O autoconhecimento ou conhecimento de si é a investigação de si mesmo. Também pode ser um projeto ético, quando o que se busca é a realização de algo que leve o sujeito a ser mestre de si mesmo e, consequentemente, um ser humano melhor. Wikipédia
Você conhece o que é cambuquira?
Fui apresentada a essa delicia da natureza por uma amiga, brasileira, que vive na Itália e como tenho um pé de chuchu no meu quintal, resolvi experimentar. É mesmo um prato leve, nutritivo e saboroso.
Cambuquira é como nós, brasileiros, chamamos os brotos, flores e as inflorescências de plantas como a abóbora, curgete (abobrinha) ou chuchu (mas, pode ser de outras, também, como os brócolos e couves, que cá em Portugal são conhecidos por grelos).
A cambuquira pode ser usada como complemento de diversos pratos culinários, em tortas, sopas ou omeletes, refogado ou cozido.
As folhas menores são bem macias e podem ser preparadas junto com os talos e os brotos, que quando refogados, ficam crocantes e deliciosos.
Você pode comprar, cambuquira, em hortas que tenham abóbora, curgete (abobrinha) ou chuchu ou em feiras orgânicas
Nesta receita usei os broto, talos e folhas, do meu pé de chuchu.
Cambuquira e ovos mexidos
Ingredientes:
1 cebola pequena picada em cubos pequenos
4 dentes de alho picadinhos
1 maço de cambuquira de chuchu
4 ovos
1 colher de sopa de azeite
Sal e pimenta do reino a gosto
Modo de preparo:
Corte a cambuquira em pedacinhos pequenos, incluindo os talos e folhas. Em uma frigideira grande ou tacho, aqueça o azeite e coloque a cebola com um pouco de sal. Deixe refogar por alguns minutos e junte a cambuquira. Acrescente um pouco de água, para que a cambuquira coza e fiquei bem tenrinha e não rígida. Aguarde alguns minutos, até que a água evapore, mexendo a cambuquira de vez em quando para não queimar. Quando estiver cozida, coloque os ovos e misture tudo.
Está pronto a sua cambuquira como ovos mexido, que serve como prato principal. Se desejá-la, apenas como acompanhamento de outro prato proteico (carnes) é só não acrescentar os ovos.
Adaptado de greenme e semmedida
Experimente fazer!
Gratidão pela sua visita
Mensagens populares deste blogue
O que são mesmo células adiposas? As células adiposas ou adipócitos fazem parte do tecido adiposo, são responsáveis em armazenar gorduras e regular a temperatura corporal. Cada célula adiposa armazena determinada quantidade de gordura. Elas são capazes de armazenar gorduras até dez vezes o seu tamanho. Quando é ultrapassado o limite de armazenamento de uma célula adiposa é criada uma nova célula no tecido adiposo. O tecido adiposo acompanha o desenvolvimento do ser humano durante toda a vida. Quando desejamos perder peso é importante percebermos como a gordura é retirada do adipócito e utilizada pelos músculos envolvidos no exercício localizado. A ideia de que ao fazer 600 abdominais vai se perder gordura da barriga não é correta, pois a gordura não é queimada no local onde está sendo feito o exercício. A gordura armazenada no adipócito encontra-se na forma de triglicerídios. Enquanto, realiza-se o exercício, várias hormonas como as catecolaminas, o glucagon, a hormona do c...
Em qual frequência, você, vibra? A frequência na qual, você, vibra determina a forma como seu objectivo de perda de peso será atingido ou não. A frequência em que nos encontramos influência de forma positiva ou negativa os nossos corpos físicos e toda a nossa realidade.
Ilustração simplificada do processo da digestão no nosso organismo.
Comentários
Enviar um comentário