Guia prático para o exercício da nutrição em Portugal, acesso gratuito na Web. clique na imagem

Guia prático para o exercício da nutrição em Portugal, acesso gratuito na Web. clique na imagem
Este guia pratico, se encontra disponível na Web, para consultar, baixar e imprimir, mas não para ser reproduzido sem a prévia, autorização da autora.

Mais conhecimento de si mesmo, mais consciência, mais objetivos atingidos - Boas entradas em 2024

Imagem
  O autoconhecimento ou conhecimento de si é a investigação de si mesmo. Também pode ser um projeto ético, quando o que se busca é a realização de algo que leve o sujeito a ser mestre de si mesmo e, consequentemente, um ser humano melhor.  Wikipédia
Observe que existem alguns links de afiliados, o que significa que receberei uma pequena comissão se você clicar e fizer uma compra, sem nenhum custo extra para você. Isso ajudará a apoiar meu blog e a criar novos conteúdos!

Pasta de beringela Árabe - Baba ghanoush


Que tal preparar uma pasta de beringela (baba ghanoush) para acompanhar uma tosta ou torrada do lanche ou do pequeno-almoço?
Antes, porém, vamos conhecer um pouco sobre esta pasta saborosa de beringela que contém propriedades nutricionais, ajuda a diminuir o colesterol e pode ser usada para barrar em substituição a manteiga ou margarina.
Baba ghanoush (árabe) é uma  pasta feita de puré de beringela assada ou grelhada,  sésamo (gergelim) e sumo de limão.

Um método de preparação popular é assar a beringela diretamente sobre a chama antes de descascar, de modo que a polpa fique macia e com um sabor defumado, a polpa é separada da pele e, por vezes, comprimida ou salgada, para tirar o excesso de líquido.
Muitas vezes, é comido com  pão de nome pita, e pode ser usado no preparo de outros pratos, sendo popular na área do Levante (área que cobre Líbano, Síria, Jordânia, Egito e Israel).
No Líbano, o baba ghanoush é consumido como uma entrada ou como um aperitivo; no Egito, é servido, principalmente, como um acompanhamento de outros pratos, como se fosse uma salada. Para além dos ingredientes principais, o puré de beringela pode ser misturado com cebola, tomate e outros vegetais finamente cortados; como condimentos, são muitas vezes usados alho, cominho, pimenta moída, salsa e hortelã. Pode ser servido, também, com um molho feito com azeite e concentrado de romã.
Receita pasta de beringela (Baba ghanoush)
Ingredientes:
1 Beringela, assada ou cozida
Semente de sésamo( gergelim) tostada
2 dentes de alho retirado o coração
Azeite a gosto
Sumo de limão a gosto
Sal a gosto
Preparo:
Asse a beringela e retire a pela, processe com alho, limão e azeite até formar uma pasta. Com a pasta já pronta acrescente as sementes de sésamo e misture.Guarde no frigorífico num recipiente de vidro fechado hermeticamente.
Dica: perfume a pasta com erva aromática de sua preferência.
Receita e imagem: Maria (Pera Bebada)
Wikipédia
Mais sobre as propriedades da beringela 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Sal Gourmet de Lavanda