um nutricionista.
Continuação de uma semana feliz
Beijinhos nutritivos
Mensagens populares deste blogue
Atualmente, convivemos com pessoal que apresentam diversos níveis de stress. Talvez, elas tenham motivos para ficarem assim e um deles pode ser a má alimentação. Quando o organismo não está bem, ele libera milhares de reações que afetam diretamente o cérebro. Então, tudo fica mais complicado e até mesmo tarefas simples do dia a dia começam a dar nervos. Existem alimentos que ajudam a deixar o corpo e a mente calmos. A alimentação colabora quando o organismo produz a serotonina, uma substância reconhecida cientificamente como uma das responsáveis pelo sentimento de bem-estar. A serotonina é um neurotransmissor que atua de forma eficiente no sistema nervoso central, ajudando a equilibrar os níveis de stress e agitação. MANTENHA A CALMA Dentre as substâncias com propriedades relaxantes, destaca-se a biotina. Ela é uma vitamina hidrossolúvel que faz parte do complexo B, bastante estável aos processos de cozimento e industrialização alimenta...
Nos momentos em que a confusão de não saber bem o que escolher para manter uma dieta ou alimentação equilibrada e um corpo saudável estiver a lhe causar estresse e a tirar a sua paz, faça uma pequena pausa e use a dica do cheire a flor e apague a vela. Você, vai ver que ao praticá-la a sua mente e coração ficaram mais tranquilos e com mais calma, será mais simples fazer boas escolhas alimentares. Essa técnica de relaxamento é super fácil e pode ser usada para qualquer ocasião em sua vida. Pratique-a e vais ver como terá mais lucidez e bom desempenho no seu dia-a-dia. Continuação de uma iluminada semana. Beijinhos nutritivos
Você sabia que as gorduras são irmãs, mas não são iguais? Pois é! Existem dois tipos de gorduras, uma na camada mais superficial da pele, chamada de gordura subcutânea e outra que se apresenta nas camadas mais profundas em volta dos órgãos e se denomina gordura visceral. Gordura subcutânea A gordura subcutânea é aquela que a cumula-se sob a pele, principalmente, no "culote" (ancas ou quadris), nas nádegas e nas pernas e produz a celulite. Elas possuem as c élulas menores e têm mais facilidade de se multiplicar e são mais sensíveis à insulina. Essa gordura p rejudica menos o metabolismo, mas é mais difícil de perder. Sua predominância caracteriza a obesidade 'em formato de pêra' , considerada menos prejudicial à saúde. Possui a a parência de 'gordura mole', mesmo quando localizada a nível abdominal. A gordura subcutânea é mais frequente em mulheres, mas também pode estar presente em homens. Gordura visceral A gordura visceral acumula-se nas camadas ...
muito bom saber. .
ResponderEliminar