Por que saber de alguns passos no processo de reconhecimento do seu curso de nutrição em Portugal é muito importante para que você chegue, mais facilmente, a legalização da sua profissão em território português. E por muitos, colegas, nutricionistas procurarem e se beneficiaram desses conhecimentos, disponibilizo, em formato e-book o Guia prático para o exercício da nutrição em Portugal, 7ª edição para todos os nutricionistas interessados em viver e trabalhar na sua profissão em Portugal.
Superalimentos, mas Serão Mesmo super?
O termo "superalimentos", "supernutrientes", tornou-se muito popular, atualmente, mas afinal o que são mesmo esses tão famosos superalimentos, e será que eles são mesmo super?
O termo superalimentos foi criado pelo Dr. Steven Pratt em 1994 e introduzido no nosso cotidiano em 2004, quando lançou o livro " SuperFoodsRx: Fourteen Foods That Will Change Your Life" ("Receita de superalimentos: Catorze alimentos que Vão Mudar sua Vida").
Segundo o Dr. Steven esses catorze alimentos que podem mudar a nossa vida devem ter três qualidades:
Precisam ser fáceis de encontrar;
Devem conter nutrientes que ajudem a manter a longevidade e Benefícios comprovados através de estudos científicos
Mas, afinal quais são os superalimentos listados pelo Dr. Steven Pratt?
Maçã, Abacate, Feijões, Mirtilos, Canela, Chocolate ,amargo, Frutas secas,Azeite, Alho, Mel, Kiwi, Iogurte, Aveia, Laranja, Romã, Abóbora, Soja, Tomates, Carne de Peru, Nozes, Goji Berry, Salmão, Brócolos, Espinafre,Chá verde.
"Esses alimentos foram escolhidos porque eles contêm altas concentrações de nutrientes essenciais, bem como o fato de que muitos deles são baixos em calorias". "Os alimentos que contém esses nutrientes têm sido comprovada para ajudar a prevenir e, em alguns casos, reverter os efeitos conhecidos do envelhecimento, incluindo doenças cardiovasculares, diabetes tipo II, hipertensão e certos tipos de cancro."CNN
De acordo com Pratt os superalimentos "é uma dieta não dieta", uma alimentação para a vida toda que leva as pessoas a perderem peso sem, no entanto, estarem a tentar perder peso.
Realmente, concordo que os superalimentos são saudáveis, mas comer só eles não fará você perder peso. Uma alimentação que inclua uma grande variedade de alimentos nutritivos, nomeadamente, frutas e hortícolas,( e outros tantos alimentos que considero super e que não constam dessa lista, como o gengibre, a sardinha, o limão, couve, a amora, sementes de girassol, de linhaça, spirulina, etc.) continua a ser a melhor forma de assegurar uma ingestão nutricional adequada e equilibrada para uma ótima saúde.
Fontes: Eufic
CNN
Mensagens populares deste blogue
Uma nova perspectiva sobre os alimentos é o reconhecimento do seu valor vibracional. Os alimentos possuem uma frequência (onda de energia) positiva ou negativa conforme sua origem natural/industrializado, conforme sua cor (as cores emitem frequências) e também a frequência do sentimento de quem prepara (amor, raiva ou descaso). Ao seleccionar um alimento, não leve em conta apenas o seu valor nutricional, pense na energia que ele contém e que você está colocando para dentro. Sabendo disso, refine (ainda mais) suas escolhas, e eleve sua frequência vibracional para ter um corpo mais saudável.
Muitos possuem uma ideia de que a Macrobiótica e o vegetarianismo se regem pelos mesmos princípios, o que não é verdade – o regime macrobiótico, sendo predominantemente de origem vegetal, não é necessariamente vegetariano, pois o uso de produtos animais (principalmente peixe) é aceitável. Os seus seguidores consideram-na uma alimentação adequada ao meio ambiente, acompanhando o ritmo das estações do ano e respeitando a evolução físico-psíquica e biológica de cada um, bem como o seu próprio nível de discernimento.
Esse sal de lavanda é uma especiaria que dar um toque requintado e funcional na confecção de suas preparações. Ele é feito com sal rosa grosso e flores de lavandas biológicas secas. Antes de falar do emprego dessa erva linda e muito versátil na culinária e gastronomia, vamos conhecê-la melhor.
Comentários
Enviar um comentário