Por que saber de alguns passos no processo de reconhecimento do seu curso de nutrição em Portugal é muito importante para que você chegue, mais facilmente, a legalização da sua profissão em território português. E por muitos, colegas, nutricionistas procurarem e se beneficiaram desses conhecimentos, disponibilizo, em formato e-book o Guia prático para o exercício da nutrição em Portugal, 7ª edição para todos os nutricionistas interessados em viver e trabalhar na sua profissão em Portugal.
Nutricionistas, Dietistas ou Profissionais da Nutrição?
Em alguns países das Américas e da Europa, nomeadamente, Portugal, existem duas profissões ligadas a Nutrição/Saúde, são elas o Dietista e o Nutricionista.
Para muitos brasileiros com formação superior em Nutrição (como é o meu caso) que obtiveram sua Equivalência em Ciências da Nutrição em Portugal, isso faz enorme confusão, visto que, no Brasil não existe essa dicotomia na profissão. Possuímos uma única categoria profissional- Nutricionista o que facilitou e facilita as lutas pelos direitos e leis políticas que regem a profissão do Nutricionista em território brasileiro.
Em Portugal a existência de duas profissões que trabalham, praticamente, com as mesmas finalidades e objectos dificulta, no meu ponto de vista, ganhos que poderiam ser conquistados com mais e maior eficiência com o entendimento, unificação ou fusão das duas profissões, pois assim ambas sairiam a ganhar com um maior empenho nas lutas pelas causas em comuns, como a criação de uma Ordem para os profissionais de nutrição, uma associação pública representativa dos profissionais de nutrição e dietética inscritos com habilitação académica e profissional legalmente exigida para o respectivo exercício da profissão.
Uma Ordem profissional é uma associação pública cujas atribuições são a definição e o controlo da observância das regras relativas à correspondente actividade profissional. Essa instituição é semelhante aos Conselhos Profissionais Federais no Brasil, no caso, o Conselho Federal de Nutricionistas - CFN.O que existem, hoje, são Associações de direitos privados que "fiscalizam" (em parte) a actuação das ambas profissões. Associação Portuguesa dos Dietistas - APD e a Associação Portuguesa dos Nutricionistas - APN.
Deixo aqui a pergunta...Se as semelhanças são maiores do que as diferenças e se as diferenças podem ser corrigidas e aperfeiçoadas por que a manutenção de duas classes profissionais na área da Nutrição/Dietética?
Saiba mais em:Dietistas e Nutricionistas, eis a questão?Ordem dos Nutricionistas
Mensagens populares deste blogue
Em qual frequência, você, vibra? A frequência na qual, você, vibra determina a forma como seu objectivo de perda de peso será atingido ou não. A frequência em que nos encontramos influência de forma positiva ou negativa os nossos corpos físicos e toda a nossa realidade.
Uma nova perspectiva sobre os alimentos é o reconhecimento do seu valor vibracional. Os alimentos possuem uma frequência (onda de energia) positiva ou negativa conforme sua origem natural/industrializado, conforme sua cor (as cores emitem frequências) e também a frequência do sentimento de quem prepara (amor, raiva ou descaso). Ao seleccionar um alimento, não leve em conta apenas o seu valor nutricional, pense na energia que ele contém e que você está colocando para dentro. Sabendo disso, refine (ainda mais) suas escolhas, e eleve sua frequência vibracional para ter um corpo mais saudável.
Ilustração simplificada do processo da digestão no nosso organismo.
Comentários
Enviar um comentário