Por que saber de alguns passos no processo de reconhecimento do seu curso de nutrição em Portugal é muito importante para que você chegue, mais facilmente, a legalização da sua profissão em território português. E por muitos, colegas, nutricionistas procurarem e se beneficiaram desses conhecimentos, disponibilizo, em formato e-book o Guia prático para o exercício da nutrição em Portugal, 7ª edição para todos os nutricionistas interessados em viver e trabalhar na sua profissão em Portugal.
Pirâmide nutricional para pacientes pós-bypass gástrico
“A obesidade mórbida é uma doença refratária a dietas e medicamentos, mas, em geral, responde bem à cirurgia bariátrica. Para que ocorra uma perda de peso saudável é necessário que haja reeducação alimentar direcionada às necessidades do paciente após a cirurgia. O uso de figuras que ilustrem os grupos alimentares e sua distribuição no cardápio diário do paciente são instrumentos muito úteis que facilitam a compreensão e o entendimento da mudança de hábitos. Este trabalho teve como objetivo a sugestão do uso da pirâmide alimentar adaptada aos pacientes submetidos à cirurgia bariátrica, que devem enfatizar o consumo de alimentos ricos em proteína em sua alimentação...”( SUGESTÃO DO USO DA PIRÂMIDE ALIMENTAR EM CIRURGIA BARIÁTRICA SUGGESTION FOR USE OF FOOD PYRAMID AFTER BARIATRIC SURGERY - Dra.Silvia Leite Faria &ndash)
Trata-se de uma ferramenta educacional de fácil compreensão e essencial para o tratamento nutricional eficaz pós-cirurgia bariátrica. A pirâmide pode ser usada para auxiliar a entender as recomendações nutricionais e, assim, promover um padrão alimentar saudável em longo prazo, através da escolha de proteínas de alta qualidade, equilibrada em nutrientes como, carboidratos complexos e fontes saudáveis de ácidos graxos essenciais.*Em Portugal a Sociedade Portuguesa de Cirurgia da Obesidade (SPCO), Fundada em Outubro do ano de 2000, por cirurgiões e endocrinologistas Portugueses que sentiam a necessidade de juntarem esforços no combate desta doença, que tem vindo a aumentar a sua incidência no nosso Pais, seguindo os passos do resto do mundo, organizando programas de suporte e educacionais não só para cirurgiões como para todos os profissionais de Saúde que tratam esta patologia.A Sociedade tem como objectivo promover, divulgar e investigar sobre cirurgia bariátrica através de: Realizar e promover a realização de investigação quer clínica quer laboratorial; Promover troca de ideias, informação e experiências no que diz respeito a cirurgia bariátrica; Desenvolvimento de programas educacionais por médicos e paramédicos; Promover a linha base de conduta ética na selecção dos doentes e seu tratamento.No Brasil, em 1974, foi fundada a Sociedade Brasileira de Cirugia Bariátrica e Metabolica (SBCBM), "... que vem ensinando a mais de meio século, cirurgiões, clínicos, nutricionistas, psicólogos e tantos outros profissionais da saúde que tratar cirurgicamente de obesos mórbidos é muito difícil e difere muito de meramente operar. Para se evitar complicações cirúrgicas imediatas e tardias e se obter resultados satisfatórios, são fundamentais não só o adestramento esmerado da equipe cirúrgica, mas um bom preparo pré-operatório e um acompanhamento eficiente em longo prazo. A participação de uma equipe multiprofissional é cada vez mais valorizada..." Fontes: *NutritotalRevista Científica Obesity Surgery, Springer food scienceGastrocirurgia e GastronutriçãoSPCOSBCBM
Mensagens populares deste blogue
Uma nova perspectiva sobre os alimentos é o reconhecimento do seu valor vibracional. Os alimentos possuem uma frequência (onda de energia) positiva ou negativa conforme sua origem natural/industrializado, conforme sua cor (as cores emitem frequências) e também a frequência do sentimento de quem prepara (amor, raiva ou descaso). Ao seleccionar um alimento, não leve em conta apenas o seu valor nutricional, pense na energia que ele contém e que você está colocando para dentro. Sabendo disso, refine (ainda mais) suas escolhas, e eleve sua frequência vibracional para ter um corpo mais saudável.
Muitos possuem uma ideia de que a Macrobiótica e o vegetarianismo se regem pelos mesmos princípios, o que não é verdade – o regime macrobiótico, sendo predominantemente de origem vegetal, não é necessariamente vegetariano, pois o uso de produtos animais (principalmente peixe) é aceitável. Os seus seguidores consideram-na uma alimentação adequada ao meio ambiente, acompanhando o ritmo das estações do ano e respeitando a evolução físico-psíquica e biológica de cada um, bem como o seu próprio nível de discernimento.
Esse sal de lavanda é uma especiaria que dar um toque requintado e funcional na confecção de suas preparações. Ele é feito com sal rosa grosso e flores de lavandas biológicas secas. Antes de falar do emprego dessa erva linda e muito versátil na culinária e gastronomia, vamos conhecê-la melhor.
Comentários
Enviar um comentário