Por que saber de alguns passos no processo de reconhecimento do seu curso de nutrição em Portugal é muito importante para que você chegue, mais facilmente, a legalização da sua profissão em território português. E por muitos, colegas, nutricionistas procurarem e se beneficiaram desses conhecimentos, disponibilizo, em formato e-book o Guia prático para o exercício da nutrição em Portugal, 7ª edição para todos os nutricionistas interessados em viver e trabalhar na sua profissão em Portugal.
Depoimento de um mãe com filho portador de Homocistinúria
Divulgo aqui o email que recebi da Simone Arade sobre a luta dela em relação a doença do filho, uma doença metabólica conhecida como Homocistinúria.Conheço a história da luta da Simone pela vida de seu filho há alguns anos e já divulgue aqui no Nutrição Global a Associação de portadores de Homocistinúria que ela fundou e matérias sobre a Homocistinúria.Segue o email da Simone na integra e peço a quem puder divulgar essa causa, pois que não é só dela, mas de tantas outras mãe de portadores dessa doença.Email da Simone, recebido em 15 de Junho de 2015.Gostaria de explicar um pouco sobre a doença do meu filho a Homocistinuria.
É uma doença metabólica ,que não tratada acarreta em aumento sérico de metionina e homocisteina ,estas alterações levam a um risco de fenómenos tromboliticos incluindo sistema nervoso central e cardíaco (enfarto agudo do miocárdio e acidente vascular encefálico)em palavras mais simples podem levar a OBITO ..Imagem:es.slideshare.net
O tratamento é a diminuições da homocisteina e metionina, para conseguirmos isto precisamos fazer uma dieta pobre em proteínas, Como conseguir isto?
Tiramos os alimentos ricos em proteínas ,como carnes de qualquer espécie (bovina suína, aves ou peixe)leites e seus derivados (queijo, iogurte, coalhada, requeijão) farinha de trigo e seus derivados (pães ,bolos, doces, salgados e qualquer outro produto de panificação)os ovos também não podem.
O que este paciente pode comer?
Eles podem comer frutas, verduras, legumes, porém estes alimentos são quantificados por dia, de acordo com a tolerância do paciente. Então, como este paciente vive sem comer? Ele não sente fome? E as vitaminas, proteínas e minerais necessários para sobrevivência do paciente?
Como se resolve isto ?
Este paciente toma um composto de aminoácidos isento de metionina.
Para que serve este composto?
Serve para suprir as necessidades diárias dele em proteína, vitamina e minerais.
Mas, ele sente-se satisfeito só com esse composto?
Não, ele fica com fome, pois ele não consegue alcançar a quantidade que necessita de energia diária.
Dai o que fazemos?
Um filho esta com fome e não podemos oferecer nada para ele comer, pois, a tolerância dele diária de metionina já foi alcançada, e ele precisa ainda de energia.
Então é ai que entram os alimentos HIPOPROTEICOS, mas o que é isto?
São alimentos com baixo teor proteico feitos para os pacientes que precisam fazer dieta com restrição de proteínas. Estes alimentos são importados e muito caros, impossibilitando as famílias menos afortunas de os comprar.
O QUE PODEMOS FAZER DIANTE DA AGONIA QUE É VER UM FILHO COM FOME? MESMO VOCÊ TENDO ALIMENTOS EM CASA, SÓ QUE ESTES ALIMENTOS SÃO PROIBIDOS PARA ELE.
Um grupo de mães com portadores desta patologia resolveu se unir e ir a luta para conseguir a sobrevivência de seus filhos, organizando uma Associação de pacientes e indo atrás dos órgãos competentes para conseguir o tratamento adequado para seus filhos.
Depois de muitas lutas, de varias associações e de alguns políticos, conseguimos a politica para as doenças raras.
E AGORA SE RESOLVEU O PROBLEMA DOS PACIENTES QUE NÃO PODEM COMER PROTEÍNAS?
