Guia prático para o exercício da nutrição em Portugal, acesso gratuito na Web. clique na imagem

Guia prático para o exercício da nutrição em Portugal, acesso gratuito na Web. clique na imagem
Este guia pratico, se encontra disponível na Web, para consultar, baixar e imprimir, mas não para ser reproduzido sem a prévia, autorização da autora.

Mais conhecimento de si mesmo, mais consciência, mais objetivos atingidos - Boas entradas em 2024

Imagem
  O autoconhecimento ou conhecimento de si é a investigação de si mesmo. Também pode ser um projeto ético, quando o que se busca é a realização de algo que leve o sujeito a ser mestre de si mesmo e, consequentemente, um ser humano melhor.  Wikipédia
Observe que existem alguns links de afiliados, o que significa que receberei uma pequena comissão se você clicar e fizer uma compra, sem nenhum custo extra para você. Isso ajudará a apoiar meu blog e a criar novos conteúdos!

Superalimentos, mas Serão Mesmo super?


O termo "superalimentos", "supernutrientes", tornou-se muito popular, atualmente, mas afinal o que são mesmo esses tão famosos superalimentos, e será que eles são mesmo super?
O termo superalimentos foi criado pelo Dr. Steven Pratt em 1994 e introduzido no nosso cotidiano em 2004, quando lançou o livro " SuperFoodsRx: Fourteen Foods That Will Change Your Life" ("Receita de superalimentos: Catorze alimentos que Vão Mudar sua Vida").

Segundo o Dr. Steven esses catorze alimentos que podem mudar a nossa vida devem ter três qualidades: 


Precisam ser fáceis de encontrar;

Devem conter nutrientes que ajudem a manter a longevidade e Benefícios comprovados através de estudos científicos
Mas, afinal quais são os superalimentos listados pelo Dr. Steven Pratt? 

Maçã, Abacate, Feijões, Mirtilos, Canela, Chocolate ,amargo, Frutas secas,Azeite,  Alho, Mel, Kiwi, Iogurte, Aveia, Laranja, Romã, Abóbora, Soja, Tomates, Carne de Peru, Nozes, Goji Berry, Salmão, Brócolos, Espinafre,Chá verde.

"Esses alimentos foram escolhidos porque eles contêm altas concentrações de nutrientes essenciais, bem como o fato de que muitos deles são baixos em calorias". "Os alimentos que contém esses nutrientes têm sido comprovada para ajudar a prevenir e, em alguns casos, reverter os efeitos conhecidos do envelhecimento, incluindo doenças cardiovasculares, diabetes tipo II, hipertensão e certos tipos de cancro."CNN

De acordo com Pratt os superalimentos "é uma dieta não dieta", uma alimentação para a vida toda que leva as pessoas a perderem peso sem, no entanto, estarem a tentar perder peso.


Realmente, concordo que os superalimentos são saudáveis, mas comer só eles não fará você perder peso. Uma alimentação que inclua uma grande variedade de alimentos nutritivos, nomeadamente, frutas e hortícolas,( e outros tantos alimentos que considero super e que não constam dessa lista, como o gengibre, a sardinha, o limão, couve, a amora, sementes de girassol, de linhaça, spirulina, etc.) continua a ser a melhor forma de assegurar uma ingestão nutricional adequada e equilibrada para uma ótima saúde.

Fontes: Eufic
CNN

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Sal Gourmet de Lavanda

Batido de banana e uva