O autoconhecimento ou conhecimento de si é a investigação de si mesmo. Também pode ser um projeto ético, quando o que se busca é a realização de algo que leve o sujeito a ser mestre de si mesmo e, consequentemente, um ser humano melhor. Wikipédia
Estudo suporta recomendações de lacticínios para perda de peso
De acordo com um novo estudo Norte-Americano, a restrição de lacticínios durante um programa de perda de peso pode ser incorrecta. Os investigadores da University of Tennessee verificaram que as doses recomendadas de lacticínios podem ser usadas durante a manutenção do peso sem contribuir para o ganho ponderal, comparativamente a dietas com restrição destes alimentos.
O estudo contribui para o debate actual acerca do potencial papel do leite e derivados no controlo do peso. Os investigadores recrutaram 244 indivíduos com excesso de peso e obesidade com uma média de idades de 40.3 anos e atribuíram-lhes um regime de perda e subsequente controlo de peso com uma ingestão diária recomendada de 3 porções de lacticínios como leite, iogurte ou queijo (grupo dos lacticínios) ou com uma ingestão diária de 1 ou menos porções por dia (grupo controlo).
Durante a parte de controlo de peso do estudo, os investigadores não verificaram quaisquer diferenças significativas entre os grupos em termos de peso ou composição corporal. Por outro lado, o grupo dos lacticínios consumiu significativamente mais energia do que o grupo controlo.
Foi detectada uma redução nos níveis sanguíneos de calcitriol (1,25-dihidroxivitamina D), uma forma de vitamina no organismo, no grupo dos lacticínios. O calcitriol pode modular tanto a lipogénese como a lipólise, resultando num aumento da adiposidade (acumulação de gordura).
“Cerca de 50% dos adultos tenta perder e manter a perda de peso anualmente. Este estudo não revela nenhuma desvantagem no consumo de uma dieta com a dose recomendada de lacticínios para a manutenção do peso, em comparação com uma dieta com restrição de lacticínios”, concluíram os investigadores.
26 de Outubro de 2009
Fontes: Sociedade Portuguesa de Nutrição Comunitária - SPNC
Nutrition & Metabolism, 2008, 5:28
Mensagens populares deste blogue
O que são mesmo células adiposas? As células adiposas ou adipócitos fazem parte do tecido adiposo, são responsáveis em armazenar gorduras e regular a temperatura corporal. Cada célula adiposa armazena determinada quantidade de gordura. Elas são capazes de armazenar gorduras até dez vezes o seu tamanho. Quando é ultrapassado o limite de armazenamento de uma célula adiposa é criada uma nova célula no tecido adiposo. O tecido adiposo acompanha o desenvolvimento do ser humano durante toda a vida. Quando desejamos perder peso é importante percebermos como a gordura é retirada do adipócito e utilizada pelos músculos envolvidos no exercício localizado. A ideia de que ao fazer 600 abdominais vai se perder gordura da barriga não é correta, pois a gordura não é queimada no local onde está sendo feito o exercício. A gordura armazenada no adipócito encontra-se na forma de triglicerídios. Enquanto, realiza-se o exercício, várias hormonas como as catecolaminas, o glucagon, a hormona do c...
Em qual frequência, você, vibra? A frequência na qual, você, vibra determina a forma como seu objectivo de perda de peso será atingido ou não. A frequência em que nos encontramos influência de forma positiva ou negativa os nossos corpos físicos e toda a nossa realidade.
Esse sal de lavanda é uma especiaria que dar um toque requintado e funcional na confecção de suas preparações. Ele é feito com sal rosa grosso e flores de lavandas biológicas secas. Antes de falar do emprego dessa erva linda e muito versátil na culinária e gastronomia, vamos conhecê-la melhor.
Comentários
Enviar um comentário