Guia prático para o exercício da nutrição em Portugal, acesso gratuito na Web. clique na imagem

Guia prático para o exercício da nutrição em Portugal, acesso gratuito na Web. clique na imagem
Este guia pratico, se encontra disponível na Web, para consultar, baixar e imprimir, mas não para ser reproduzido sem a prévia, autorização da autora.

Mais conhecimento de si mesmo, mais consciência, mais objetivos atingidos - Boas entradas em 2024

Imagem
  O autoconhecimento ou conhecimento de si é a investigação de si mesmo. Também pode ser um projeto ético, quando o que se busca é a realização de algo que leve o sujeito a ser mestre de si mesmo e, consequentemente, um ser humano melhor.  Wikipédia
Observe que existem alguns links de afiliados, o que significa que receberei uma pequena comissão se você clicar e fizer uma compra, sem nenhum custo extra para você. Isso ajudará a apoiar meu blog e a criar novos conteúdos!

O Nutricionista na Merenda Escolar

Recentemente, tive a alegria de encontrar-me com Núbia Cruz, uma amiga Nutricionista, baiana e colega de estudos que veio em missão à Cabo Verde pela FAO/FNDE/PNAE*. Como o voo fez escala em Lisboa-Portugal, aproveitamos para estarmos um tempinho juntas. Foi um momento inesperado e único em nossas vidas! Tivemos tempo para um rápido tour por Lisboa e para almoçarmos em minha casa no Granho-Santarém.
Apesar dos avanços em diversas áreas de atuação há quem  desconheça a importância do profissional Nutricionista na alimentação escolar, os diversos trabalhos desenvolvidos e os progressos conseguidos por esse profissional nesse campo da Nutrição/Alimentação.
Segue, abaixo trecho do relatório das Referências Nutricionais para o PNAE.
"O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) foi criado, oficialmente, em1955 e é o mais antigo programa social do governo federal na área de alimentação e nutrição. Entretanto, desde os anos 30, as escolas já se organizavam por meio de iniciativas particulares de cada unidade, denominadas Caixas Escolares, que forneciam alimentação a todos os alunos, ou apenas aos carentes, a critério de cada escola. A proposta das Caixas era, eminentemente, de cunho assistencialista, e a partir dessa época um número relativamente expressivo de Caixas Escolares desenvolveu serviços de fornecimento de merendas e sopas escolares (CARVALHO, 2004; COIMBRA, 1982).
Desse período em diante o Programa passou por várias mudanças e somente a partir de 1970, os gêneros alimentícios passaram a ser adquiridos no mercado nacional, dando início efetivamente à introdução de novos alimentos, inclusive os formulados, considerados alimentos de baixo valor nutritivo. O valor nutricional mínimo que o Programa buscava para a merenda escolar se apoiava no texto do Programa Nacional de Alimentação e Nutrição (PRONAN-I) por definir a merenda escolar brasileira como “uma suplementação alimentar capaz de atender pelo menos 15% das necessidades individuais diárias quanto aos principais nutrientes” (COIMBRA, 1982)..."  Lei o texto completo em Referências Nutricionais para o  programa Nacional de Alimentação Escolar

*FAO - Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação,  FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, PNAE - Programa Nacional de Alimentação Escolar.


Fontes: Para saber mais acesse:
PNAE pdf
FNDE-Alimentação e Nutrição
CFN

Comentários

  1. Sil vou fazer um resumo das nossas atividades em Cabo Verde, tentarei anexar umas fotos, e te envio para vc colocar no seu blog na etiqueta PNAE.
    Saudades e bjs,
    Núbia

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Sal Gourmet de Lavanda