Por que saber de alguns passos no processo de reconhecimento do seu curso de nutrição em Portugal é muito importante para que você chegue, mais facilmente, a legalização da sua profissão em território português. E por muitos, colegas, nutricionistas procurarem e se beneficiaram desses conhecimentos, disponibilizo, em formato e-book o Guia prático para o exercício da nutrição em Portugal, 7ª edição para todos os nutricionistas interessados em viver e trabalhar na sua profissão em Portugal.
Dieta Ravenna, a nova moda para perda de peso
A dieta Ravenna é uma dieta de baixas calorias que provoca o rápido emagrecimento, foi criada pelo médico e psicoterapeuta argentino Máximo Ravenna. Ele desenvolveu o programa de perda de peso que atualmente está a ser a "onda" dos famosos e não só.
Como toda "dieta" que se preze, a Ravenna, define-se pelo controlo alimentar, plano de atividade física individualizados, juntamente, com acompanhamento psicológico. Claro que sendo uma "dieta" criada por um médico e psicoterapeuta, não deixaria de ver a importância de se trabalhar o psicológico para atingir os objetivos desejados, no caso, a perda de peso. Isso para mim e para a maioria dos meus colegas de profissão não é novidade, aliás, também aconselho este tipo de acompanhamento aos meus utentes (pacientes) quando faz-se necessário.
A dieta Ravenna apesar de ser personalizada, possui alguns princípio que direcionam os seus programas elaborados para a perda de peso, por exemplo; a redução radical do consumo de produtos que contenham farinha branca, doces e hidratos de carbono e a organização em 4 refeições ao dia; pequeno-almoço (café da manhã), almoço, lanche da tarde e jantar.
Será que que essa deita Revanna funciona mesmo?
Quando surge esses tipos de dieta o que penso logo é; pronto, agora é a correria atrás de como fazer essa dieta que fulano, beltrano e cicrano famosos, é claro, fizerem ou estão a fazer e ficaram magrinhas, esbeltas, sem perceberem que podem está a por as suas vidas em risco, pois uma dieta de restrições, de baixas calorias por dia pode causar comprometimentos irreversíveis a saúde.
Uma coisa é se ter condições e possibilidades de poder ter o apoio na própria clínica do criador desse programa para emagrecimento e sua equipa (equipe), outra coisa é fazer por conta própria e em casa essa dieta.
Como a maioria das dietas de moda essa, também, segue o caminho da restrição calórica, diminuição das refeições diárias e, consequente, perda de peso rápida. Isso já expliquei várias vezes aqui que leva ao clássico estado de emagrece, engorda, emagrece, engorda... e outras consequências para a saúde.
Pergunta-me se sou contra ou a favor dessa dieta?
Respondo que não sou contra essa dieta especifica, mais sou contra a qualquer proposta de perda de peso rápida, com restrições excessivas que não priorize a equilibrada distribuição das refeições diárias e uma reeducação alimentar. Essas dietas são um ciclo perigo e podem ocasionar complicações sérias de saúde, inclusive o oposto da obesidade, a anorexia.
Já disse, vezes sem conta, que propostas milagrosas para perda de peso rápida são ilusões e que a obtenção do peso saudável deve ser construída de dentro para fora com mudanças efetivas e conscientes.
O maior ganhador com as dietas de moda são os seus próprios criadores.
Pense nisso!
Se ame, escute o seu corpo e cuide bem dele!
Para saber mais
Mensagens populares deste blogue
Uma nova perspectiva sobre os alimentos é o reconhecimento do seu valor vibracional. Os alimentos possuem uma frequência (onda de energia) positiva ou negativa conforme sua origem natural/industrializado, conforme sua cor (as cores emitem frequências) e também a frequência do sentimento de quem prepara (amor, raiva ou descaso). Ao seleccionar um alimento, não leve em conta apenas o seu valor nutricional, pense na energia que ele contém e que você está colocando para dentro. Sabendo disso, refine (ainda mais) suas escolhas, e eleve sua frequência vibracional para ter um corpo mais saudável.
Muitos possuem uma ideia de que a Macrobiótica e o vegetarianismo se regem pelos mesmos princípios, o que não é verdade – o regime macrobiótico, sendo predominantemente de origem vegetal, não é necessariamente vegetariano, pois o uso de produtos animais (principalmente peixe) é aceitável. Os seus seguidores consideram-na uma alimentação adequada ao meio ambiente, acompanhando o ritmo das estações do ano e respeitando a evolução físico-psíquica e biológica de cada um, bem como o seu próprio nível de discernimento.
Esse sal de lavanda é uma especiaria que dar um toque requintado e funcional na confecção de suas preparações. Ele é feito com sal rosa grosso e flores de lavandas biológicas secas. Antes de falar do emprego dessa erva linda e muito versátil na culinária e gastronomia, vamos conhecê-la melhor.
Comentários
Enviar um comentário