Guia prático para o exercício da nutrição em Portugal, acesso gratuito na Web. clique na imagem

Guia prático para o exercício da nutrição em Portugal, acesso gratuito na Web. clique na imagem
Este guia pratico, se encontra disponível na Web, para consultar, baixar e imprimir, mas não para ser reproduzido sem a prévia, autorização da autora.

Mais conhecimento de si mesmo, mais consciência, mais objetivos atingidos - Boas entradas em 2024

Imagem
  O autoconhecimento ou conhecimento de si é a investigação de si mesmo. Também pode ser um projeto ético, quando o que se busca é a realização de algo que leve o sujeito a ser mestre de si mesmo e, consequentemente, um ser humano melhor.  Wikipédia
Observe que existem alguns links de afiliados, o que significa que receberei uma pequena comissão se você clicar e fizer uma compra, sem nenhum custo extra para você. Isso ajudará a apoiar meu blog e a criar novos conteúdos!

Dermatofitose, Frieira ou Pé-de-atleta


A dermatofitose, popularmente conhecida como frieira ou pé-de-atleta, é uma infecção por fungo e pode afectar o couro cabelo, corpo (particularmente a virilha), pés e unhas.

A dermatofitose (frieira) é uma doença de pele comum, especialmente em crianças, mas pode afectar pessoas de todas a idades, assim como animais. Qualquer um exposto a pessoa ou animal infectado, ou esporos do fungo no ambiente, pode contrair frieira. O fungo que causa frieira pode se espalhar através do contato direto de pele com uma pessoa ou animal infectado. A frieira também pode se espalhar indirectamente, como pelo contato com objetos ou superfícies que pessoa ou animal infectado tocou. Em casos raros a frieira pode ser espalhada pelo contato com o solo.

Sintomas 

A frieira geralmente começa como uma pequena área avermelhada e descamações que se espalham para fora deixando manchas ou falta temporária de cabelos. Algumas vezes há coceira na área. O cabelo infectado pode quebrar facilmente. A dermatofitose no pé, conhecida como pé-de-atleta, aparece como descamação e rachadura da pele, especialmente entre os dedos. Frieira nas unhas as faz ficarem descoloradas, grossas e quebradiças.
Dependendo do fungo, os sinais e sintomas geralmente aparecem dentro de uma ou duas semanas após a exposição.

Diagnóstico 

Alguns casos de frieira podem ter seu diagnóstico pela aparência da pele afectada. Examinar a área afectada com luz ultravioleta pode mostrar alguns tipos de infecções de pele por fungos. O couro cabeludo ou cabelos de uma área afectada podem ser examinados sob microscópio, e testes laboratoriais podem confirmar o diagnóstico.

Tratamento
O tratamento para frieira geralmente envolve remédio tópico anti-fungos. Agentes orais, como griseofulvina, terbinafina ou itraconazol também podem ser considerados no tratamento.

Prevenção 
A prevenção pode ser feita com boa higiene e não compartilhando itens pessoais. Mantenha as áreas de uso comum limpas, especialmente em escolas, creches, academias e vestiários. Lave itens que tiveram contato com pessoas infectadas com água quente. Animais infectados 
devem ser examinados por um veterinário.

Fonte: Dermatofitose
Para saber mais acesse derme.org

Comentários

  1. Sil, muito bom saber. Vou ter que vir mais vezes por aqui para me atualizar!!! Bjos e otimo sabado para ti!!!Fica com Deus!!!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Sal Gourmet de Lavanda

Batido de banana e uva