Guia prático para o exercício da nutrição em Portugal, acesso gratuito na Web

Guia prático para o exercício da nutrição em Portugal, acesso gratuito na Web
Este guia pratico, se encontra disponível na Web, para consultar, baixar e imprimir, mas não para ser reproduzido sem a prévia, autorização da autora.

Mais conhecimento de si mesmo, mais consciência, mais objetivos atingidos - Boas entradas em 2024

Imagem
  O autoconhecimento ou conhecimento de si é a investigação de si mesmo. Também pode ser um projeto ético, quando o que se busca é a realização de algo que leve o sujeito a ser mestre de si mesmo e, consequentemente, um ser humano melhor.  Wikipédia
Observe que existem alguns links de afiliados, o que significa que receberei uma pequena comissão se você clicar e fizer uma compra, sem nenhum custo extra para você. Isso ajudará a apoiar meu blog e a criar novos conteúdos!

Propriedades e benefícios do perfumado manjericão

Você usa o manericão em suas preparações culinária?

O manjericão é famoso por seu aroma e sabor inconfundíveis, mas o que muitos não sabem é que esta magnífica planta “aromática” conta com centenas de propriedades favoráveis a nossa saúde. É uma espécie muito popular na cozinha e que se costuma utilizar na medicina alternativa para curar várias doenças.
Já a séculos o manjericão é conhecido e utilizado por diversas culturas, para diversos fins, sejam místicos, religiosos, medicinais ou culinários, isso porque possui características peculiares, como seu delicioso aroma, propriedades nutritivas e medicinais.
Propriedades e benefícios

• Combate o cansaço, depressão, enxaqueca e insónia
• É anti espasmódico (suprime a contracção do tecido muscular liso, especialmente em órgãos tubulares), digestivo, diurético e carminativo (eficaz no controle de gases intestinais)
• Combate à falta de apetite, parasitas intestinais e dispepsias nervosas
• Pode aumentar a secreção de leite em mulheres grávidas
• Diminui estados febris
• Excelente para melhorar irritações cutâneas
• Eficaz na cura de laringite e faringite
• Desinflama aftas e mamilos doloridos
• Combate à acne
• Tem propriedades analgésicas, anticépticas e cicatrizantes
• Ativa o sistema imunológico
• Trabalha contra inflamações ósseo articulares
Como utilizá-la
Para se desfrutar das propriedades dessa planta aromática é possível utilizá-la de diferentes formas: infusões, pomadas, cozimentos, cataplasmas (práticas médicas homeopáticas), tinturas, loções, xaropes, bálsamo, em pó, sabões, cremes, seco ou fresco (uso externo), ou como condimento em saladas, comida vegetariana, sopas, carnes, massas, molhos e refogado (uso interno). Pode-se consumi-lo com azeite ou alho picado para todos os alimentos.
O cultivo de manjericão
Uma vantagem dessa planta é que não necessita de demasiado espaço para se desenvolver. O manjericão cresce, abundantemente, em vasos ou com plantio em solo de uma horta ou jardim, é importante que a planta receba sol sempre (6 – 8 horas de luz por dia), por isso é mais susceptível a crescimento no verão, apesar de poder-se colher folhas de manjericão durante todo o período que o tenha em cultivo. É importante manter a planta “abrigada” de temperaturas mais baixas durante o inverno.
Se você tem interesse em cultivar essa planta, todo o processo é bem simples, basta semeá-la diretamente em solo, naturalmente, fertilizado. Um dos segredos para manter a planta saudável é sempre cortar as flores para prevenir que as mesmas o deixem crescer.
Sem dúvidas o manjericão possui propriedades nutritivas e medicinais,  e,  por isso, devemos utilizá-lo nas nossas preparações culinárias.
Continuação de uma boa semana
Beijinhos 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

GUIA PRÁTICO PARA O EXERCÍCIO DA NUTRIÇÃO EM PORTUGAL - 7 EDIÇÃO (Público na Web)

Frieiras e Queimaduras pelo Frio