Guia prático para o exercício da nutrição em Portugal, acesso gratuito na Web. clique na imagem

Guia prático para o exercício da nutrição em Portugal, acesso gratuito na Web. clique na imagem
Este guia pratico, se encontra disponível na Web, para consultar, baixar e imprimir, mas não para ser reproduzido sem a prévia, autorização da autora.

Mais conhecimento de si mesmo, mais consciência, mais objetivos atingidos - Boas entradas em 2024

Imagem
  O autoconhecimento ou conhecimento de si é a investigação de si mesmo. Também pode ser um projeto ético, quando o que se busca é a realização de algo que leve o sujeito a ser mestre de si mesmo e, consequentemente, um ser humano melhor.  Wikipédia
Observe que existem alguns links de afiliados, o que significa que receberei uma pequena comissão se você clicar e fizer uma compra, sem nenhum custo extra para você. Isso ajudará a apoiar meu blog e a criar novos conteúdos!

A hormona (hormônio) cortisol pode ser um dos responsáveis pelo seu excesso de peso.

Se você anda a fazer tudo certo, mas a balança continua estacionada, pode ser que o cortisol seja o grande culpado pelo pouco avanço da sua dieta ou plano alimentar.

Cortisol é uma hormona (hormônio) que possui várias funções no organismo. Em situações de perigo é capaz de deixar o corpo em condições de agir com a rapidez necessária. O problema, como quase tudo, é o excesso que gera efeitos negativos no organismo.


O excesso de cortisol, desencadeado, principalmente, pelo estreasse, faz as glândulas supra-renais trabalharem mais o que provoca retenção de líquido e acumulo de gordura.

Quando o corpo está em alerta o cortisol diminui a queima de calorias para poupar energia em caso de algum perigo eminente.

Outro efeito negativo do cortisol é que ele ativa o sistema de recompensa do cérebro que atua no controlo e no gasto do acumulo energético e no metabolismo de açúcares e gorduras. Se estimulado, constantemente, como acontece no caso de estreasse cronico, gera aumento de apetite e alterações que facilitam o armazenamento de gordura.

Um outro ponto negativo é que o cortisol é capaz de modificar o paladar. Pessoas estressadas tendem, a buscar conforto em alimentos calóricos e gordurosos, como bolos e fritos.

Algumas medidas para baixar os níveis de cortisol:

. Praticar atividade física com regularidade. Ela aumentam a endorfina, que proporciona bem-estar, e reduze o estreasse.

. Cuidar da alimentação. Para controlar a liberação de cortisol é importante comer logo após acordar e logo depois dos exercícios físicos. O pequeno-almoço garante níveis adequados de cortisol ao longo do dia, pois é o horário em que ele tem sua produção mais acentuada.

. Dormir bem. Durante o sono o cortisol atinge seus níveis mais baixos e o hGH (homona do crescimento) está no seu nível mais elevado. Sem dormir bem a produção dessas hormonas, ficará prejudicada e isso dificultará a formação da massa muscular, e quanto menos massa muscular, menor o gasto de gorduras.

. Consumir menos cafeína. A cafeína aumenta os níveis de cortisol. Para isso basta o consumo de 2 a 3 chávenas de café. Atenção, não é só o café que possui cafeína: o chá preto, os refrigerantes com cola possuem quantidades consideráveis de cafeína em sua composição.

Imagem 
Para saber mais 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Sal Gourmet de Lavanda

Batido de banana e uva