Guia prático para o exercício da nutrição em Portugal, acesso gratuito na Web. clique na imagem

Guia prático para o exercício da nutrição em Portugal, acesso gratuito na Web. clique na imagem
Este guia pratico, se encontra disponível na Web, para consultar, baixar e imprimir, mas não para ser reproduzido sem a prévia, autorização da autora.

Mais conhecimento de si mesmo, mais consciência, mais objetivos atingidos - Boas entradas em 2024

Imagem
  O autoconhecimento ou conhecimento de si é a investigação de si mesmo. Também pode ser um projeto ético, quando o que se busca é a realização de algo que leve o sujeito a ser mestre de si mesmo e, consequentemente, um ser humano melhor.  Wikipédia
Observe que existem alguns links de afiliados, o que significa que receberei uma pequena comissão se você clicar e fizer uma compra, sem nenhum custo extra para você. Isso ajudará a apoiar meu blog e a criar novos conteúdos!

Um iogurte, digamos, diferente

Surgiu no mercado um novo tipo de iogurte. Chama-se Skyr, de origem irlandesa, tem mais de 1100 anos e valores de gordura muito baixos.
Ele parece com iogurte, mas tem consistência de cream cheese. É mais rijo do que os iogurtes que conhecemos, como o tipo grego.
O skyr natural pode ser usado para fazer receitas em substituição ao requeijão ou natas. 
Ele tem vários usos e pode ser, também, considerado um tipo de queijo mole e é produzido em vários sabores. 
A receita deste produto lácteo islandês, semelhante ao iogurte, esteve guardada durante milhares de anos e só agora ganhou popularidade na Europa. O Skyr, produzido desde a altura do vikings, é conhecido por dois dos fatores mais desejados por quem deseja perder peso e manter a linha: bastante baixo em gordura e rico em proteínas. Sendo assim o aliado perfeito para aumentar a massa muscular.
Além de ser um iogurte ideal para atletas e desportistas, é bom, também, na alimentação de crianças, grávidas e idosos devido ao seu alto nível de cálcio e por conter bactérias benéficas para os intestinos, como a Streptococcus thermophilus e a Lactobacillus bulgaricus.
Esse tipo de iogurte já se encontra a venda em superfícies comerciais em Portugal.
Mas, você pode fazê-lo, também, em casa
Receita de Iogurte skyr – Irlandês caseiro 
1. Ferver leite (costumamos fazer 6l) em lume médio até aos 80graus (ir mexendo sempre) e depois deixar arrefecer até aos 30 graus (mais ou menos). este processo demora algumas horas. 
2. Quando o leite fervido chega aos 30/33 graus mais ou menos deitar 1 skyr (juntar um pouco do leite fervido com o skyr, mexer um pouco e depois juntar ao resto do leite).
3. Juntar o coalho (ver instruções da embalagem do coalho. 
4. Guardar tudo (leite/skyr/coalho) no tacho, embrulhado em panos/toalhas durante 8 horas (e no maximo durante 12h).
5. Depois das 8h por a mistura em sacos de queijo ou tecido de algodão e deixar a escorrer no frigorífico durante algumas horas. 
6. tirar o leite já escorrido, misturar com uma batedeira no mínimo com açúcar a gosto e um pouco de baunilha líquida. e está pronto! 
Demora muitas horas e 6 litros de leite dá, mais ou menos, 3l de skyr (depende da espessura que se mantenha). É importante usar leite magro que não seja ultra pasteurizado. 
Essa receita foi transmitida na página Novos Rurais no Fb
Imagem: Freepik
Um bom fim de semana
Continuação de dias felizes.
Beijinhos

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Sal Gourmet de Lavanda