Guia prático para o exercício da nutrição em Portugal, acesso gratuito na Web. clique na imagem

Guia prático para o exercício da nutrição em Portugal, acesso gratuito na Web. clique na imagem
Este guia pratico, se encontra disponível na Web, para consultar, baixar e imprimir, mas não para ser reproduzido sem a prévia, autorização da autora.

Mais conhecimento de si mesmo, mais consciência, mais objetivos atingidos - Boas entradas em 2024

Imagem
  O autoconhecimento ou conhecimento de si é a investigação de si mesmo. Também pode ser um projeto ético, quando o que se busca é a realização de algo que leve o sujeito a ser mestre de si mesmo e, consequentemente, um ser humano melhor.  Wikipédia
Observe que existem alguns links de afiliados, o que significa que receberei uma pequena comissão se você clicar e fizer uma compra, sem nenhum custo extra para você. Isso ajudará a apoiar meu blog e a criar novos conteúdos!

Farinha de limão - os benefícios da casca do limão


Propriedades da casca do limão:

A casca do limão (todas as variedades) possui grande poder nutricional e terapêutico. É na casca do limão que se encontra a maior parte da Vitamina C do limão (sumo 40 mg/100g - casca 150 mg/100g). Nela encontramos a Citrina (Vitamina P), uma família de vitaminas que agem em conjunto com a vitamina C cuidando da qualidade e vitalidade das membranas celulares. Nas cascas do limão encontramos farta e qualitativa concentração de óleos essenciais monoterpênicos, entre eles o d-limoneno, já reconhecido como um quimioterápico natural, além de um forte estimulante da circulação periférica. Na casca do limão temos a melhor pectina do mundo, uma fibra muito importante nos processos de limpeza e desintoxicação. Por isso vamos deixar de jogar fora as cascas de limão, certo?



Benefícios e indicações para o uso da farinha de limão


- Rico em pectina, importante fibra no processo de desintoxicação do organismo;
- Combate da insónia, enxaqueca e problemas respiratórios; 
- Ajuda no combate a ansiedade e depressão; 
- Auxilia no controle de acido úrico e a prevenir o cancro/cancêr;
- Modula a curva da glicemia, sendo indicada para diabéticos; 
- Fonte de vitaminas e fibras para o organismo

Como preparar a farinha
Higienize bem os limões antes de usá-los.
Corte os limões pela metade e esprema seu sumo para o preparo dos sumos desintoxicantes, limonadas, marinadas, molhos, etc.
Os limões já espremidos - as cascas - devem ser imediatamente bem lavadas (a parte interna) em uma bacia com água limpa para eliminar resíduos do sumo e deixadas emborcadas num escorredor (uns 10 minutos) para drenar a água em excesso.
Triture no liquidificador as cascas dos limões (as metades, depois de esprimidos) de cada vez. 

Atenção: Não acrescente água.

Derrame as cascas trituradas sobre um pirex ou porcelana.
Cubra com um tecido de filó e prenda as laterais com 4 molas limpas e de plástico (madeira tem fungo).
Leve para desidratar ao sol de preferência
Mexa a cada 1 hora para acelerar a secagem. Se o dia estiver bem ensolarado a secagem será rápida: 2 a 4 horas.


Opcionalmente,  a farinha pode ser preparada em forno mínimo (deixe a porta do forno levemente entreaberta para garantir que não haja super aquecimento), revolvendo sempre para evitar que queime no fundo e laterais. Se queimar jogue fora porque perdeu os principais valores terapêuticos.
Após seca deixe arrefecer.
Passe, novamente, pelo liquidificador até obter uma farinha mais fina.
Peneire e armazene a farinha obtida num frasco (ideal de vidro escuro) com tampa.

Mantenha em local fresco e sua validade será de 6 meses.

Como usar?


Use 1 colher (chá)/porção no preparo dos sumos desintoxicantes, chás, lanches e sopas. Pode ser usada a mesma medida no preparo de batidos/vitaminas.

Esta farinha poderá enriquecer o preparo do arroz, massas, ensopados e feijão, conferindo maior digestibilidade, além de evitar gases. Para tanto, basta colocar 1 colher (chá) da farinha de limão / chávena/xícara (chá) do alimento, porém somente após finalizado o preparo da receita, justamente para evitar as perdas por aquecimento.

Esta farinha pode ser usada também no preparo de bolos e pães (1 colher de sopa/chávena ou xícara de farinha). Entretanto, seu diferencial será somente pelo elevado teor de fibras que ela contém.


Importante: esta farinha é muito forte, sendo riquíssima em monoterpenos (d-limoneno), fibras como a pectina e a celulose, citrinas (vitamina P) e sais minerais. 


Não deve consumir mais que 3 colheres (chá)/dia.

Fonte: Somo todos um

Livro O poder de cura do limão – Um guia de medicina caseira - Conceição Trucom - Editora Alaúdeque


Obs.: Recomendações gerais. Para um diagnóstico e tratamento individualizado procure um  profissional de nutrição/saúde.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Sal Gourmet de Lavanda

Batido de banana e uva