Guia prático para o exercício da nutrição em Portugal

Guia prático para o exercício da nutrição em Portugal
Para ter acesso ao e-book, entre em contato

Mais conhecimento de si mesmo, mais consciência, mais objetivos atingidos - Boas entradas em 2024

Imagem
  O autoconhecimento ou conhecimento de si é a investigação de si mesmo. Também pode ser um projeto ético, quando o que se busca é a realização de algo que leve o sujeito a ser mestre de si mesmo e, consequentemente, um ser humano melhor.  Wikipédia
Observe que existem alguns links de afiliados, o que significa que receberei uma pequena comissão se você clicar e fizer uma compra, sem nenhum custo extra para você. Isso ajudará a apoiar meu blog e a criar novos conteúdos!

Estudo da Obesidade no Mundo nos últimos 30 anos

"O número de obesos no mundo duplicou nos últimos 30 anos. O alerta foi feito por um estudo publicado na revista "The Lancet", que avaliou a evolução desta condição entre 1980 e 2008 em pessoas com mais de 20 anos. 
Segundo o estudo coordenado por Majid Ezzati, do Imperial College de Londres, e Salim Yusuf e Sonia Anand, do Instituto de Estudos da População/Saúde de Hamilton (Canadá), o excesso de peso é caracterizado por um índice de massa corporal (IMC) acima de 24 quilogramas por metro quadrado. 
Embora a obesidade seja associada sobretudo aos países ricos, os menos desenvolvidos também são afectados. A pequena ilha de Nauru, no Pacífico sul, com 14 mil habitantes, registou em 2008 a maior média de IMC: 33,9 nos homens e 35 nas mulheres. Já em 1980, esta ilha estava no topo da lista, mas com valores inferiores - 28,1 para os homens e 28,3 para as mulheres. 
Entre os países ricos, os Estados Unidos, que já tinham a população com maior taxa de obesidade em 1980, permanecem em primeiro lugar, com um IMC de 28,5.  Seguem-se a Nova Zelândia e Austrália entre as mulheres, e o Reino Unido e Austrália entre os homens.
Países desenvolvidos: Japão no fim da listad
O Japão tem o menor IMC (22 para os homens e 24 para as mulheres) entre países desenvolvidos. No que concerne aos menos desenvolvidos, as mulheres do Bangladesh registam o menor índice entre as mulheres, enquanto a República Democrática do Congo é a primeira entre os homens.
Relativamente à Europa ocidental, a Itália é um caso raro, pois o IMC das mulheres caiu nos últimos 28 anos. Na Bélgica, Finlandia e França, o índice de massa corporal das mulheres sofreu uma ligeira subida. As suíças são as mulheres mais magras da Europa, seguidas pelas francesas e italianas, enquanto os europeus mais magros são os franceses.
O estudo lembra ainda que o excesso de peso, fruto da má alimentação e da falta de actividade física, aumenta o risco de doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão arterial e algumas formas de cancro, problemas que estão na base de três milhões de mortes por ano."
Leia o texto na íntegra aqui 

Comentários

  1. Bom dia minha flor! Sempre venho lhe visitar encontro ótimo post,s ÚTEIS E PROVEITOSOS...
    Eu estou precisar comerçar fazer uma atividade física urgente, estou muito gorda. Pareço dona redonda... hehehe Eu estou bricar com acituação mas sei que é um assunto muito sério. Preciso tomar uma decisão a respetio deste asunto.No proximo dia 13 faço 40 anos, e as coisas torna se ainda pior no que se diz respeito a perder peso. Quero emagrecer ao menso 10kg, eu sei que é dificil é conseguir, mas vou tentar!

    Amiga, uma ótima semana pra vc!
    Tudo de bom!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Minha querida,
    que matéria maravilhosa!
    Com a saúde não se brinca, eu sempre procuro me cuidar.Não dar pra brincar não, rsrs.

    Tenha uma ótima semana!

    Beijinhos,Andréa....

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Células adiposas: hiperplasia e hipertrofia

Sal Gourmet de Lavanda