Por que saber de alguns passos no processo de reconhecimento do seu curso de nutrição em Portugal é muito importante para que você chegue, mais facilmente, a legalização da sua profissão em território português. E por muitos, colegas, nutricionistas procurarem e se beneficiaram desses conhecimentos, disponibilizo, em formato e-book o  Guia prático para o exercício da nutrição em Portugal, 7ª edição para todos os nutricionistas interessados em viver e trabalhar na sua profissão em Portugal.
 
 
 
 
A hormona (hormônio) cortisol pode ser um dos responsáveis pelo seu excesso de peso.
Se você anda a fazer tudo certo, mas a balança continua estacionada, pode ser que o cortisol seja o grande culpado pelo pouco avanço da sua dieta ou plano alimentar.
Cortisol é uma hormona (hormônio) que possui várias funções no organismo. Em situações de perigo é capaz de deixar o corpo em condições de agir com a rapidez necessária. O problema, como quase tudo, é o excesso que gera efeitos negativos no organismo.
 O excesso de cortisol, desencadeado, principalmente, pelo estreasse, faz as glândulas supra-renais trabalharem mais o que provoca retenção de líquido e acumulo de gordura.
 Quando o corpo está em alerta o cortisol diminui a queima de calorias para poupar energia em caso de algum perigo eminente.
 Outro efeito negativo do cortisol é que ele ativa o sistema de recompensa do cérebro que atua no controlo e no gasto do acumulo energético e no metabolismo de açúcares e gorduras. Se estimulado, constantemente, como acontece no caso de estreasse cronico, gera aumento de apetite e alterações que facilitam o armazenamento de gordura.
Um outro ponto negativo é que o cortisol é capaz de modificar o paladar. Pessoas estressadas tendem, a buscar conforto em alimentos calóricos e gordurosos, como bolos e fritos.
 Algumas medidas para baixar os níveis de cortisol:
 . Praticar atividade física com regularidade. Ela aumentam a endorfina, que proporciona bem-estar, e reduze o estreasse.
 . Cuidar da alimentação. Para controlar a liberação de cortisol é importante comer logo após acordar e logo depois dos exercícios físicos. O pequeno-almoço garante níveis adequados de cortisol ao longo do dia, pois é o horário em que ele tem sua produção mais acentuada.
 . Dormir bem. Durante o sono o cortisol atinge seus níveis mais baixos e o hGH (homona do crescimento) está no seu nível mais elevado. Sem dormir bem a produção dessas hormonas, ficará prejudicada e isso dificultará a formação da massa muscular, e quanto menos massa muscular, menor o gasto de gorduras.
 . Consumir menos cafeína. A cafeína aumenta os níveis de cortisol. Para isso basta o consumo de 2 a 3 chávenas de café. Atenção, não é só o café que possui cafeína: o chá preto, os refrigerantes com cola possuem quantidades consideráveis de cafeína em sua composição.
Imagem 
Para saber mais  
 
 
 
 
 
Mensagens populares deste blogue
Esse sal de lavanda é uma especiaria que dar um toque requintado e funcional na confecção de suas preparações. Ele é feito com sal rosa grosso e flores de lavandas biológicas secas. Antes de falar do emprego dessa erva linda e muito versátil na culinária e gastronomia, vamos conhecê-la melhor.
 
 
      Ilustração simplificada do processo da digestão no nosso organismo.  
 
 
O que são mesmo células adiposas?  As células adiposas ou adipócitos fazem parte do tecido adiposo, são responsáveis em armazenar gorduras e regular a temperatura corporal. Cada célula adiposa armazena determinada quantidade de gordura. Elas são capazes de armazenar gorduras até dez vezes o seu tamanho. Quando é ultrapassado o limite de armazenamento de uma célula adiposa é criada uma nova célula no tecido adiposo. O tecido adiposo acompanha o desenvolvimento do ser humano durante toda a vida. Quando desejamos perder peso é importante percebermos como a gordura é retirada do adipócito e utilizada pelos músculos envolvidos no exercício localizado. A ideia de que ao fazer 600 abdominais vai se  perder gordura da barriga não é correta, pois a gordura não é queimada no local onde está sendo feito o exercício.  A gordura armazenada no adipócito encontra-se na forma de triglicerídios. Enquanto, realiza-se o exercício, várias hormonas como as catecolaminas, o glucagon, a hormona do c...
 
 
 
 
 
Comentários
Enviar um comentário