Guia prático para o exercício da nutrição em Portugal, acesso gratuito na Web. clique na imagem

Guia prático para o exercício da nutrição em Portugal, acesso gratuito na Web. clique na imagem
Este guia pratico, se encontra disponível na Web, para consultar, baixar e imprimir, mas não para ser reproduzido sem a prévia, autorização da autora.

Mais conhecimento de si mesmo, mais consciência, mais objetivos atingidos - Boas entradas em 2024

Imagem
  O autoconhecimento ou conhecimento de si é a investigação de si mesmo. Também pode ser um projeto ético, quando o que se busca é a realização de algo que leve o sujeito a ser mestre de si mesmo e, consequentemente, um ser humano melhor.  Wikipédia
Observe que existem alguns links de afiliados, o que significa que receberei uma pequena comissão se você clicar e fizer uma compra, sem nenhum custo extra para você. Isso ajudará a apoiar meu blog e a criar novos conteúdos!

Você sabe o que é Epidermólise Bolhosa?

Epidermólise Bolhosa (EB) é um erro genético - O corpo não produz um tipo de proteína responsável por produzir o colágeno que liga as camadas da pele.
Por ser genética, a EB não é contagiosa. Pode abraçar, beijar, fazer carinho…. A EB causa assim a fragilidade da pele. As pessoas com EB por terem a pele tão sensível são conhecidos como “borboletas”. A nossa pele é formada por 3 camadas: EPIDERME, DERME e HIPODERME e elas são ligadas pelo colágeno.
Ao mínimo trauma, como num aperto, a EPIDERME se desprende da DERME (pois não há o COLÁGENO que liga as duas camadas) e a pele se desprende… Assim nascem as bolhas. Essas bolhas levam embora os nutrientes e proteínas do corpo, o que causa a desnutrição e outras complicações.
As bolhas precisam ser drenadas, ou quando estouram sozinhas, sai a pele causando uma lesão grande em dor e aparência de queimaduras.
Então, as pessoas com EB passam por constantes processos de cicatrizações na pele/mucosas. Isso demanda muito energia.
Por passar por muitas cicatrizações, o tecido da pele/mucosas acaba ficando fibroso [fica grossa] e assim ocorre as atrofias [o fechamento das mãos e/ou pés, e o estreitamento dos outros membros do corpo, como a mucosa do esôfago], por exemplo. (Eles não são amputados, ocorreu dos dedos cicatrizarem colando um no outro)
As pessoas com EB nascem normais, as vezes sem a pele dos membros, ou outra parte do corpo, mas, normais.
A ignorância dos agentes de saúde acerca da existência da doença vitimiza muitos. Pois, por falta de conhecimento e protocolo, as pessoas ficam internados sem necessidade, e com essa internação ficam mais vulneráveis para contrair infecções que pode levar a morte. (http://euexistoeb.org/ola-mundo/)
Saiba mais a respeito da EB e conheça o Instituto Eu exito Epidermólise Bolhosa do Brasil
Continuação de boa semana
Beijinhos

Comentários

Mensagens populares deste blogue

GUIA PRÁTICO PARA O EXERCÍCIO DA NUTRIÇÃO EM PORTUGAL - 7 EDIÇÃO (Público na Web)

Sal Gourmet de Lavanda