Por que saber de alguns passos no processo de reconhecimento do seu curso de nutrição em Portugal é muito importante para que você chegue, mais facilmente, a legalização da sua profissão em território português. E por muitos, colegas, nutricionistas procurarem e se beneficiaram desses conhecimentos, disponibilizo, em formato e-book o Guia prático para o exercício da nutrição em Portugal, 7ª edição para todos os nutricionistas interessados em viver e trabalhar na sua profissão em Portugal.
O “Prato da Alimentação Saudável” (Healthy Eating Plate)
O "Prato da Alimentação Saudável" é um guia visual elaborado para orientar melhor a escolha dos alimentos pelos americanos, conhecidos pela dieta rica em gordura e alto grau de sobrepeso e obesidade entre adultos e crianças.
O estudo é dos especialistas em nutrição da Escola de Saúde Pública de Harvard (HSPH), que incluem as frutas e os vegetais com os grãos integrais. As seções da Prato Alimentação Saudável incluem: Legumes: Coma uma variedade abundante, quanto mais melhor. Consumo limitado de batatas é recomendado pois é rica em amido simples que é rapidamente digeridos, provocando o efeito montanha-russa no açúcar do sangue assim como os grãos refinados e doces. No curto prazo, esses picos de açúcar no sangue e insulina levam à fome e comer demais, e no longo prazo, promovem ganho de peso, diabetes tipo 2, doenças cardíacas e outras doenças crônicas.
Frutas: Escolha frutas de cores variadas (um arco-íris de frutas) todos os dias.
Cereais integrais: Escolha cereais integrais, como aveia, pão integral e arroz integral. Grãos refinados, como pão branco e arroz branco, agem como o açúcar no corpo.
Comer muitos grãos refinados pode aumentar o risco de doença cardíaca e diabetes tipo 2.
Proteínas saudáveis: Escolha peixes, aves, feijão ou nozes, que contêm nutrientes saudáveis. Limite de carnes vermelhas e evite carnes processadas, porque comer até mesmo pequenas quantidades destes de uma forma freqüente aumenta o risco de doença cardíaca, diabetes tipo 2, câncer de cólon, e ganho de peso.
Óleos saudáveis:
Use o azeite de oliva (extra-virgem) ou de outros óleos vegetais na culinária, em saladas, e à mesa, porque estas gorduras saudáveis reduzem o colesterol prejudicial e são bons para o coração. Limite a manteiga de leite e evite a gordura trans.
Água: Beba água(bastante) , chá ou café (com pouco açúcar ou não). Leite e laticínios limite (1-2 porções por dia), sumo (1 copo pequeno por dia), e evitar bebidas açucaradas.
Os tamanhos das seções sugerem aproximada proporções relativas de cada um dos grupos de alimentos a incluir em um prato saudável. Eles não são baseadas em montantes específicos de calorias, e eles não são destinadas a prescrever um certo número de calorias ou porções por dia, porque esses números variam de pessoa para pessoa.
O objetivo do Prato da Alimentação Saudável é ilustrar uma forma de montar uma refeição saudável que se enquadra dentro das diretrizes do Healthy Eating Pyramid , que foi criado por especialistas em nutrição em HSPH em 2001 e atualizado em 2008.
Adaptação de Harvard University
O Prato da Alimentação Saudável desenvolvido pelos pesquisadores da Escola de Saúde de Pública de Harvard não é nada mais do que uma adaptação da Roda dos Alimentos Portuguesa, que já existe desde 1972. Confira na imagem
Mensagens populares deste blogue
Uma nova perspectiva sobre os alimentos é o reconhecimento do seu valor vibracional. Os alimentos possuem uma frequência (onda de energia) positiva ou negativa conforme sua origem natural/industrializado, conforme sua cor (as cores emitem frequências) e também a frequência do sentimento de quem prepara (amor, raiva ou descaso). Ao seleccionar um alimento, não leve em conta apenas o seu valor nutricional, pense na energia que ele contém e que você está colocando para dentro. Sabendo disso, refine (ainda mais) suas escolhas, e eleve sua frequência vibracional para ter um corpo mais saudável.
Muitos possuem uma ideia de que a Macrobiótica e o vegetarianismo se regem pelos mesmos princípios, o que não é verdade – o regime macrobiótico, sendo predominantemente de origem vegetal, não é necessariamente vegetariano, pois o uso de produtos animais (principalmente peixe) é aceitável. Os seus seguidores consideram-na uma alimentação adequada ao meio ambiente, acompanhando o ritmo das estações do ano e respeitando a evolução físico-psíquica e biológica de cada um, bem como o seu próprio nível de discernimento.
Esse sal de lavanda é uma especiaria que dar um toque requintado e funcional na confecção de suas preparações. Ele é feito com sal rosa grosso e flores de lavandas biológicas secas. Antes de falar do emprego dessa erva linda e muito versátil na culinária e gastronomia, vamos conhecê-la melhor.
Olá, Sil Metelo
ResponderEliminarBom artigo este, "O Prato de Alimentação Saudável". Apreciei principalmente a dica do consumo moderado de batatas, até porque as batatas do produtor português da colheita do ano de 2012, que estava a adquirir já acabaram.
Um abraço.
Olá, Rui
ResponderEliminarObrigada pelas tuas visitas e comentários. Gostava de poder entrar no teu blog e conhecer melhor o teu trabalho e deixar comentários lá, porém nunca consigo. Então acabo por deixar as respostas sempre no Nutrição Global.
Abraços