Por que saber de alguns passos no processo de reconhecimento do seu curso de nutrição em Portugal é muito importante para que você chegue, mais facilmente, a legalização da sua profissão em território português. E por muitos, colegas, nutricionistas procurarem e se beneficiaram desses conhecimentos, disponibilizo, em formato e-book o Guia prático para o exercício da nutrição em Portugal, 7ª edição para todos os nutricionistas interessados em viver e trabalhar na sua profissão em Portugal.
A nossa Vermelha Cereja!
Nesta altura do ano, quando se incia o verão Europeu, as cerejas são um dos frutos vermelhos mais abundante em Portugal. De um vermelho vivo, encarnado, doces, refrescantes e gulosas, sim gulosas, este é o termo usado, pois é impossível comer uma só. Não é sem razão, que por cá existe o provérbio popular “as conversas são como as cerejas, ou seja, quanto mais se tem, mais se quer, não acabam… ainda bem”. E, é verdade, quando se começa a comê-las e difícil parar. O melhor é tirá-las de perto dos olhos e das mão! rrrsss
DESCRIÇÃO BOTÂNICAA cerejeira é uma planta arbórea, que produz frutos pequenos, arredondados, de coloração variável do quase incolor com traços amarelos ao vermelho escuro.A cerejeira é uma planta cujo cultivo deve ser realizado em regiões frias, visto que os cultivares mais importantes necessitam de 800 a 1000 horas de frio para produzirem satisfatoriamente. Com ideais, são considerados aquelas áreas com invernos frios e chuvosos e verões secos e amenos.Cerejeira é o nome dado a várias espécies de árvores, algumas frutíferas, outras produtoras de madeira nobre. Estas árvores classificam-se no sub-género Cerasus incluído no géneroPrunus (Rosaceae). Os frutos da cerejeira são conhecidos como cerejas, algumas delas comestíveis. A cerejeira foi introduzida na Europa, sendo que é uma planta originária da Ásia.As cerejas são frutos pequenos e arredondados que podem apresentar várias cores, sendo o vermelho a mais comum entre as variedades comestíveis. A cereja-doce, de polpa macia e suculenta, é servida ao natural, como sobremesa. A cereja-ácida ou ginja, de polpa bem mais firme, é usada na fabricação de conservas, compotas e bebidas licorosas, como o Kirsch, oCherry e o Marasquino.
ORIGEMA cerejeira é uma planta originária da Ásia, foi introduzida acerca de 20 séculos na Europa
COMPOSIÇÃO100 g contêm, em média:Glicídios (g) ...................................................22Proteínas (g)................................................... 1Lipídios (g)...................................................... 0Fibras alimentares (g)................................... 2Vitaminas Vitamina A1 (mg)...................... 10Vitamina B1 (mg) .........................................50Vitamina B2 (mg)......................................... 10Vitamina B3 (mg) ...........................................0Vitamina C (mg) ...........................................15Minerais Sódio (mg)..................................... 46Potássio (mg) ..............................................324Cálcio (mg).................................................... 40Fósforo (mg)................................................. 30Ferro (mg) ......................................................1Conteúdo energético (kcal) ........................96
PROPRIEDADES E INDICAÇÃO PARA A SAÚDENutricional: Uma chávena/xícara de cerejas doces picadas contém cerca de 140 calorias, 20 mg de vitamina C e 500mg de potássio. Quando em conserva, estes nutrientes são reduzidos.É alcalinizante, remineralizante e eficaz contra a arteriosclerose. É muito depurativa, diurética, anti-reumática, eleva as defesas, sedativo nervoso, laxativo, regulador gástrico.O óleo que se extrai ao comprimir a semente foi tradicionalmente usado para o reumatismoA vitamina A que lhe dá a cor característica torna boa para a visão.
Contra o cancro/câncerO ácido elágico, um fitoquímico com propriedades antioxidantes que está presente na cereja, inibe o desenvolvimento e reprodução de células cancerígenas.
Adelgaçantes/EmagrecedorDevido ao seu poder saciante, aliado a muito poucas calorias per capita, as cerejas desempenham um papel protagonista quando o objectivo é perder peso. Cerca de oitenta e cinco por cento do corpo da cereja é composto por água e as suas propriedades depurativas ajudam a eliminar toxinas.As fibras e o potássio favorecem uma boa circulação intestinal, assegurando a drenagem do sistema digestivo. E não só os adeptos de dietas que beneficiam ao comerem cerejas: os hipertensos e pessoas com problemas cardíacos e renais só têm a ganhar se os imitarem...
Pele saudávelPor ser detentora de betacaroteno, a cereja ajuda a manter os tecidos cutâneos protegidos, defendendo-os das agressões externas. Aliás, os próprios «pés» deste fruto são utilizados como «ingredientes» em fórmulas cosméticas anti-envelhecimento.
Fruto da juventudeOs bioflavonóides impedem a degeneração celular e o elevado índice de minerais existente na cereja funciona como uma arma contra as marcas da idade, combatendo a desmineralização óssea e as queixas associadas à menopausa.
PRECAUÇÕESA cereja é rica em tanino e se consumida em excesso (mais de 300g por dia) pode provocar lesões estomacais. Folhas, hastes e sementes são tóxicas e podem causar falta de ar, dilatação das pupilas e convulsões.
HIGIENIZAÇÃO DO FRUTOPara lavar, coloque o fruto numa mistura de 1 litro de água e 1 colher de lixivia/hipoclorito de sódio. Espere 5 minutos, enxágue e seque bem antes de armazená-lo. Assim você diminuirá o risco de contaminação por bactérias.
Fonte: Plantas MedicinaisSapo MulherObs.: Informações e orientações gerais. Ante de qualquer tratamento e para um melhor diagnóstico procure um profissional de saúde.
Mensagens populares deste blogue
Em qual frequência, você, vibra? A frequência na qual, você, vibra determina a forma como seu objectivo de perda de peso será atingido ou não. A frequência em que nos encontramos influência de forma positiva ou negativa os nossos corpos físicos e toda a nossa realidade.
Uma nova perspectiva sobre os alimentos é o reconhecimento do seu valor vibracional. Os alimentos possuem uma frequência (onda de energia) positiva ou negativa conforme sua origem natural/industrializado, conforme sua cor (as cores emitem frequências) e também a frequência do sentimento de quem prepara (amor, raiva ou descaso). Ao seleccionar um alimento, não leve em conta apenas o seu valor nutricional, pense na energia que ele contém e que você está colocando para dentro. Sabendo disso, refine (ainda mais) suas escolhas, e eleve sua frequência vibracional para ter um corpo mais saudável.
Ilustração simplificada do processo da digestão no nosso organismo.
Boa tarde minha querida Sil! Ainda bem que você existe…!
ResponderEliminarAmei este port, eu adoro cereja e já estava sofrer porque aquele médico doido disse que eu não podia comer cerejas…Com estas informações fantásticas sei que posso comer cerejas sim.
Obrigada por partilhar assuntos que muito me interessa! Parabéns!
Beijinhos
Maria