O autoconhecimento ou conhecimento de si é a investigação de si mesmo. Também pode ser um projeto ético, quando o que se busca é a realização de algo que leve o sujeito a ser mestre de si mesmo e, consequentemente, um ser humano melhor. Wikipédia
Propriedades e benefícios do perfumado manjericão
Você usa o manericão em suas preparações culinária?
O manjericão é famoso por seu aroma e sabor inconfundíveis, mas o que muitos não sabem é que esta magnífica planta “aromática” conta com centenas de propriedades favoráveis a nossa saúde. É uma espécie muito popular na cozinha e que se costuma utilizar na medicina alternativa para curar várias doenças.
Já a séculos o manjericão é conhecido e utilizado por diversas culturas, para diversos fins, sejam místicos, religiosos, medicinais ou culinários, isso porque possui características peculiares, como seu delicioso aroma, propriedades nutritivas e medicinais.
Propriedades e benefícios
• Combate o cansaço, depressão, enxaqueca e insónia
• É anti espasmódico (suprime a contracção do tecido muscular liso, especialmente em órgãos tubulares), digestivo, diurético e carminativo (eficaz no controle de gases intestinais)
• Combate à falta de apetite, parasitas intestinais e dispepsias nervosas
• Pode aumentar a secreção de leite em mulheres grávidas
• Diminui estados febris
• Excelente para melhorar irritações cutâneas
• Eficaz na cura de laringite e faringite
• Desinflama aftas e mamilos doloridos
• Combate à acne
• Tem propriedades analgésicas, anticépticas e cicatrizantes
• Ativa o sistema imunológico
• Trabalha contra inflamações ósseo articulares
Como utilizá-la
Para se desfrutar das propriedades dessa planta aromática é possível utilizá-la de diferentes formas: infusões, pomadas, cozimentos, cataplasmas (práticas médicas homeopáticas), tinturas, loções, xaropes, bálsamo, em pó, sabões, cremes, seco ou fresco (uso externo), ou como condimento em saladas, comida vegetariana, sopas, carnes, massas, molhos e refogado (uso interno). Pode-se consumi-lo com azeite ou alho picado para todos os alimentos.
O cultivo de manjericão
Uma vantagem dessa planta é que não necessita de demasiado espaço para se desenvolver. O manjericão cresce, abundantemente, em vasos ou com plantio em solo de uma horta ou jardim, é importante que a planta receba sol sempre (6 – 8 horas de luz por dia), por isso é mais susceptível a crescimento no verão, apesar de poder-se colher folhas de manjericão durante todo o período que o tenha em cultivo. É importante manter a planta “abrigada” de temperaturas mais baixas durante o inverno.
Se você tem interesse em cultivar essa planta, todo o processo é bem simples, basta semeá-la diretamente em solo, naturalmente, fertilizado. Um dos segredos para manter a planta saudável é sempre cortar as flores para prevenir que as mesmas o deixem crescer.
Sem dúvidas o manjericão possui propriedades nutritivas e medicinais, e, por isso, devemos utilizá-lo nas nossas preparações culinárias.
Continuação de uma boa semana
Beijinhos
Mensagens populares deste blogue
O que são mesmo células adiposas? As células adiposas ou adipócitos fazem parte do tecido adiposo, são responsáveis em armazenar gorduras e regular a temperatura corporal. Cada célula adiposa armazena determinada quantidade de gordura. Elas são capazes de armazenar gorduras até dez vezes o seu tamanho. Quando é ultrapassado o limite de armazenamento de uma célula adiposa é criada uma nova célula no tecido adiposo. O tecido adiposo acompanha o desenvolvimento do ser humano durante toda a vida. Quando desejamos perder peso é importante percebermos como a gordura é retirada do adipócito e utilizada pelos músculos envolvidos no exercício localizado. A ideia de que ao fazer 600 abdominais vai se perder gordura da barriga não é correta, pois a gordura não é queimada no local onde está sendo feito o exercício. A gordura armazenada no adipócito encontra-se na forma de triglicerídios. Enquanto, realiza-se o exercício, várias hormonas como as catecolaminas, o glucagon, a hormona do c...
Esse sal de lavanda é uma especiaria que dar um toque requintado e funcional na confecção de suas preparações. Ele é feito com sal rosa grosso e flores de lavandas biológicas secas. Antes de falar do emprego dessa erva linda e muito versátil na culinária e gastronomia, vamos conhecê-la melhor.
Ilustração simplificada do processo da digestão no nosso organismo.
Comentários
Enviar um comentário