Respirar e relaxar sobre aquilo que você come, na confiança de que, você, está a se alimentar da melhor forma nos seus momentos de refeição, é uma parte importante para a uma boa digestão e absorção de todos os nutrientes em seu organismo.
A hormona (hormônio) cortisol pode ser um dos responsáveis pelo seu excesso de peso.
Se você anda a fazer tudo certo, mas a balança continua estacionada, pode ser que o cortisol seja o grande culpado pelo pouco avanço da sua dieta ou plano alimentar.
Cortisol é uma hormona (hormônio) que possui várias funções no organismo. Em situações de perigo é capaz de deixar o corpo em condições de agir com a rapidez necessária. O problema, como quase tudo, é o excesso que gera efeitos negativos no organismo.
O excesso de cortisol, desencadeado, principalmente, pelo estreasse, faz as glândulas supra-renais trabalharem mais o que provoca retenção de líquido e acumulo de gordura.
Quando o corpo está em alerta o cortisol diminui a queima de calorias para poupar energia em caso de algum perigo eminente.
Outro efeito negativo do cortisol é que ele ativa o sistema de recompensa do cérebro que atua no controlo e no gasto do acumulo energético e no metabolismo de açúcares e gorduras. Se estimulado, constantemente, como acontece no caso de estreasse cronico, gera aumento de apetite e alterações que facilitam o armazenamento de gordura.
Um outro ponto negativo é que o cortisol é capaz de modificar o paladar. Pessoas estressadas tendem, a buscar conforto em alimentos calóricos e gordurosos, como bolos e fritos.
Algumas medidas para baixar os níveis de cortisol:
. Praticar atividade física com regularidade. Ela aumentam a endorfina, que proporciona bem-estar, e reduze o estreasse.
. Cuidar da alimentação. Para controlar a liberação de cortisol é importante comer logo após acordar e logo depois dos exercícios físicos. O pequeno-almoço garante níveis adequados de cortisol ao longo do dia, pois é o horário em que ele tem sua produção mais acentuada.
. Dormir bem. Durante o sono o cortisol atinge seus níveis mais baixos e o hGH (homona do crescimento) está no seu nível mais elevado. Sem dormir bem a produção dessas hormonas, ficará prejudicada e isso dificultará a formação da massa muscular, e quanto menos massa muscular, menor o gasto de gorduras.
. Consumir menos cafeína. A cafeína aumenta os níveis de cortisol. Para isso basta o consumo de 2 a 3 chávenas de café. Atenção, não é só o café que possui cafeína: o chá preto, os refrigerantes com cola possuem quantidades consideráveis de cafeína em sua composição.
Imagem
Para saber mais
Mensagens populares deste blogue
Já há uns bons anos a viver em Portugal, e a passar pelo inverno Europeu e nunca sofri nenhuma consequência grave de saúde motivada pelo frio intenso, a não ser constipações e gripes que se curaram com remédios caseiros e boa alimentação. Porém, este ano apareceu em minhas mãos, principalmente, nas articulações dos dedos, o que chamam por cá de Frieira (no Brasil Frieira tem um outro significado, é conhecida como a mais comum infecção de pele por fungos) e por este motivo não detectei logo os sintomas como Frieira. Ao saber que o meu problema era Frieira ocasionada pela constante exposição das mãos as baixas temperaturas (não gosto muito de usar luvas, coisa que agora sou obrigada a fazer para proteger mais as minhas delicadas mãos), comecei a procurar tratamentos e encontrei diversos tipos, desde os caseiros e simples aos farmacológicos a base de cremes e suplementos naturais. Frieiras As frieiras são situações característic...
Em qual frequência, você, vibra? A frequência na qual, você, vibra determina a forma como seu objectivo de perda de peso será atingido ou não. A frequência em que nos encontramos influência de forma positiva ou negativa os nossos corpos físicos e toda a nossa realidade.
Já tomou batido de banana e uva? Se ainda não provou essa delícia, aconselho fazer. Confira as propriedade e benefícios da banana e da uva para nossa saúde e vamos fazer esse batido nutritivo e saboroso. A receita é super simples
Comentários
Enviar um comentário