O autoconhecimento ou conhecimento de si é a investigação de si mesmo. Também pode ser um projeto ético, quando o que se busca é a realização de algo que leve o sujeito a ser mestre de si mesmo e, consequentemente, um ser humano melhor. Wikipédia
O Amigo do Coração: Ômega 3
Uma alimentação balanceada é de fundamental importância na prevenção e no tratamento de doenças. Por isso, existem várias pesquisas mostrando os efeitos benéficos que os alimentos trazem para o ser humano.
O ômega 3 é um tipo de gordura muito benéfica para o coração, cujos benefícios vem sendo pesquisados desde a década de 70, e hoje já são fatos consolidados. Ômega 3 é um tipo de gordura encontrada em peixes de águas profundas e frias (salmão, atum, arenque, bacalhau, cavalinha, sardinha, truta etc.), e em menores concentrações na nozes, castanha e nos óleos vegetais (azeite, soja) .
Para quem não gosta ou não inclui os peixes ou os óleos de peixe no cardápio, as sementes de linhaça e o óleo de linhaça são as melhores alternativas como fonte de Ômega-3.
Essa gordura não é produzida pelo organismo humano portanto, deve ser fornecida através da alimentação.
O ômega3 é reconhecido como sendo um nutriente cardioprotetor. Os efeitos cardioprotetores do ômega-3 parecem dever-se, principalmente, a uma combinação de resultados nos seguintes parâmetros de risco à saúde cardiovascular: diminuição do colesterol e triglicerides no sangue; prevenção de batimento cardíaco irregular (antiarritmia); diminuição da pressão sanguínea; redução da agregação plaquetária e aumento da fluidez do sangue
Estudos mostram ainda que o consumo regular de Omega-3 está ligado aos seguintes benefícios: boa concentração; boa memória; motivação; boas habilidades motoras; boa velocidade de reação e a neutralização do stress.
Os cientistas observaram uma incidência curiosamente baixa de doenças cardiovasculares entre os esquimós da Groenlândia, apesar de sua alimentação conter alto teor de gordura. O motivo? Sua alimentação consistia em peixes ricos em ácidos graxos ômega-3. Este foi o ponto de partida para maiores estudos sobre a importância do omega-3 para a saúde humana
Mensagens populares deste blogue
O que são mesmo células adiposas? As células adiposas ou adipócitos fazem parte do tecido adiposo, são responsáveis em armazenar gorduras e regular a temperatura corporal. Cada célula adiposa armazena determinada quantidade de gordura. Elas são capazes de armazenar gorduras até dez vezes o seu tamanho. Quando é ultrapassado o limite de armazenamento de uma célula adiposa é criada uma nova célula no tecido adiposo. O tecido adiposo acompanha o desenvolvimento do ser humano durante toda a vida. Quando desejamos perder peso é importante percebermos como a gordura é retirada do adipócito e utilizada pelos músculos envolvidos no exercício localizado. A ideia de que ao fazer 600 abdominais vai se perder gordura da barriga não é correta, pois a gordura não é queimada no local onde está sendo feito o exercício. A gordura armazenada no adipócito encontra-se na forma de triglicerídios. Enquanto, realiza-se o exercício, várias hormonas como as catecolaminas, o glucagon, a hormona do c...
Esse sal de lavanda é uma especiaria que dar um toque requintado e funcional na confecção de suas preparações. Ele é feito com sal rosa grosso e flores de lavandas biológicas secas. Antes de falar do emprego dessa erva linda e muito versátil na culinária e gastronomia, vamos conhecê-la melhor.
Ilustração simplificada do processo da digestão no nosso organismo.
Oi Sil,
ResponderEliminarInteressante matéria! Tenho procurado incluir a linhaça em meu café da manhã com esse objetivo, já que consumo pouco o peixe.
Bjos!