Guia prático para o exercício da nutrição em Portugal, acesso gratuito na Web

Guia prático para o exercício da nutrição em Portugal, acesso gratuito na Web
Este guia pratico, se encontra disponível na Web, para consultar, baixar e imprimir, mas não para ser reproduzido sem a prévia, autorização da autora.

Mais conhecimento de si mesmo, mais consciência, mais objetivos atingidos - Boas entradas em 2024

Imagem
  O autoconhecimento ou conhecimento de si é a investigação de si mesmo. Também pode ser um projeto ético, quando o que se busca é a realização de algo que leve o sujeito a ser mestre de si mesmo e, consequentemente, um ser humano melhor.  Wikipédia
Observe que existem alguns links de afiliados, o que significa que receberei uma pequena comissão se você clicar e fizer uma compra, sem nenhum custo extra para você. Isso ajudará a apoiar meu blog e a criar novos conteúdos!

Nutrição na Insuficiência Renal


O que é doença renal crónica?

Em cada rim existe cerca de um milhão de pequenas unidades chamadas nefrónios. Os nefrónios são as partes do rim responsáveis pela filtração do sangue. Cada nefrónio é composto por um pequeno filtro chamado glomérulo. Quando o sangue passa pelo nefrónio, este elimina a água e os resíduos tóxicos acumulados. A maior parte da água regressa ao sangue, mas os resíduos tóxicos são enviados para a bexiga e, posteriormente, expelidos sob a forma de urina. A maioria das doenças renais afeta os nefrónios. Por vezes, a insuficiência renal pode acontecer de forma rápida como, por exemplo, devido a uma perda súbita de uma grande quantidade de sangue ou devido a um acidente. Uma diminuição súbita da função renal designa-se por insuficiência renal aguda e, geralmente, é de curta duração, mas, por vezes, pode causar lesões renais permanentes. Mais frequente, é a função renal ir piorando ao longo dos anos. 
Se a doença renal é detectada precocemente, a medicação e as mudanças na alimentação e no estilo de vida podem prolongar a vida dos seus rins e permitir que continue a sentir-se bem por mais tempo. Por vezes, a doença renal conduz a uma insuficiência renal avançada, a qual exige o tratamento através da diálise ou a realização de um transplante renal para garantir a sua sobrevivência.

Quais são os sintomas da doença renal crónica?

A doença renal é uma “doença silenciosa”, pois é frequente não existirem sinais de alerta. Há pessoas que só começam a ter sintomas quando perdem cerca de 90% da função renal. 
Os primeiros sintomas podem ser de ordem geral e incluem: Tensão arterial elevada,
Alterações no volume e no número de vezes que se urina, por exemplo à noite,
Alterações no aspeto da urina,
Sangue na urina,
Inchaço, por exemplo nas pernas e tornozelos.
Dor na região lombar (dos rins),
Cansaço,
Falta de apetite,
Alterações no sono,
Dor de cabeça,
Dificuldades de concentração,
Comichão(Coceira,)
Falta de ar, Náuseas e vómitos,
Mau hálito e sabor metálico na boca.

Como se faz o diagnóstico da doença renal? 

Se existem suspeitas de doença renal, o médico poderá pedir alguns exames para avaliar a função renal e começar a planear o tratamento. Estes exames incluem: 
Pesquisa de albumina (um tipo de proteína) e/ou de sangue na urina. 
Análises ao sangue para medir o nível de certas toxinas no sangue e calcular a taxa de filtração glomerular. 
Medição da tensão arterial, uma vez que a doença renal causa hipertensão arterial, a qual pode danificar os pequenos vasos sanguíneos dos rins.
A tensão arterial elevada também pode causar doença renal. Ecografia ou Tomografia Axial Computorizada (TAC) para obter imagens dos rins e do sistema urinário. Estes exames mostram o tamanho dos rins, identificam a presença de pedras nos rins ou tumores e permitem determinar eventuais problemas na estrutura dos rins e do sistema urinário.
Poderá ser necessária uma consulta com um especialista, um médico nefrologista, para gerir o tratamento e decidir se é necessária uma biopsia renal. Na biopsia renal é retirado um pouco do tecido renal, o qual é observado no microscópio para determinar qual o tipo de doença renal e verificar a extensão das lesões nos rins. (APIR)

Nutrição na Insuficiência Renal

Decidir o que comer quando se tem uma doença renal pode ser um desafio, mas pode ter um impacto positivo na forma como se sente e nos outros tratamentos que possam vir a ser necessários. É importante que aceite com naturalidade que, à medida que a doença renal progride, as suas necessidades nutricionais se alterem. Também é importante que compreenda que cada pessoa com doença renal é diferente e possui preferências alimentares e necessidades nutricionais diferentes. 

A melhor pessoa para falar sobre o que pode beber e comer será um nutricionista com experiência em doença renal. O nutricionista avaliará a sua alimentação atual e, se for necessário, recomendará alterações.

A avaliação nutricional inclui uma análise da sua alimentação em termos de energia (calorias) e nutrientes importantes, tais como: 
proteínas, sódio/sal, potássio, fósforo, líquidos, gorduras, hidratos de carbono.
O aconselhamento é feito de forma individual, tendo em consideração os gostos, bem-estar geral, idade, estilo de vida, peso, massa muscular, estado de saúde e resultados das análises sanguíneas do utente.(APIR)

Maiores informações sobre Doenças renais, acesse em Portugal Associação Portuguesa de Insuficientes Renais – APIR e no Brasil a Sociedade Brasileira de Nefrologia

Cuide bem de sua saúde e nutrição

Muito amor e muita luz

Comentários

Mensagens populares deste blogue

GUIA PRÁTICO PARA O EXERCÍCIO DA NUTRIÇÃO EM PORTUGAL - 7 EDIÇÃO (Público na Web)

Frieiras e Queimaduras pelo Frio