Por que saber de alguns passos no processo de reconhecimento do seu curso de nutrição em Portugal é muito importante para que você chegue, mais facilmente, a legalização da sua profissão em território português. E por muitos, colegas, nutricionistas procurarem e se beneficiaram desses conhecimentos, disponibilizo, em formato e-book o Guia prático para o exercício da nutrição em Portugal, 7ª edição para todos os nutricionistas interessados em viver e trabalhar na sua profissão em Portugal.
FLATULÊNCIA
"A flatulência é uma acumulação de gases no intestino que se forma quando o organismo utiliza os alimentos para obtenção de energia. Provoca espasmos dolorosos e distensão abdominal. Os gases intestinais são constituídos por várias substâncias, algumas das quais são responsáveis pelo seu (mau) odor. O tipo de odor varia fundamentalmente com o tipo de alimentos ingeridos, sendo maior se for produzido a partir da carne ou ovos e menor quando deriva da ingestão de frutos ou legumes. Mas além do gás produzido pelas bactérias que constituem a flora intestinal, também pode surgir quando se engole demasiado ar ao comer ou quando se ingerem bebidas gaseificadas, por exemplo. Daí, as pessoas ansiosas que comem demasiado depressa ou que consomem esse tipo de bebidas poderem ser mais propensas a esta indisposição. É uma situação comum em quase toda a gente, embora certas pessoas possam sofrer muito mais com isso do que outras..."*Recomendações e Orientações**Utilizar- Iogurte feito com bacilos vivos.- Chás de hortelã e/ou de sementes de erva-doce - 1 chávena/xícara após as refeições ajuda a melhorar a digestão e a reduzir a flatulência.Evitar- Leite e seus derivados, no caso de intolerância à lactose (açúcar do leite).- Bebidas gaseificadas, cervejas, sumos/sucos industrializados, vinho tinto,- A utilização de canudos para a ingestão de líquidos.- Laxativos à base de farelo e fibras.- Doses altas de vitamina C.- Goma de mascar.- Alimentos com alto teor de gordura- Alimentos muito condimentados.Ingerir com moderação- Feijões e outras leguminosas (lentilhas, soja, ervilhas, grão de bico), cebola, brócolos, couve-flor, pepino, alho-francês, mostarda, nado, favas, pimentão, rabanete, repolho (reduz-se a produção de gás proporcionada por esses alimentos, acrescentando-se especiarias como alecrim, e sementes de erva-doce durante o cozimento).Obs.: A soja, o feijão roxo, as lentilhas e ervilhas secas podem provocar a flatulência com cheiro desagradável.- Adoçantes à base de frutas, como o sorbitol e a frutose.- Frutas: abacate, maçãs, melancia, melão, goiaba, ameixa, pêssego, banana- Frutos secos: nozes, castanha, amendoim, avelãs.Outras orientações:- Alimentar-se em pequenas quantidades.- Mastigar com a boca fechada e bem lentamente os alimentos.- Não beber líquido muito depressa.- Realizar exercícios físicos: a ioga, particularmente a posição em que o joelho encosta-se ao peito, é conhecida por proporcionar alívio aos sintomas do excesso de gases.Fontes:* educare.pt**Drª Silvelita Metelo-NutricionistaObs.: Recomendações e orientações gerais. Para um plano alimentar personalizado procure um especialista em Nutrição.
Mensagens populares deste blogue
Já há uns bons anos a viver em Portugal, e a passar pelo inverno Europeu e nunca sofri nenhuma consequência grave de saúde motivada pelo frio intenso, a não ser constipações e gripes que se curaram com remédios caseiros e boa alimentação. Porém, este ano apareceu em minhas mãos, principalmente, nas articulações dos dedos, o que chamam por cá de Frieira (no Brasil Frieira tem um outro significado, é conhecida como a mais comum infecção de pele por fungos) e por este motivo não detectei logo os sintomas como Frieira. Ao saber que o meu problema era Frieira ocasionada pela constante exposição das mãos as baixas temperaturas (não gosto muito de usar luvas, coisa que agora sou obrigada a fazer para proteger mais as minhas delicadas mãos), comecei a procurar tratamentos e encontrei diversos tipos, desde os caseiros e simples aos farmacológicos a base de cremes e suplementos naturais. Frieiras As frieiras são situações característic...
Em qual frequência, você, vibra? A frequência na qual, você, vibra determina a forma como seu objectivo de perda de peso será atingido ou não. A frequência em que nos encontramos influência de forma positiva ou negativa os nossos corpos físicos e toda a nossa realidade.
Esse sal de lavanda é uma especiaria que dar um toque requintado e funcional na confecção de suas preparações. Ele é feito com sal rosa grosso e flores de lavandas biológicas secas. Antes de falar do emprego dessa erva linda e muito versátil na culinária e gastronomia, vamos conhecê-la melhor.
Comentários
Enviar um comentário