Guia prático para o exercício da nutrição em Portugal, acesso gratuito na Web. clique na imagem

Guia prático para o exercício da nutrição em Portugal, acesso gratuito na Web. clique na imagem
Este guia pratico, se encontra disponível na Web, para consultar, baixar e imprimir, mas não para ser reproduzido sem a prévia, autorização da autora.

Mais conhecimento de si mesmo, mais consciência, mais objetivos atingidos - Boas entradas em 2024

Imagem
  O autoconhecimento ou conhecimento de si é a investigação de si mesmo. Também pode ser um projeto ético, quando o que se busca é a realização de algo que leve o sujeito a ser mestre de si mesmo e, consequentemente, um ser humano melhor.  Wikipédia
Observe que existem alguns links de afiliados, o que significa que receberei uma pequena comissão se você clicar e fizer uma compra, sem nenhum custo extra para você. Isso ajudará a apoiar meu blog e a criar novos conteúdos!

Leite de sésamo (gergelim)


A semente de sésamo, conhecida no Brasil com gergelim, é  rica em minerais orgânicos, especialmente cálcio, e é um alimento alcalino que fortalece a saúde óssea em geral. O sésamo (gergelim) é excelente para o funcionamento dos músculos e do cérebro, além de ser, também, fonte de proteína, cálcio e ácido fólico, essencial para a formação das células do sangue.  Por isso, seu leite se torna, também, um excelente substituto para o leite de vaca. 









Benefícios do leite de sésamo

O leite de sésamo é rico em cálcio, magnésio, cobre, vitamina B1, zinco e fibras dietéticas. O seu valor nutricional é ainda maior quando a semente inteira é usada, sem desprezar nenhuma parte.

Vamos a receita desse leite vegetal tão benéfico para a nossa boa nutrição e saúde.




Leite de sésamo (gergelim)

Ingredientes: 
1 chávena de sésamo bege ou preto (o preto é o que tem mais cálcio) 
3 chávena de água filtrada 

Preparo: 
Deixe o sésamo de molho na água por 8 a 12 horas. Depois desse tempo jogue a água fora. Bata as semente demolhadas no liquidificador com 3 a 4 chávenas de água filtrada (a quantidade da água depende se você deseja um leite mais grosso ou não). Coe e está pronto para o consumo.
Se desejar adoce a gosto com mel, açúcar mascavado ou adoçante (preferir adoçar com mel, pois retira mais o "saborzinho" amargo, próprio da semente).

Como usar:
Você pode beber puro, adoçado ou não, em batidos, com cereais e fazer receitas onde pode substituir o leite de vaca pelo de sésamo.

Nota: Use o resíduo das sementes para fazer cookies, hambúrguer, ou só tempere com o que você quiser (orégão, salsa, azeite, etc) e faça uma pasta, tipo patê para barrar pão, tostas, etc.
Você pode coar seu leite em uma peneira fina ou pano de prato específico para isso.
Coloque em uma garrafa de vidro e guarde no frigorífico por, 1 ou 2 dias, aproximadamente, pois o tempo de durabilidade do leite de sésamo é baixo.

Por uma nutrição consciente
Muito amor e muita luz

Comentários

Mensagens populares deste blogue

GUIA PRÁTICO PARA O EXERCÍCIO DA NUTRIÇÃO EM PORTUGAL - 7 EDIÇÃO (Público na Web)

Sal Gourmet de Lavanda