Por que saber de alguns passos no processo de reconhecimento do seu curso de nutrição em Portugal é muito importante para que você chegue, mais facilmente, a legalização da sua profissão em território português. E por muitos, colegas, nutricionistas procurarem e se beneficiaram desses conhecimentos, disponibilizo, em formato e-book o Guia prático para o exercício da nutrição em Portugal, 7ª edição para todos os nutricionistas interessados em viver e trabalhar na sua profissão em Portugal.
Xilitol e seus efeitos na saúde humana
O xilitol é o álcool da xilose (pentoses ou açúcares de cinco carbonos das frutas) com a doçura da sacarose (açúcar de cana ou beterraba), sua velocidade de absorção é um quinto da velocidade de absorção da glicose, por isso é muito usado na alimentação para diabéticos. Substância natural produzida pelo nosso corpo diariamente também, é presente em alguns frutos, bagas, cogumelos e milho.
Um adoçante natural que sabe a açúcar, mas tem menos de 40% das suas calorias.
O xilitol é conhecido por promover menos cáries, sendo conhecido com amigo dos dentes.
Segundo estudos conduzidos na Finlândia, o xilitol auxilia na prevenção das cáries, redução da placa e atracção e destruição de micro-organismos nocivos, e permite à boca remineralizar dentes danificados. Ideal para quem quer perder peso, tem um impacto mínimo nos níveis de açúcar do sangue e por isso pode ser usado com segurança pelos diabéticos.
Segue resumo de uma artigo sobre o uso do xilitol e seus benefícios para a saúde.
"Ao empregar adoçantes na produção de bebidas e alimentos, as indústrias atualmente levam em conta a quantidade de calorias do edulcorante, a possibilidade de seu uso em dietas para redução ou controle de peso e o grau de semelhança entre o seu sabor e o do açúcar. Nesse sentido, um produto que vem atraindo a atenção dos fabricantes de bebidas e alimentos é o xilitol, adoçante que se destaca das demais substâncias do gênero, não só pelo fato de poder ser obtido por via biotecnológica, mas também por possuir importantes propriedades físico-químicas e fisiológicas. Graças a essas propriedades, o xilitol tem um grande potencial de aplicação nas áreas odontológica e médica, tendo-se mostrado eficaz no combate às cáries dentárias e no tratamento de outros males como diabetes, desordem no metabolismo de lipídeos e lesões renais e parenterais. Além disso, o xilitol previne infecções pulmonares, otite e osteoporose. Por todas essas razões, a incorporação do xilitol em dietas alimentares representa benefício tanto para os que necessitam de uma dieta controlada quanto para aqueles que, embora não tendo distúrbios metabólicos, preocupam-se com a saúde e com o bem-estar físico."
Leia o artigo cientifico completo "Xilitol: Edulcorante com efeitos benéficos para a saúde humana"
Porém, como quase tudo na vida tem dois pesos e duas medidas o uso do xilitol não pode ser abusivo, em grandes quantidades diárias, pois não convém ser cozinhado, por isso não deve ser usado em preparações cozidas e sim em receitas doces cruas.
Obs.: Quem tiver amigos de quatro patas em casa nunca deve dar nada contendo xilitol para eles, pois é, altamente, prejudicial a saúde dos cães. Para saber mais sobre isso leiam aqui
Mensagens populares deste blogue
Uma nova perspectiva sobre os alimentos é o reconhecimento do seu valor vibracional. Os alimentos possuem uma frequência (onda de energia) positiva ou negativa conforme sua origem natural/industrializado, conforme sua cor (as cores emitem frequências) e também a frequência do sentimento de quem prepara (amor, raiva ou descaso). Ao seleccionar um alimento, não leve em conta apenas o seu valor nutricional, pense na energia que ele contém e que você está colocando para dentro. Sabendo disso, refine (ainda mais) suas escolhas, e eleve sua frequência vibracional para ter um corpo mais saudável.
Muitos possuem uma ideia de que a Macrobiótica e o vegetarianismo se regem pelos mesmos princípios, o que não é verdade – o regime macrobiótico, sendo predominantemente de origem vegetal, não é necessariamente vegetariano, pois o uso de produtos animais (principalmente peixe) é aceitável. Os seus seguidores consideram-na uma alimentação adequada ao meio ambiente, acompanhando o ritmo das estações do ano e respeitando a evolução físico-psíquica e biológica de cada um, bem como o seu próprio nível de discernimento.
Esse sal de lavanda é uma especiaria que dar um toque requintado e funcional na confecção de suas preparações. Ele é feito com sal rosa grosso e flores de lavandas biológicas secas. Antes de falar do emprego dessa erva linda e muito versátil na culinária e gastronomia, vamos conhecê-la melhor.
Comentários
Enviar um comentário