Guia prático para o exercício da nutrição em Portugal, acesso gratuito na Web. clique na imagem

Guia prático para o exercício da nutrição em Portugal, acesso gratuito na Web. clique na imagem
Este guia pratico, se encontra disponível na Web, para consultar, baixar e imprimir, mas não para ser reproduzido sem a prévia, autorização da autora.

Mais conhecimento de si mesmo, mais consciência, mais objetivos atingidos - Boas entradas em 2024

Imagem
  O autoconhecimento ou conhecimento de si é a investigação de si mesmo. Também pode ser um projeto ético, quando o que se busca é a realização de algo que leve o sujeito a ser mestre de si mesmo e, consequentemente, um ser humano melhor.  Wikipédia
Observe que existem alguns links de afiliados, o que significa que receberei uma pequena comissão se você clicar e fizer uma compra, sem nenhum custo extra para você. Isso ajudará a apoiar meu blog e a criar novos conteúdos!

Estudo da Obesidade no Mundo nos últimos 30 anos

"O número de obesos no mundo duplicou nos últimos 30 anos. O alerta foi feito por um estudo publicado na revista "The Lancet", que avaliou a evolução desta condição entre 1980 e 2008 em pessoas com mais de 20 anos. 
Segundo o estudo coordenado por Majid Ezzati, do Imperial College de Londres, e Salim Yusuf e Sonia Anand, do Instituto de Estudos da População/Saúde de Hamilton (Canadá), o excesso de peso é caracterizado por um índice de massa corporal (IMC) acima de 24 quilogramas por metro quadrado. 
Embora a obesidade seja associada sobretudo aos países ricos, os menos desenvolvidos também são afectados. A pequena ilha de Nauru, no Pacífico sul, com 14 mil habitantes, registou em 2008 a maior média de IMC: 33,9 nos homens e 35 nas mulheres. Já em 1980, esta ilha estava no topo da lista, mas com valores inferiores - 28,1 para os homens e 28,3 para as mulheres. 
Entre os países ricos, os Estados Unidos, que já tinham a população com maior taxa de obesidade em 1980, permanecem em primeiro lugar, com um IMC de 28,5.  Seguem-se a Nova Zelândia e Austrália entre as mulheres, e o Reino Unido e Austrália entre os homens.
Países desenvolvidos: Japão no fim da listad
O Japão tem o menor IMC (22 para os homens e 24 para as mulheres) entre países desenvolvidos. No que concerne aos menos desenvolvidos, as mulheres do Bangladesh registam o menor índice entre as mulheres, enquanto a República Democrática do Congo é a primeira entre os homens.
Relativamente à Europa ocidental, a Itália é um caso raro, pois o IMC das mulheres caiu nos últimos 28 anos. Na Bélgica, Finlandia e França, o índice de massa corporal das mulheres sofreu uma ligeira subida. As suíças são as mulheres mais magras da Europa, seguidas pelas francesas e italianas, enquanto os europeus mais magros são os franceses.
O estudo lembra ainda que o excesso de peso, fruto da má alimentação e da falta de actividade física, aumenta o risco de doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão arterial e algumas formas de cancro, problemas que estão na base de três milhões de mortes por ano."
Leia o texto na íntegra aqui 

Comentários

  1. Bom dia minha flor! Sempre venho lhe visitar encontro ótimo post,s ÚTEIS E PROVEITOSOS...
    Eu estou precisar comerçar fazer uma atividade física urgente, estou muito gorda. Pareço dona redonda... hehehe Eu estou bricar com acituação mas sei que é um assunto muito sério. Preciso tomar uma decisão a respetio deste asunto.No proximo dia 13 faço 40 anos, e as coisas torna se ainda pior no que se diz respeito a perder peso. Quero emagrecer ao menso 10kg, eu sei que é dificil é conseguir, mas vou tentar!

    Amiga, uma ótima semana pra vc!
    Tudo de bom!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Minha querida,
    que matéria maravilhosa!
    Com a saúde não se brinca, eu sempre procuro me cuidar.Não dar pra brincar não, rsrs.

    Tenha uma ótima semana!

    Beijinhos,Andréa....

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Sal Gourmet de Lavanda