Por que saber de alguns passos no processo de reconhecimento do seu curso de nutrição em Portugal é muito importante para que você chegue, mais facilmente, a legalização da sua profissão em território português. E por muitos, colegas, nutricionistas procurarem e se beneficiaram desses conhecimentos, disponibilizo, em formato e-book o Guia prático para o exercício da nutrição em Portugal, 7ª edição para todos os nutricionistas interessados em viver e trabalhar na sua profissão em Portugal.
Sopa com Quinoa
O que está a pensar em preparar para o jantar de hoje?
Que tal uma sopa de legumes com quinoa?
A Quinoa é o cereal mais rico em proteínas.
Tem um sabor suave a noz e uma textura fofa, leve e macia, semelhante à do cuscuz. A cor varia do amarelo pálido ao preto, vermelho e castanho. Conhecida, também, como arroz dos incas, um cognome que se refere à sua origem sul-americana e cinco mil anos de existência. Disponível sob a forma de grão, farinha, massa e cereal, esta é uma semente da qual se conhecem mais de oito mil variedades.
Segundo a American Dietetic Association, a associação dietética norte-americana, «pode ajudar em casos de doença cardíaca, diabetes e prevenção do cancro».
Super cereal A quinoa oferece cerca de 18 por cento de proteína, um valor superior ao de outros cereais, algumas variedades chegam a conter mais de 20 por cento.
Este cereal é uma fonte completa de proteína, reunindo os oito aminoácidos essenciais, sobretudo metionina, cistina e lisina, cuja porção é o dobro do da aveia, o triplo da do milho e cinco vezes superior à do trigo. É uma boa fonte de fibra, sendo ideal no combate à obesidade. O seu poder de saciedade é superior ao do arroz e do trigo. Pobre em gordura (contém cerca de 10 por cento), é rica em hidratos de carbono, cerca de 72 por cento, sob a forma de amido. Pode ser ingerida por doentes celíacos pois oferece pouco glúten.
Como preparar
A quinoa pode ser ingerida ao pequeno-almoço, em substituição dos cereais habituais, ou mesmo às refeições principais, integrada em sopas, saladas, acompanhamentos (cozida como o arroz ou na forma de puré) ou sobremesas. Antes de a confeccionar, deve lavar bem as sementes para remover qualquer resíduo de resina natural (saponina) que permaneça. Não se surpreenda se fizer espuma ao enxaguar. Antes de cozinhar, o ideal é torrar as sementes numa frigideira seca, durante cinco minutos – torná-las-á mais saborosas. Depois, é só confeccionar.
Receita - Sopa de legumes com quinoa
Ingredientes: 2 dentes de alho picados 1 cebola média, picada 3 tomates sem pele, picados 2 courgettes picadas 1 batata-doce média, picada 1/2 maço de espinafre picado 1/2 chávena de quinoa em grãos Salsa picada a gosto 1 colher (sopa) de azeite.
Preparo: Em uma panela, aqueça o azeite e refogue o alho, a cebola e o tomate. Em seguida, acrescente os legumes. Junte a água e o sal, espere ferver e acrescente a quinoa. Cozinhe até os todos ingredientes ficarem macios, coloque a verdura e deixe cozinhas por mais 3 minutos. Sirva polvilhada com a salsa.
Bom apetite!!
Via Sapo Saúde e Show de receitas
Mensagens populares deste blogue
Já há uns bons anos a viver em Portugal, e a passar pelo inverno Europeu e nunca sofri nenhuma consequência grave de saúde motivada pelo frio intenso, a não ser constipações e gripes que se curaram com remédios caseiros e boa alimentação. Porém, este ano apareceu em minhas mãos, principalmente, nas articulações dos dedos, o que chamam por cá de Frieira (no Brasil Frieira tem um outro significado, é conhecida como a mais comum infecção de pele por fungos) e por este motivo não detectei logo os sintomas como Frieira. Ao saber que o meu problema era Frieira ocasionada pela constante exposição das mãos as baixas temperaturas (não gosto muito de usar luvas, coisa que agora sou obrigada a fazer para proteger mais as minhas delicadas mãos), comecei a procurar tratamentos e encontrei diversos tipos, desde os caseiros e simples aos farmacológicos a base de cremes e suplementos naturais. Frieiras As frieiras são situações característic...
Em qual frequência, você, vibra? A frequência na qual, você, vibra determina a forma como seu objectivo de perda de peso será atingido ou não. A frequência em que nos encontramos influência de forma positiva ou negativa os nossos corpos físicos e toda a nossa realidade.
Uma nova perspectiva sobre os alimentos é o reconhecimento do seu valor vibracional. Os alimentos possuem uma frequência (onda de energia) positiva ou negativa conforme sua origem natural/industrializado, conforme sua cor (as cores emitem frequências) e também a frequência do sentimento de quem prepara (amor, raiva ou descaso). Ao seleccionar um alimento, não leve em conta apenas o seu valor nutricional, pense na energia que ele contém e que você está colocando para dentro. Sabendo disso, refine (ainda mais) suas escolhas, e eleve sua frequência vibracional para ter um corpo mais saudável.
Comentários
Enviar um comentário