Guia prático para o exercício da nutrição em Portugal, acesso gratuito na Web. clique na imagem

Guia prático para o exercício da nutrição em Portugal, acesso gratuito na Web. clique na imagem
Este guia pratico, se encontra disponível na Web, para consultar, baixar e imprimir, mas não para ser reproduzido sem a prévia, autorização da autora.

Mais conhecimento de si mesmo, mais consciência, mais objetivos atingidos - Boas entradas em 2024

Imagem
  O autoconhecimento ou conhecimento de si é a investigação de si mesmo. Também pode ser um projeto ético, quando o que se busca é a realização de algo que leve o sujeito a ser mestre de si mesmo e, consequentemente, um ser humano melhor.  Wikipédia
Observe que existem alguns links de afiliados, o que significa que receberei uma pequena comissão se você clicar e fizer uma compra, sem nenhum custo extra para você. Isso ajudará a apoiar meu blog e a criar novos conteúdos!

ALIMENTAÇÃO PARA PRATICANTES DE JIU JITSU



O Jiu-Jitsu, significa "arte suave" e é considerado a luta mais abrangente que existe, pois nela há uma grande variedade de técnicas, tais como golpes traumáticos, golpes nas articulações e estrangulamentos.
As bases fundamentais para um lutador de Jiu-Jitsu são a destreza, a rapidez e a flexibilidade. Sem requerer tanta força bruta. 
Esta luta movimenta todos os músculos do corpo e lança a jogo toda a atenção (mente) e sangue frio. É uma luta que não necessita o uso de força, pois utiliza sistemas de alavancas e desequilíbrios, assim o lutador aproveita a força e o movimento do próprio adversário para executar seus golpes.

Uma das vantagens práticas desta luta é que ela auxilia o desenvolvimento da inteligência, incute audácia, coragem, confiança na própria força, agilidade e resistência a dor.
O Jiu-Jitsu é praticado em três formas: 
Desportivo: sem golpes traumáticos, apenas com projecções, chaves (de braço, pé etc.), estrangulamentos, imobilizações, torções etc. 

Vale Tudo (MMA): com golpes traumáticos como socos, chutes, cotoveladas, cabeçadas, joelhadas etc. Além das técnicas utilizadas no Jiu-Jitsu desportivo. 
Defesa pessoal: com técnicas específicas para se defender de um agressor, como por exemplo um assaltante (mesmo que com mão armada). Podendo utilizar golpes traumáticos. 
No Jiu-Jitsu a vestimenta utilizada é o Kimono e os praticantes são divididos por faixas, conforme sua experiência e desempenho no tatame.

A Importância da Nutrição 
A alimentação do lutador de jiu-jitsu é muito importante para que seja garantida uma boa performance nos treinos e competições. É baseada em uma avaliação inicial dos hábitos alimentares, na sua rotina diária e na fase de treinamento em que se encontra o atleta (pré, durante ou pós-campeonato). Além disso, a manutenção do peso ideal é fundamental nesta modalidade, pois os atletas são divididos em diferentes categorias de peso, sexo, idade e faixa (grau). 

A dieta
A nutrição do lutador de jiu-jitsu, e de qualquer outro atleta, pode melhorar o seu desempenho e reduzir o cansaço, permitindo que o indivíduo treine por um maior período de tempo, além de auxiliar numa recuperação rápida e eficiente após a atividade física. Em decorrência deste comprovado benefício, o atleta deve ter uma dieta equilibrada que forneça todos os nutrientes essenciais ao organismo, em quantidades adequadas. A combinação destes, garante o equilíbrio necessário para o atleta. 

Em cada refeição, o atleta deve ingerir pelo menos um alimento de cada um dos 3 grupos nutricionais:

Construtores - alimentos que ajudam a aumentar a massa muscular (constroem). São as proteínas encontradas nas carnes, frangos, peixes, ovos, leite e derivados;
Energéticos - alimentos que fornecem energia para o corpo utilizar na hora do treino. São os hidratos de carbono, encontrados nas massa, pães, batata,raízes ou tubérculos.
Reguladores - alimentos que regulam o organismo, fazem com que ele funcione de forma adequada São todos os vegetais e frutas existentes
Hidratação - incluem água e outros líquidos (como sumos e chás)

O que comer antes do treino? 
A alimentação antes do treino é muito importante para garantir a energia necessária para a atividade física. O atleta pode realizar uma pequena refeição 1 hora antes do treino ou uma grande refeição (evitando excesso de gorduras e fibras, que retardam a digestão) até 3 horas antes. Exemplo de dieta: 
1 hora antes - pão de forma ou francês com fatia fina de queijo branco e peito de peru ou bolachas de água e sal com pouco requeijão light ou queijo magro. 
3 horas antes - arroz ou macarrão com pouco molho, batata cozida, pedaço pequeno de peito de frango sem pele grelhado, sumo de limão ou melão. 

O que comer depois do treino?
Na fase pós treino torna-se necessária a ingestão de alimentos ricos em hidratos de carbono para repor o gasto muscular, e facilitar a recuperação do indivíduo.
Esta refeição deve ser feita após 2 horas (no máximo) do término do exercício, pois este é o período em que o estímulo para a reposição de energia está acentuado. Exemplo de dieta: Almoço ou jantar: arroz ou macarrão / batata, batata doce / frutas secas ou frescas / sumo de frutas / espinafre, brócolos, couve-flor ou outros legumes / peixe ou frango. 
Lanche: sanduíche natural - pão de forma branco ou integral, peito de frango desfiado, queijo magro, cenoura ralada, alface e tomate / sumo de frutas.

Fonte: EBJJ

Obs.: Recomendações gerais. Para um diagnóstico e tratamento individualizado procure um profissional de nutrição/saúde

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Sal Gourmet de Lavanda

Batido de banana e uva