Guia prático para o exercício da nutrição em Portugal, acesso gratuito na Web. clique na imagem

Guia prático para o exercício da nutrição em Portugal, acesso gratuito na Web. clique na imagem
Este guia pratico, se encontra disponível na Web, para consultar, baixar e imprimir, mas não para ser reproduzido sem a prévia, autorização da autora.

Mais conhecimento de si mesmo, mais consciência, mais objetivos atingidos - Boas entradas em 2024

Imagem
  O autoconhecimento ou conhecimento de si é a investigação de si mesmo. Também pode ser um projeto ético, quando o que se busca é a realização de algo que leve o sujeito a ser mestre de si mesmo e, consequentemente, um ser humano melhor.  Wikipédia
Observe que existem alguns links de afiliados, o que significa que receberei uma pequena comissão se você clicar e fizer uma compra, sem nenhum custo extra para você. Isso ajudará a apoiar meu blog e a criar novos conteúdos!

Depoimento de um mãe com filho portador de Homocistinúria


Divulgo aqui o email que recebi da Simone Arade sobre a luta dela em relação a doença do filho, uma doença metabólica conhecida como Homocistinúria.
Conheço a história da luta da Simone pela vida de seu filho há alguns anos e já divulgue aqui no Nutrição Global a Associação de portadores de Homocistinúria que ela fundou e matérias sobre a Homocistinúria.
Segue o email da Simone na integra e peço a quem puder divulgar essa causa, pois que não é só dela, mas de tantas outras mãe de portadores dessa doença.
Email da Simone, recebido em 15 de Junho de 2015.

Gostaria de explicar um pouco sobre a doença do meu filho a Homocistinuria.

É uma doença metabólica ,que não tratada acarreta em aumento sérico de metionina e homocisteina ,estas alterações levam a um risco de fenómenos tromboliticos incluindo sistema nervoso central e cardíaco (enfarto agudo do miocárdio e acidente vascular encefálico)em palavras mais simples podem levar a OBITO ..
Imagem:es.slideshare.net

O tratamento é a diminuições da homocisteina e metionina, para conseguirmos isto precisamos fazer uma dieta pobre em proteínas, Como conseguir isto?

Tiramos os alimentos ricos em proteínas ,como carnes de qualquer espécie (bovina suína, aves ou peixe)leites e seus derivados (queijo, iogurte, coalhada, requeijão) farinha de trigo e seus derivados (pães ,bolos, doces, salgados e qualquer outro produto de panificação)os ovos também não podem.

O que este paciente pode comer?

Eles podem comer frutas, verduras, legumes, porém estes alimentos são quantificados por dia, de acordo com a tolerância do paciente. Então, como este paciente vive sem comer? Ele não sente fome? E as vitaminas, proteínas e minerais necessários para sobrevivência do paciente?

Como se resolve isto ?

Este paciente toma um composto de aminoácidos isento de metionina. 

Para que serve este composto?

Serve para suprir as necessidades diárias dele em proteína, vitamina e minerais.

Mas, ele sente-se satisfeito só com esse composto?

Não, ele fica com fome, pois ele não consegue alcançar a quantidade que necessita de energia diária.

Dai o que fazemos?

Um filho esta com fome e não podemos oferecer nada para ele comer, pois, a tolerância dele diária de metionina já foi alcançada, e ele precisa ainda de energia.

Então é ai que entram os alimentos HIPOPROTEICOS, mas o que é isto?

São alimentos com baixo teor proteico feitos para os pacientes que precisam fazer dieta com restrição de proteínas. Estes alimentos são importados e muito caros, impossibilitando as famílias menos afortunas de os comprar.

O QUE PODEMOS FAZER DIANTE DA AGONIA QUE É VER UM FILHO COM FOME? MESMO VOCÊ TENDO ALIMENTOS EM CASA, SÓ QUE ESTES ALIMENTOS SÃO PROIBIDOS PARA ELE.

Um grupo de mães com portadores desta patologia resolveu se unir e ir a luta para conseguir a sobrevivência de seus filhos, organizando uma Associação de pacientes e indo atrás dos órgãos competentes para conseguir o tratamento adequado para seus filhos.

Depois de muitas lutas, de varias associações e de alguns políticos, conseguimos a politica para as doenças raras.

E AGORA SE RESOLVEU O PROBLEMA DOS PACIENTES QUE NÃO PODEM COMER PROTEÍNAS?

Ainda não, pois falta o Ministério da Saúde criar o protocolo desta doença e os pacientes passarem a receber através do SUS (Serviço Único de Saúde) seu tratamento.

E quando isso vai acontecer? AGORA, DEPOIS DE TANTA LUTA.

Então, porque estou fazendo meu depoimento? O que quero conseguir?

Estou fazendo este depoimento para pedir o apoio dos meus amigos.
De que maneira eu quero apoio ?

O Ministério da Saúde esta fazendo uma enquete para as mães, familiares, cuidadores e amigos destes pacientes para que informem o que acham que devam constar neste protocolo.
Então, gostaria que vocês respondessem a essa enquete.

Como vocês podem fazer isto?

Entrando no link que vou compartilhar aqui e respondendo a algumas perguntas.

Exemplo:no item 13 o grupo que corresponde a patologia do meu filho é: AMINOACIDOPATIA, no item 14 o nome da doença é Homocistinúria, já no item 15 escrevam que precisamos de alimentos hipoproteicos para conseguir manter a adesão ao tratamento e ter uma qualidade de vida.

O link para dar a sua contribuição é
http://conitec.gov.br/index.php/enquete

PENSE BASTANTE NO QUE ESTÃO LENDO E NOS AJUDE,  POIS SÓ IREMOS CONSEGUIR ISSO SE TIVERMOS APOIO DE TODOS.
SE COLOQUEM NO NOSSO LUGAR, SOMOS MÃES QUE VEMOS NOSSOS FILHOS SENTIREM FOME E NÃO TEM O QUE COMER .
NÃO CONSEGUIMOS ENCONTRAR OS ALIMENTOS HIPOPROTEICOS NOS SUPERMERCADOS, PADARIAS E COMÉRCIOS COMUNS ONDE COMPRAMOS NOSSOS ALIMENTOS .
Desde já agradeço muito a todos que leram e compartilharam esta informação.

Simone Arede

Peço em nome da Simone que você responda a enquete, não leva mais do que um minuto e é por uma causa nobre.

Obrigada.

Para saber mais
Homocistinúria clássica
ABH (Associação Brasileira de Homocistenúria)
Homocistenúria uma doença detectável... 
Combinações de alimentos

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Sal Gourmet de Lavanda

Batido de banana e uva