Guia prático para o exercício da nutrição em Portugal, acesso gratuito na Web. clique na imagem

Guia prático para o exercício da nutrição em Portugal, acesso gratuito na Web. clique na imagem
Este guia pratico, se encontra disponível na Web, para consultar, baixar e imprimir, mas não para ser reproduzido sem a prévia, autorização da autora.

Mais conhecimento de si mesmo, mais consciência, mais objetivos atingidos - Boas entradas em 2024

Imagem
  O autoconhecimento ou conhecimento de si é a investigação de si mesmo. Também pode ser um projeto ético, quando o que se busca é a realização de algo que leve o sujeito a ser mestre de si mesmo e, consequentemente, um ser humano melhor.  Wikipédia
Observe que existem alguns links de afiliados, o que significa que receberei uma pequena comissão se você clicar e fizer uma compra, sem nenhum custo extra para você. Isso ajudará a apoiar meu blog e a criar novos conteúdos!

Alimentação para dormir melhor

Você tem um bom sono?

A maioria das pessoas sofrem de algum transtorno do sono em uma fase da vida. A insónia é um dos principais dele, ela acomete principalmente as mulheres na altura da menopausa e aqueles que levam muitas preocupações para cama. 

Mas, será que existem alimentos que podem colaborar para uma noite bem descansada?
Assim como existe alimentos que servem como estimulantes e que devem ser evitados(cafeína, coca-cola, álcool…) por quem sofre de stress, ansiedade ou insónias, também existe vários tipos de alimentos ajudam a relaxar a melhorar o humor, o estados de ânimo. Portanto, tudo aquilo que se come diariamente está directamente relacionado com a saúde, estados de espírito e pensamentos. 
Para melhorar o fluxo sanguíneo cuide de ingerir alimentos que promovam saúde ao seu organismo.

Além de actividade física e outras terapias, está comprovado que existe uma grande relação entre a alimentação e uma boa noite de sono. 

Quais são os tipos de alimentos contra as insónias e que ajudam a dormir melhor?

Hidrato de carbono - Deve-se evitar os hidratos de carbono simples (açúcar, doces, bolachas, etc..) que são, rapidamente, absorvidos e optar por hidratos de carbono complexos, pois estes permitem uma libertação lenta de açúcar na corrente sanguínea.
Bons alimentos: pão integral, bananas, aveia, sementes, frutos secos.

Proteínas - As proteínas promover e ajudar na regulação do nosso metabolismo demoram mais para serem digeridas o que oferece um poder de saciedade maior, e, consequentemente, vão ajudar a dormir melhor. 
Bons alimentos: peixes gordos, ovos, frango, peru, queijo, leite, soja, feijão, grão, ervilhas. 

Gorduras- As gorduras polinsaturadas (ómega 3, 6 e 9), denominadas gorduras “boas” promovem a saúde, na medida que melhoram a circulação sanguínea, alterações de humor, falta de memória, depressão e problemas neurológicos.
Bons alimentos: Salmão, Cavala, Sardinhas, Amêndoas, Nozes, Sementes de Linhaça e Chia.

Hortaliças e frutas - As hortaliças e frutas têm um poder antioxidante, regenerador, protector e são essenciais para a saúde física e mental. As frutas e hortaliças têm a capacidade de proteger todas as células do organismo contra os radicais livres, especialmente as cerebrais.
Bons alimentos:  alface, cenoura, couve-flor, tomate, brócolos,  morango, melancia, framboesa, pêra, maçãs, laranja.

Vitaminas e minerais -  A deficiência de várias vitaminas e minerais como a Vitamina B12, B6, zinco, selénio, cálcio e magnésio, podem aumentar estados depressivos e estar directamente relacionadas com episódios de insónias e de noites mal dormidas.
Bons alimentos: frutas, vegetais, frutos secos, nozes, amêndoas, sementes de girassol, linhaça, chia, (multivitamínico quando se fizer necessário).

Líquidos - Uma adequada ingestão de líquidos, diariamente, é  importante e funciona como ponto de ligação entre todos os alimentos, pois os líquidos têm como função a participação em diversos processos fisiológicos do corpo.
Bons alimentos: água, sumos naturais, leite, leite de vegetais, caldos, sopas e batidos naturais.

Obs.: Não se deve alimentar em demasiado à noite (jantar, ceia) para que o organismo possa relaxar por completo e promover uma total reparação celular com uma boa noite de sono.

Cuide se bem!

Tenha um bom e restaurado sono.

Imagem: google imagens

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Sal Gourmet de Lavanda