Guia prático para o exercício da nutrição em Portugal, acesso gratuito na Web. clique na imagem

Guia prático para o exercício da nutrição em Portugal, acesso gratuito na Web. clique na imagem
Este guia pratico, se encontra disponível na Web, para consultar, baixar e imprimir, mas não para ser reproduzido sem a prévia, autorização da autora.

Mais conhecimento de si mesmo, mais consciência, mais objetivos atingidos - Boas entradas em 2024

Imagem
  O autoconhecimento ou conhecimento de si é a investigação de si mesmo. Também pode ser um projeto ético, quando o que se busca é a realização de algo que leve o sujeito a ser mestre de si mesmo e, consequentemente, um ser humano melhor.  Wikipédia
Observe que existem alguns links de afiliados, o que significa que receberei uma pequena comissão se você clicar e fizer uma compra, sem nenhum custo extra para você. Isso ajudará a apoiar meu blog e a criar novos conteúdos!

Arroz vermelho e suas propriedades

Você conhece ou já usou o arroz vermelho?
Existem dois tipos de arroz vermelho

Arroz vermelho – é naturalmente vermelho e sua coloração se dá devido ao acumulo de antocianina em seu grão.
Arroz vermelho fermentado – não é utilizado na culinária do mesmo jeito que o arroz comum. Seu emprego é para dar coloração aos preparados ou como fitoterapico na medicina tradicional chinesa. É originário da China e a coloração vermelha vem da fermentação do arroz ao ser cultivado juntamente com a levedura Monascus purpureus.
Benefícios à saúde
Arroz vermelho
Apresenta maior quantidade de fibras alimentares que o arroz comum, logo, é benéfico ao sistema digestor  e colaborar na perda de peso.
A antocianina, que é uma substância antioxidante, previne o envelhecimento precoce e reduz o risco de doenças cardiovasculares.
Apresenta, se comparado a outros tipos de arroz, maior concentração de proteínas, vitaminas e minerais.
Arroz vermelho fermentado
Como não é um alimento e sim um suplemento alimentar e só deve ser utilizado sob prescrição de um médico ou nutricionista especializado em fitoterapia.
Existem comprovações cientifica de  que este produto reduz o nível de colesterol LDL (lipoproteína de baixa densidade) devido às monocolinas que contém.
O arroz vermelho fermentado apresenta em sua composição oito monocolinas. A monocolina K é usada pela indústria farmacêutica em compostos para a redução do colesterol.
É, também, rico em antioxidantes como betasistosterol, campestrol, stigmasterol, sapogeninas (esteróis vegetais), isoflavonas e ácidos graxos monoinsaturados.
Como preparar o arroz vermelho
Apesar de ainda ser novidade e nem todos terem conhecimento da existência do arroz vermelho, é possível encontrá-lo em grandes redes de supermercados.
Para prepará-lo em casa, refogue o tempero a gosto como faz naturalmente com o arroz branco. No entanto, procure temperá-lo menos do que o arroz tradicional, já que o vermelho pode trazer um gosto mais acentuado e, em caso de muito condimentos, ficar muito forte. Alho, cebolinha e um pouco de cebola picada são ingredientes ótimos para dar gosto ao arroz vermelho sem exageros. Se desejar, pode colocar uma pitada de sal, e servi-lo normalmente.
Receitas saudáveis
Salada de Arroz Vermelho (4 pessoas)
Arroz vermelho
400g de arroz vermelho
sal marinho q.b.
2 colheres de sopa de sumo limão
1 colher de sopa de azeite
1 colher de chá de coentros picados
Iogurte de Manjericão
200ml de iogurte natural
50g de pepino
4 folhas de manjericão
Ingredientes para a Salada
1 cabeça de brócolos grande separada em floretes
1 cebolo, fatiado finamente
2 abacates em cubos
1 mão cheia de rebentos de soja
1/2 pepino cortado em palitos
4 rabanetes fatiados finamente
1/2 cabeça de funcho fatiada finamente
2 colheres de sopa de coentros
50 g de pistácios
Molho para a salada
50 ml óleo de sésamo
50 ml de molho de soja
2 colheres de sopa de limão
1 dente de alho, esmagado
1/2 malagueta vermelha, sem sementes e finamente picada
30g de gengibre fresco, descascado e ralado
Misturar bem todos os ingredientes até ficar emulsionado.
Preparar o Arroz
Enxague o arroz em água até sair limpo. Escorra-o e deite-o numa caçarola com 1 litro de água a ferver e sal. Deixe levantar fervura. Baixe o lume e cozinhe por 35 minutos ou até o arroz estar cozido e a água ter sido absorvida. Deixe arrefecer um pouco e misture o sumo de limão, azeite e coentros.
Preparar o iogurte de pepino e manjericão
Triture o pepino e o manjericão e junte o iogurte. Montar.
Branqueie os brócolos - coloque os floretes numa taça e cubra com água a ferver - e reserve por 2 minutos, escorra e enxagúe em água fria. Misture todos os vegetais numa taça e adicione o molho. Ponha o arroz numa travessa e cubra com os vegetais. Polvilhe com pistácio no fim. Sirva com o iogurte de manjericão.
Atenção
Sgundo estudos do “Archives of Internal Medicine”, o arroz vermelho em grandes proporções pode causar falência renal, assim ele é contra indicado para crianças, gestantes, lactantes e pessoas de idade avançada.
Lembre-se: Antes de iniciar qualquer dieta procure o auxílio de um nutricionista para não por a sua saúde em risco.
Fonte das Receitas Saudáveis 
Continuação de dias felizes
Beijinhos nutritivos

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Sal Gourmet de Lavanda