Guia prático para o exercício da nutrição em Portugal, acesso gratuito na Web. clique na imagem

Guia prático para o exercício da nutrição em Portugal, acesso gratuito na Web. clique na imagem
Este guia pratico, se encontra disponível na Web, para consultar, baixar e imprimir, mas não para ser reproduzido sem a prévia, autorização da autora.

Mais conhecimento de si mesmo, mais consciência, mais objetivos atingidos - Boas entradas em 2024

Imagem
  O autoconhecimento ou conhecimento de si é a investigação de si mesmo. Também pode ser um projeto ético, quando o que se busca é a realização de algo que leve o sujeito a ser mestre de si mesmo e, consequentemente, um ser humano melhor.  Wikipédia
Observe que existem alguns links de afiliados, o que significa que receberei uma pequena comissão se você clicar e fizer uma compra, sem nenhum custo extra para você. Isso ajudará a apoiar meu blog e a criar novos conteúdos!

O que contém um pão de soja industrializado?

Um dos assunto mais corrente na maioria dos meios de comunicação, para não dizer todos, é a nutrição ligada à saúde e bem estar. Nunca se viu tantas inovações e produtos novos a surgirem de dia para dia, para perda de de peso, para melhorar isso e aquilo outro no organismo.
Quando vejo essa "explosão" de informações, lembro de uma professora que admirava muito quando tirava o bacharelato em nutrição nos anos 90, relembro como se fosse hoje, a fala dela a respeito do futuro da nutrição. Entre a explanação dos assuntos da sua disciplina, que eu amava, ela filosofava e dizia dirigindo-se a turma:... "A nutrição será a ciência do século vinte. Vocês verão grandes avanços nesta área e coisas imagináveis e impensáveis sobre os alimentos serão descobertas. A nutrição será uma área de grandiosos investimentos e lucros." Como ela profetizou, tal se cumpriu e se está a cumprir.
Diante de tantos avanços, a melhor escolha é, mesmo, seleccionar as informações que chegam até nós, e está atento ao que nos é oferecido.
Vejamos um exemplo:

No objetivo de ter uma alimentação mais cuidada, uma pessoa prefere fazer uso de produtos, digamos, mais saudáveis, então ela vai ao supermercado e compra pão de soja, sem ler o rótulo, em substituição ao pão branco a pensar que estar a fazer uma boa opção alimentar, mas ao chegar em casa descobre que o tal pão de soja nada mais é do que uma mistura de vários outros ingredientes e que de soja tem muito pouco e de natural não tem nada.
Observe o rótulo do pão de soja, abaixo, e note que além da farinha de soja (só 10%) estamos a ingerir outros ingredientes (agentes melhorantes da farinha, conservantes,  e outros componentes usados para que o produto possa ter o, dito, tempo de prateleira) sem darmos muito por isso. 
Conclusão, nem tudo que tem bom aspecto e em sua composição ingrediente com algum valor nutricional, significa ser natural, bom para a saúde. 
Cada vez mais, precisamos estar atentos aos pormenores dos produtos alimentares que se encontram à venda, pois nem tudo que reluz é ouro e nem tudo que brilha é prata.
Esteja sempre atento, mas sem stress, para saber melhor o que está a comer.
Beijinhos nutritivos.

Comentários

  1. Uma boa dica Sil, sempre que vou comprar os ingredientes é a primeira coisa que olho.
    Infelizmente somos muitas vezes enganados.
    Parabéns pela linda profissão!
    Xerocas
    Go

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Batido de banana e uva

O que é mesmo Amido Resistente ?