O autoconhecimento ou conhecimento de si é a investigação de si mesmo. Também pode ser um projeto ético, quando o que se busca é a realização de algo que leve o sujeito a ser mestre de si mesmo e, consequentemente, um ser humano melhor. Wikipédia
Alimentação para dormir melhor
Você tem um bom sono?
A maioria das pessoas sofrem de algum transtorno do sono em uma fase da vida. A insónia é um dos principais dele, ela acomete principalmente as mulheres na altura da menopausa e aqueles que levam muitas preocupações para cama.
Mas, será que existem alimentos que podem colaborar para uma noite bem descansada?
Assim como existe alimentos que servem como estimulantes e que devem ser evitados(cafeína, coca-cola, álcool…) por quem sofre de stress, ansiedade ou insónias, também existe vários tipos de alimentos ajudam a relaxar a melhorar o humor, o estados de ânimo. Portanto, tudo aquilo que se come diariamente está directamente relacionado com a saúde, estados de espírito e pensamentos.
Para melhorar o fluxo sanguíneo cuide de ingerir alimentos que promovam saúde ao seu organismo.
Além de actividade física e outras terapias, está comprovado que existe uma grande relação entre a alimentação e uma boa noite de sono.
Quais são os tipos de alimentos contra as insónias e que ajudam a dormir melhor?
Hidrato de carbono - Deve-se evitar os hidratos de carbono simples (açúcar, doces, bolachas, etc..) que são, rapidamente, absorvidos e optar por hidratos de carbono complexos, pois estes permitem uma libertação lenta de açúcar na corrente sanguínea.
Bons alimentos: pão integral, bananas, aveia, sementes, frutos secos.
Proteínas - As proteínas promover e ajudar na regulação do nosso metabolismo demoram mais para serem digeridas o que oferece um poder de saciedade maior, e, consequentemente, vão ajudar a dormir melhor.
Bons alimentos: peixes gordos, ovos, frango, peru, queijo, leite, soja, feijão, grão, ervilhas.
Gorduras- As gorduras polinsaturadas (ómega 3, 6 e 9), denominadas gorduras “boas” promovem a saúde, na medida que melhoram a circulação sanguínea, alterações de humor, falta de memória, depressão e problemas neurológicos.
Bons alimentos: Salmão, Cavala, Sardinhas, Amêndoas, Nozes, Sementes de Linhaça e Chia.
Hortaliças e frutas - As hortaliças e frutas têm um poder antioxidante, regenerador, protector e são essenciais para a saúde física e mental. As frutas e hortaliças têm a capacidade de proteger todas as células do organismo contra os radicais livres, especialmente as cerebrais.
Bons alimentos: alface, cenoura, couve-flor, tomate, brócolos, morango, melancia, framboesa, pêra, maçãs, laranja.
Vitaminas e minerais - A deficiência de várias vitaminas e minerais como a Vitamina B12, B6, zinco, selénio, cálcio e magnésio, podem aumentar estados depressivos e estar directamente relacionadas com episódios de insónias e de noites mal dormidas.
Bons alimentos: frutas, vegetais, frutos secos, nozes, amêndoas, sementes de girassol, linhaça, chia, (multivitamínico quando se fizer necessário).
Líquidos - Uma adequada ingestão de líquidos, diariamente, é importante e funciona como ponto de ligação entre todos os alimentos, pois os líquidos têm como função a participação em diversos processos fisiológicos do corpo.
Bons alimentos: água, sumos naturais, leite, leite de vegetais, caldos, sopas e batidos naturais.
Obs.: Não se deve alimentar em demasiado à noite (jantar, ceia) para que o organismo possa relaxar por completo e promover uma total reparação celular com uma boa noite de sono.
Cuide se bem!
Tenha um bom e restaurado sono.
Imagem: google imagens
Mensagens populares deste blogue
Esse sal de lavanda é uma especiaria que dar um toque requintado e funcional na confecção de suas preparações. Ele é feito com sal rosa grosso e flores de lavandas biológicas secas. Antes de falar do emprego dessa erva linda e muito versátil na culinária e gastronomia, vamos conhecê-la melhor.
O que são mesmo células adiposas? As células adiposas ou adipócitos fazem parte do tecido adiposo, são responsáveis em armazenar gorduras e regular a temperatura corporal. Cada célula adiposa armazena determinada quantidade de gordura. Elas são capazes de armazenar gorduras até dez vezes o seu tamanho. Quando é ultrapassado o limite de armazenamento de uma célula adiposa é criada uma nova célula no tecido adiposo. O tecido adiposo acompanha o desenvolvimento do ser humano durante toda a vida. Quando desejamos perder peso é importante percebermos como a gordura é retirada do adipócito e utilizada pelos músculos envolvidos no exercício localizado. A ideia de que ao fazer 600 abdominais vai se perder gordura da barriga não é correta, pois a gordura não é queimada no local onde está sendo feito o exercício. A gordura armazenada no adipócito encontra-se na forma de triglicerídios. Enquanto, realiza-se o exercício, várias hormonas como as catecolaminas, o glucagon, a hormona do c...
Ilustração simplificada do processo da digestão no nosso organismo.
Comentários
Enviar um comentário