Guia prático para o exercício da nutrição em Portugal, acesso gratuito na Web

Guia prático para o exercício da nutrição em Portugal, acesso gratuito na Web
Este guia pratico, se encontra disponível na Web, para consultar, baixar e imprimir, mas não para ser reproduzido sem a prévia, autorização da autora.

Mais conhecimento de si mesmo, mais consciência, mais objetivos atingidos - Boas entradas em 2024

Imagem
  O autoconhecimento ou conhecimento de si é a investigação de si mesmo. Também pode ser um projeto ético, quando o que se busca é a realização de algo que leve o sujeito a ser mestre de si mesmo e, consequentemente, um ser humano melhor.  Wikipédia
Observe que existem alguns links de afiliados, o que significa que receberei uma pequena comissão se você clicar e fizer uma compra, sem nenhum custo extra para você. Isso ajudará a apoiar meu blog e a criar novos conteúdos!

Bloqueadores de gordura - Quitosana e Psylium

Os lipídeos ou gorduras são macronutrientes de extrema importância na alimentação humana, pois participam de inúmeras funções como componente estrutural das células, precursor de moléculas sinalizadoras e de hormonas, manutenção da temperatura corporal, proteção mecânica de órgãos e tecido de reserva energética. Esta última função é verificada pela quantidade de calorias que as gorduras fornecem, 9 calorias por grama, enquanto que proteínas e hidratos de carbono fornecem 4 calorias.
O consumo excessivo de gordura, além das necessidades, leva ao aumento do peso corporal com consequente acumulo de tecido adiposo e a famosa gordurinha localizada. As refeições ricas em gorduras são cada vez mais comuns na alimentação, bem como o consumo frequente de fast foods, alimentos industrializados e até mesmo refeições mais tradicionais como feijoada e as comidas ricas em gorduras animais. A ingestão excessiva de alimentos ricos em gordura aumenta o risco de desenvolver a obesidade, e junto com esta algumas complicações de saúde como diabetes e hipertensão.
Uma das alternativas possíveis para reduzir a absorção lipídica, e consequentemente diminuir a ingestão calórica, consiste no uso de suplementos que funcionam como “bloqueadores de gordura”. Estes são baseados nas fibras dietéticas, que têm sido apontadas como componentes que resultam numa diminuição da absorção de gorduras. Elementos mais específicos como quitosana e psyllium possuem um efeito comprovado na redução da absorção de lipídios pelo trato gastrointestinal e ajuda na perda de peso.
A quitosana é um polissacarídeo encontrado no exoesqueleto de crustáceos e na parede celular de fungos, enquanto o psyllium é uma fibra hidrossolúvel derivada da semente da Plantago ovata.
No estômago, a quitosana forma um composto que pode se ligar aos lipídeos contidos na alimentação. Já no intestino, liga-se a componentes que participam da emulsificação das gorduras, como os ácidos biliares. Essa é uma parte indispensável para a absorção de gorduras, e se esse processo não ocorre perfeitamente, essa absorção é diminuída. A quitosana liga-se às gotículas de gorduras e são eliminadas pelas fezes. Um grama de quitosana impede a absorção de pelo menos 3 gramas de gordura. Nas doses recomendadas (3 a 6 gramas por dia) pode impedir a absorção de  até 18g de gorduras, o que seria equivalente a 162 kcal.
O psyllium atua formando géis no intestino e também se liga aos ácidos biliares e com o colesterol presente na dieta. O gel formado no intestino, além de diminuir a absorção de gorduras, traz benefícios para as células do intestino grosso.
A quitosana e o psyllium também são importantes aliados para o controle do colesterol sanguíneo, auxiliando na diminuição do colesterol total e no LDL, o colesterol prejudicial à saúde.
A quitosana e psyllium é um suplemento alimentar, em cápsulas, rico em fibras que devem ser ingeridas meia hora antes das refeições, principalmente, as que possuem grande quantidade de gordura.
Uma boa orientação é manter uma alimentação equilibrada e saudável, associada à atividade física e utilizar os bloqueadores de gorduras para amenizar as refeições mais gordurosas, mais comuns durante o final de semana  e eventos sociais.
Importante saber que de maneira geral, o consumo excessivo de fibras pode estar relacionado a desconfortos gastrintestinais, como flatulência, diarreia e náuseas. A quitosana e o psyllium são reconhecidos como componentes atóxico e seguros. Entretanto, por ser derivada de crustáceos, a quitosana pode causar hipersensibilidade em alguns indivíduos.
Não é aconselhado o uso de quitosana no mesmo momento que a ingestão de medicamentos, para não prejudicar a absorção destes. 
Gestantes, mulheres a amamentar, crianças e portadores de doenças não devem fazer uso desse suplemento sem previa consulta de seu médico ou nutricionista.
Obs.: Recomendações gerais. Para um melhor diagnostico e tratamento procure um profissional especializado em saúde e nutrição. 
Fonte de pesquisa: Internet
Bom fim de semana a todos
Muito amor e muita luz
Beijinhos

Comentários

Mensagens populares deste blogue

GUIA PRÁTICO PARA O EXERCÍCIO DA NUTRIÇÃO EM PORTUGAL - 7 EDIÇÃO (Público na Web)

Frieiras e Queimaduras pelo Frio