O autoconhecimento ou conhecimento de si é a investigação de si mesmo. Também pode ser um projeto ético, quando o que se busca é a realização de algo que leve o sujeito a ser mestre de si mesmo e, consequentemente, um ser humano melhor. Wikipédia
Dieta Ravenna, a nova moda para perda de peso
A dieta Ravenna é uma dieta de baixas calorias que provoca o rápido emagrecimento, foi criada pelo médico e psicoterapeuta argentino Máximo Ravenna. Ele desenvolveu o programa de perda de peso que atualmente está a ser a "onda" dos famosos e não só.
Como toda "dieta" que se preze, a Ravenna, define-se pelo controlo alimentar, plano de atividade física individualizados, juntamente, com acompanhamento psicológico. Claro que sendo uma "dieta" criada por um médico e psicoterapeuta, não deixaria de ver a importância de se trabalhar o psicológico para atingir os objetivos desejados, no caso, a perda de peso. Isso para mim e para a maioria dos meus colegas de profissão não é novidade, aliás, também aconselho este tipo de acompanhamento aos meus utentes (pacientes) quando faz-se necessário.
A dieta Ravenna apesar de ser personalizada, possui alguns princípio que direcionam os seus programas elaborados para a perda de peso, por exemplo; a redução radical do consumo de produtos que contenham farinha branca, doces e hidratos de carbono e a organização em 4 refeições ao dia; pequeno-almoço (café da manhã), almoço, lanche da tarde e jantar.
Será que que essa deita Revanna funciona mesmo?
Quando surge esses tipos de dieta o que penso logo é; pronto, agora é a correria atrás de como fazer essa dieta que fulano, beltrano e cicrano famosos, é claro, fizerem ou estão a fazer e ficaram magrinhas, esbeltas, sem perceberem que podem está a por as suas vidas em risco, pois uma dieta de restrições, de baixas calorias por dia pode causar comprometimentos irreversíveis a saúde.
Uma coisa é se ter condições e possibilidades de poder ter o apoio na própria clínica do criador desse programa para emagrecimento e sua equipa (equipe), outra coisa é fazer por conta própria e em casa essa dieta.
Como a maioria das dietas de moda essa, também, segue o caminho da restrição calórica, diminuição das refeições diárias e, consequente, perda de peso rápida. Isso já expliquei várias vezes aqui que leva ao clássico estado de emagrece, engorda, emagrece, engorda... e outras consequências para a saúde.
Pergunta-me se sou contra ou a favor dessa dieta?
Respondo que não sou contra essa dieta especifica, mais sou contra a qualquer proposta de perda de peso rápida, com restrições excessivas que não priorize a equilibrada distribuição das refeições diárias e uma reeducação alimentar. Essas dietas são um ciclo perigo e podem ocasionar complicações sérias de saúde, inclusive o oposto da obesidade, a anorexia.
Já disse, vezes sem conta, que propostas milagrosas para perda de peso rápida são ilusões e que a obtenção do peso saudável deve ser construída de dentro para fora com mudanças efetivas e conscientes.
O maior ganhador com as dietas de moda são os seus próprios criadores.
Pense nisso!
Se ame, escute o seu corpo e cuide bem dele!
Para saber mais
Mensagens populares deste blogue
O que são mesmo células adiposas? As células adiposas ou adipócitos fazem parte do tecido adiposo, são responsáveis em armazenar gorduras e regular a temperatura corporal. Cada célula adiposa armazena determinada quantidade de gordura. Elas são capazes de armazenar gorduras até dez vezes o seu tamanho. Quando é ultrapassado o limite de armazenamento de uma célula adiposa é criada uma nova célula no tecido adiposo. O tecido adiposo acompanha o desenvolvimento do ser humano durante toda a vida. Quando desejamos perder peso é importante percebermos como a gordura é retirada do adipócito e utilizada pelos músculos envolvidos no exercício localizado. A ideia de que ao fazer 600 abdominais vai se perder gordura da barriga não é correta, pois a gordura não é queimada no local onde está sendo feito o exercício. A gordura armazenada no adipócito encontra-se na forma de triglicerídios. Enquanto, realiza-se o exercício, várias hormonas como as catecolaminas, o glucagon, a hormona do c...
Esse sal de lavanda é uma especiaria que dar um toque requintado e funcional na confecção de suas preparações. Ele é feito com sal rosa grosso e flores de lavandas biológicas secas. Antes de falar do emprego dessa erva linda e muito versátil na culinária e gastronomia, vamos conhecê-la melhor.
Ilustração simplificada do processo da digestão no nosso organismo.
Comentários
Enviar um comentário