Por que saber de alguns passos no processo de reconhecimento do seu curso de nutrição em Portugal é muito importante para que você chegue, mais facilmente, a legalização da sua profissão em território português. E por muitos, colegas, nutricionistas procurarem e se beneficiaram desses conhecimentos, disponibilizo, em formato e-book o Guia prático para o exercício da nutrição em Portugal, 7ª edição para todos os nutricionistas interessados em viver e trabalhar na sua profissão em Portugal.
Contaminação por E. coli na Europa
Escherichia coli é um dos microrganismo tido como habitante natural da flora microbiana do trato intestinal de humanos e da maioria dos animais de sangue quente, sendo portanto, normalmente encontrado nas fezes destes animais. Muitas cepas de Escherichia coli não são patogênicas.São classificados como bastonetes retos, Gram negativos, não formadores de esporos, 2.0 – 6.0 m, x 1.1 – 1.5 m, possuem motilidade através de flagelos ou são imóveis. São anaeróbios facultativos e utilizam D-glicose e outros carboidratos com a formação de ácido e gás. Existem basicamente quatro diferentes grupos de Escherichia coli que tem sido relacionados com surtos de infecção alimentar, sendo classificados de acordo com: Propriedades de virulência; Sorotipos O:H; Interações com a mucosa intestinal; Síndrome clínica; Epidemiologia.Os principais grupos de Escherichia coli são: Escherichia coli enteropatogênica, Escherichia coli enteroinvasiva, Escherichia coli enterotoxigênica e Escherichia coli enterohemorrágica -- Entre os grupos patogênicos de Escherichia coli, este é provavelmente o mais importante em termos de infecções alimentares.Saiba mais detalhes sobre os grupos, sintomas, patogenia, controlo e prevenção desta bactéria aqui

Notícias Sobre a contaminação na Europa
As recentes infecções pela bactéria E.coli, associadas a alimentos crus na Alemanha, nomeadamente vegetais como pepino ou tomate, e que já mataram 14 pessoas, fizeram com que a Direcção Geral de Saúde emitisse um documento com recomendações sobre esta infecção para Portugal.
O alerta surgiu primeiro associado ao consumo de pepinos (Reuters)
A infecção, que provoca gastroenterites agudas, a que os especialistas chamam síndrome hemolítico urémico, com cólicas abdominais, diarreia com sangue, febre moderada e vómitos, tem atacado sobretudo adultos, mulheres em especial.
A DGS afirma contudo que não há, para já, necessidade de tomar medidas adicionais, excepto as já necessárias boas práticas de higiene na manipulação de alimentos crus, que devem ser bem lavados. Nos documentos (http://www.dgs.pt/) emitido a DGS cita que continuará a apoiar a situação, através da sua Unidade de Apoio às Emergências de Saúde Pública.
As autoridades portuguesas estão em contacto permanente com outras entidades nacionais a par do caso, como o Ministério da Agricultura e o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, para onde devem ser enviadas as análises de qualquer caso suspeito.
O comunicado diz que a DGS estará ainda em contacto com as autoridades internacionais , como o Centro Europeu de Prevenção e Controlo da Doença e a Organização Mundial da Saúde.
Fonte: Jornal Público
DGS
Saúde
Obs.:Tenhamos em mente os bons cuidados de higiene dos alimentos, para evitar a contaminação pela E.coli e por outras bactérias que podem ser transmitidas através dos alimentos (principalmente, os ingeridos crus), sem necessidade de pânico e alarme que venham a provocar danos a saúde individual e coletiva.
Mensagens populares deste blogue
O que são mesmo células adiposas? As células adiposas ou adipócitos fazem parte do tecido adiposo, são responsáveis em armazenar gorduras e regular a temperatura corporal. Cada célula adiposa armazena determinada quantidade de gordura. Elas são capazes de armazenar gorduras até dez vezes o seu tamanho. Quando é ultrapassado o limite de armazenamento de uma célula adiposa é criada uma nova célula no tecido adiposo. O tecido adiposo acompanha o desenvolvimento do ser humano durante toda a vida. Quando desejamos perder peso é importante percebermos como a gordura é retirada do adipócito e utilizada pelos músculos envolvidos no exercício localizado. A ideia de que ao fazer 600 abdominais vai se perder gordura da barriga não é correta, pois a gordura não é queimada no local onde está sendo feito o exercício. A gordura armazenada no adipócito encontra-se na forma de triglicerídios. Enquanto, realiza-se o exercício, várias hormonas como as catecolaminas, o glucagon, a hormona do c...
Em qual frequência, você, vibra? A frequência na qual, você, vibra determina a forma como seu objectivo de perda de peso será atingido ou não. A frequência em que nos encontramos influência de forma positiva ou negativa os nossos corpos físicos e toda a nossa realidade.
Já há uns bons anos a viver em Portugal, e a passar pelo inverno Europeu e nunca sofri nenhuma consequência grave de saúde motivada pelo frio intenso, a não ser constipações e gripes que se curaram com remédios caseiros e boa alimentação. Porém, este ano apareceu em minhas mãos, principalmente, nas articulações dos dedos, o que chamam por cá de Frieira (no Brasil Frieira tem um outro significado, é conhecida como a mais comum infecção de pele por fungos) e por este motivo não detectei logo os sintomas como Frieira. Ao saber que o meu problema era Frieira ocasionada pela constante exposição das mãos as baixas temperaturas (não gosto muito de usar luvas, coisa que agora sou obrigada a fazer para proteger mais as minhas delicadas mãos), comecei a procurar tratamentos e encontrei diversos tipos, desde os caseiros e simples aos farmacológicos a base de cremes e suplementos naturais. Frieiras As frieiras são situações característic...
Comentários
Enviar um comentário