Guia prático para o exercício da nutrição em Portugal, acesso gratuito na Web

Guia prático para o exercício da nutrição em Portugal, acesso gratuito na Web
Este guia pratico, se encontra disponível na Web, para consultar, baixar e imprimir, mas não para ser reproduzido sem a prévia, autorização da autora.

Mais conhecimento de si mesmo, mais consciência, mais objetivos atingidos - Boas entradas em 2024

Imagem
  O autoconhecimento ou conhecimento de si é a investigação de si mesmo. Também pode ser um projeto ético, quando o que se busca é a realização de algo que leve o sujeito a ser mestre de si mesmo e, consequentemente, um ser humano melhor.  Wikipédia
Observe que existem alguns links de afiliados, o que significa que receberei uma pequena comissão se você clicar e fizer uma compra, sem nenhum custo extra para você. Isso ajudará a apoiar meu blog e a criar novos conteúdos!

Nutrição nunca sai de moda

Surgem e somem dietas, aparecem e somem produtos para perda de peso, porém a nutrição nunca sai de moda, não é febre passageira, pois antes de qualquer dieta ou produto para emagrecer existe a nutrição, que é uma necessidade básica de qualquer organismo para manter-se vivo e saudável. 
Talvez aqui caiba a clássica pergunta, quem nasceu primeiro o ovo (dieta) ou a galinha (nutrição)? Como para mim a resposta é a galinha , pois sem ela não existiria a formação do ovo (polémico isso, não é?) , assim acredito que sem a nutrição e sua evolução não existiriam dietas, produtos para a perda de peso, etc.. 
Nutrição e alimento é assunto intensamente discutido em vários meios de comunicação, por ser tema que nunca sai de moda.
As palavras nutrição, dieta, alimento, alimentação, regime (a um bom tempo não vejo, nem escuto essa palavra ) algumas vezes se confundem nos discursos. Então vamos aprender a separá-las e perceber melhor o sentido de cada uma.

Nutrição - é um processo biológico em que os organismos (animais e vegetais), utilizando-se de alimentos, assimilam nutrientes para a realização de suas funções vitais.
No domínio da saúde e medicina (e também veterinária), a nutrição é o estudo das relações entre os alimentos ingeridos e doença ou o bem-estar do homem ou dos animais.

Dieta/Regimerefere-se aos hábitos alimentares individuais. Cada pessoa tem uma dieta específica. Cada cultura costuma caracterizar-se por dietas particulares. Contudo, popularmente, o emprego da palavra "dieta" está associado a uma forma de controlo do peso e/ou manter a saúde em boas condições.

Alimentos - são todas as substâncias utilizadas pelos seres vivos como fontes de matéria e energia para poderem realizar as suas funções vitais, incluindo o crescimento, movimento e reprodução. Para o homem, a alimentação inclui ainda várias substâncias que não são necessárias para as funções biológicas, mas que fazem parte da cultura de cada povo.

Alimentaçãoé o processo pelo qual os organismos obtêm e assimilam alimentos ou nutrientes para as suas funções vitais, incluindo o crescimento, movimento, reprodução e manutenção da temperatura do corpo.

Sabendo-se as diferenças, podemos mesmo afirmar que a nutrição nunca vai sair de moda. 
Fontes: Wikipédia

Comentários

Mensagens populares deste blogue

GUIA PRÁTICO PARA O EXERCÍCIO DA NUTRIÇÃO EM PORTUGAL - 7 EDIÇÃO (Público na Web)

Sal Gourmet de Lavanda