Ainda não, pois falta o Ministério da Saúde criar o protocolo desta doença e os pacientes passarem a receber através do SUS (Serviço Único de Saúde) seu tratamento.
E quando isso vai acontecer? AGORA, DEPOIS DE TANTA LUTA.
Então, porque estou fazendo meu depoimento? O que quero conseguir?
Estou fazendo este depoimento para pedir o apoio dos meus amigos.De que maneira eu quero apoio ?
O Ministério da Saúde esta fazendo uma enquete para as mães, familiares, cuidadores e amigos destes pacientes para que informem o que acham que devam constar neste protocolo.Então, gostaria que vocês respondessem a essa enquete.
Como vocês podem fazer isto?
Entrando no link que vou compartilhar aqui e respondendo a algumas perguntas.
Exemplo:no item 13 o grupo que corresponde a patologia do meu filho é: AMINOACIDOPATIA, no item 14 o nome da doença é Homocistinúria, já no item 15 escrevam que precisamos de alimentos hipoproteicos para conseguir manter a adesão ao tratamento e ter uma qualidade de vida.
O link para dar a sua contribuição éhttp://conitec.gov.br/index.php/enquete
PENSE BASTANTE NO QUE ESTÃO LENDO E NOS AJUDE, POIS SÓ IREMOS CONSEGUIR ISSO SE TIVERMOS APOIO DE TODOS.SE COLOQUEM NO NOSSO LUGAR, SOMOS MÃES QUE VEMOS NOSSOS FILHOS SENTIREM FOME E NÃO TEM O QUE COMER .NÃO CONSEGUIMOS ENCONTRAR OS ALIMENTOS HIPOPROTEICOS NOS SUPERMERCADOS, PADARIAS E COMÉRCIOS COMUNS ONDE COMPRAMOS NOSSOS ALIMENTOS .Desde já agradeço muito a todos que leram e compartilharam esta informação.
Simone Arede
Peço em nome da Simone que você responda a enquete, não leva mais do que um minuto e é por uma causa nobre.
Obrigada.
Para saber maisHomocistinúria clássicaABH (Associação Brasileira de Homocistenúria)Homocistenúria uma doença detectável... Combinações de alimentos
Mensagens populares deste blogue
Já há uns bons anos a viver em Portugal, e a passar pelo inverno Europeu e nunca sofri nenhuma consequência grave de saúde motivada pelo frio intenso, a não ser constipações e gripes que se curaram com remédios caseiros e boa alimentação. Porém, este ano apareceu em minhas mãos, principalmente, nas articulações dos dedos, o que chamam por cá de Frieira (no Brasil Frieira tem um outro significado, é conhecida como a mais comum infecção de pele por fungos) e por este motivo não detectei logo os sintomas como Frieira. Ao saber que o meu problema era Frieira ocasionada pela constante exposição das mãos as baixas temperaturas (não gosto muito de usar luvas, coisa que agora sou obrigada a fazer para proteger mais as minhas delicadas mãos), comecei a procurar tratamentos e encontrei diversos tipos, desde os caseiros e simples aos farmacológicos a base de cremes e suplementos naturais. Frieiras As frieiras são situações característic...
Em qual frequência, você, vibra? A frequência na qual, você, vibra determina a forma como seu objectivo de perda de peso será atingido ou não. A frequência em que nos encontramos influência de forma positiva ou negativa os nossos corpos físicos e toda a nossa realidade.
Uma nova perspectiva sobre os alimentos é o reconhecimento do seu valor vibracional. Os alimentos possuem uma frequência (onda de energia) positiva ou negativa conforme sua origem natural/industrializado, conforme sua cor (as cores emitem frequências) e também a frequência do sentimento de quem prepara (amor, raiva ou descaso). Ao seleccionar um alimento, não leve em conta apenas o seu valor nutricional, pense na energia que ele contém e que você está colocando para dentro. Sabendo disso, refine (ainda mais) suas escolhas, e eleve sua frequência vibracional para ter um corpo mais saudável.
Comentários
Enviar um comentário