Pesquisar

Primeiro e único site de uma nutricionista brasileira que vive em Portugal. O Nutrição Global, agora NutriçãoGlobalOm está no ar desde o ano de 2007.
Seja bem vindo(a)! Welcome!

Sopa, baixo valor calórico e elevado valor nutricional, ideal para substituir um prato principal de refeição

Sopa um prato que vai bem em todas as estações do ano.
A sopa é um excelente alimento devido à riqueza em nutrientes essenciais e reguladores. Não se  pode negar a importância deste prato, tipicamente mediterrânico. E para não deixar acumular o peso ganho durante o mês de Dezembro, a sopa pode ser usada como às refeições principais e seguirmos este plano simples e muito saboroso, por pelo menos 3 dias durante a semana.

A sopa pode constituir um prato principal de refeição se for enriquecida com outros alimentos além dos legumes, principalmente alimentos proteicos.
Mesmo que não deseje realizar os três de sopa como refeição principal,pode sempre optar por iniciar a refeição com uma sopa de legumes variados, o que contribui para uma redução da ingestão calórica do prato do seu almoço ou jantar.
3 Orientações
Para substituir durante três dias as suas refeições principais por sopa, deve procurar cumprir as seguintes orientações:
1. Escolha para cada sopa uma base com cerca de três variedades de legumes e/ou hortaliças (nabiças, grelos, couve, curgete, cenoura, abóbora, chuchu, alho francês, cebola, etc.).
2. Junte uma a duas porções de alimentos ricos em proteínas (ovo, frango, feijão, grão, lentilhas, tofu, cogumelos) ou alimentos ricos em gorduras mono e polinsaturadas (como abacate, pinhão, caju, nozes, amêndoas ou sementes de cânhamo).
3. O azeite deve ser a gordura privilegiada para temperar a sopa, adicionado ao fim da cozedura. Procure usar sal com moderação ou opte por utilizar ervas aromáticas.
Lembrete: o ideal será variar o tipo de legumes e de alimentos no seu dia-a-dia e, em relação à perda de peso, é sempre importante confiar na reeducação e consciência alimentar  aliados a pratica de exercício físico moderado e regular.
Sugestão de receita de sopa que pode substituir um prato principal de refeição.
Creme de batata-doce com caril e amêndoas
Ingredientes (para 8 pessoas)
750g de batatas-doces
2 curgetes médias
2 cebolas médias
1 dente de alho
Água q.b.
Sal q.b.
40g de amêndoas 
1 colher de sopa de azeite
1 colher de chá de caril
Coentros q.b.
Preparação
Descasque e corte as batatas-doces, as curgetes e as cebolas, pique o dente de alho. Cubra com água e tempere com sal. Leve tudo ao lume durante 20 minutos a partir do momento que levantar fervura.
Enquanto isso, lamine as amêndoas e torre numa frigideira antiaderente sem qualquer gordura até alourarem.
Triture os legumes até ficar um puré. Junte o azeite e o caril, mexa bem, retifique o sal e deixe ferver durante 2 minutos.
sirva na hora, com as amêndoas torradas e o coentros picados a gosto.
Obs.: Orientações gerais, para um plano alimentar individualizado procure um profissional nutricionista.

Sem comentários:

Enviar um comentário