Por que saber de alguns passos no processo de reconhecimento do seu curso de nutrição em Portugal é muito importante para que você chegue, mais facilmente, a legalização da sua profissão em território português. E por muitos, colegas, nutricionistas procurarem e se beneficiaram desses conhecimentos, disponibilizo, em formato e-book o Guia prático para o exercício da nutrição em Portugal, 7ª edição para todos os nutricionistas interessados em viver e trabalhar na sua profissão em Portugal.
O Nutricionista na Merenda Escolar
Recentemente, tive a alegria de encontrar-me com Núbia Cruz, uma amiga Nutricionista, baiana e colega de estudos que veio em missão à Cabo Verde pela FAO/FNDE/PNAE*. Como o voo fez escala em Lisboa-Portugal, aproveitamos para estarmos um tempinho juntas. Foi um momento inesperado e único em nossas vidas! Tivemos tempo para um rápido tour por Lisboa e para almoçarmos em minha casa no Granho-Santarém.Apesar dos avanços em diversas áreas de atuação há quem desconheça a importância do profissional Nutricionista na alimentação escolar, os diversos trabalhos desenvolvidos e os progressos conseguidos por esse profissional nesse campo da Nutrição/Alimentação.Segue, abaixo trecho do relatório das Referências Nutricionais para o PNAE."O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) foi criado, oficialmente, em1955 e é o mais antigo programa social do governo federal na área de alimentação e nutrição. Entretanto, desde os anos 30, as escolas já se organizavam por meio de iniciativas particulares de cada unidade, denominadas Caixas Escolares, que forneciam alimentação a todos os alunos, ou apenas aos carentes, a critério de cada escola. A proposta das Caixas era, eminentemente, de cunho assistencialista, e a partir dessa época um número relativamente expressivo de Caixas Escolares desenvolveu serviços de fornecimento de merendas e sopas escolares (CARVALHO, 2004; COIMBRA, 1982).Desse período em diante o Programa passou por várias mudanças e somente a partir de 1970, os gêneros alimentícios passaram a ser adquiridos no mercado nacional, dando início efetivamente à introdução de novos alimentos, inclusive os formulados, considerados alimentos de baixo valor nutritivo. O valor nutricional mínimo que o Programa buscava para a merenda escolar se apoiava no texto do Programa Nacional de Alimentação e Nutrição (PRONAN-I) por definir a merenda escolar brasileira como “uma suplementação alimentar capaz de atender pelo menos 15% das necessidades individuais diárias quanto aos principais nutrientes” (COIMBRA, 1982)..." Lei o texto completo em Referências Nutricionais para o programa Nacional de Alimentação Escolar*FAO - Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, PNAE - Programa Nacional de Alimentação Escolar.
Fontes: Para saber mais acesse:PNAE pdfFNDE-Alimentação e NutriçãoCFN
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Sil vou fazer um resumo das nossas atividades em Cabo Verde, tentarei anexar umas fotos, e te envio para vc colocar no seu blog na etiqueta PNAE.
ResponderEliminarSaudades e bjs,
Núbia