Guia prático para o exercício da nutrição em Portugal

Guia prático para o exercício da nutrição em Portugal
Para ter acesso ao e-book, entre em contato

Mais conhecimento de si mesmo, mais consciência, mais objetivos atingidos - Boas entradas em 2024

Imagem
  O autoconhecimento ou conhecimento de si é a investigação de si mesmo. Também pode ser um projeto ético, quando o que se busca é a realização de algo que leve o sujeito a ser mestre de si mesmo e, consequentemente, um ser humano melhor.  Wikipédia
Observe que existem alguns links de afiliados, o que significa que receberei uma pequena comissão se você clicar e fizer uma compra, sem nenhum custo extra para você. Isso ajudará a apoiar meu blog e a criar novos conteúdos!

Ponto de vista sobre um suplemento dietético


O suplemento dietético da composição descrita acima, possui além dos macronutrientes (proteína, lípidos e hidratos de carbono), vitaminas e minerais, substâncias antioxidantes (polifenóis e bioflavonóides) e termogénicas que colaboram para a perda de peso e combate ao envelhecimento. 

Entretanto, considero desnecessária a presença da Levedura de Cerveja por ter alto teor de vitamina B12, ácido fólico, ferro, sódio, proteínas e fibras, pois, parte destes nutrientes são fornecidos, separadamente, na fórmula. 

O que mais chama à atenção neste suplemento é a quantidade de vitamina A, na forma livre (1.492,08 µgRE), como Retinol (750 µgRE), além de fornecer a própria matéria-prima precursora da vitamina A (vit. C, vit E e o beta-caroteno) e a falta do zinco. Pois, sem o zinco a vit. A não consegue ser bem absorvida e é estocada no fígado o que pode levar a uma hipervitaminose A cuja sintomas são: 

Pele seca, áspera e descamativa; fissuras labiais; ceratose folicular (oclusão do folículo piloso); dores nos ossos e articulações; câimbras; queda dos fios de cabelo; lesões no fígado; redução do crescimento do indivíduo; falta de apetite; edema (inchaço), sangramento nasal, aumento do volume do baço e fígado e alterações nas enzimas hepáticas. 
A dose diária recomendada (IDR) de vitamina A para um adulto é de 900 µgRE.

O suplemento em questão excede na quantidade da vitamina A e não possui na fórmula o mineral (zinco) importante para melhor absorve-la.

Em resumo, o suplemento em questão deve ser tomado com cautela por aqueles que ingerem quantidade satisfatória da vitamina A na sua alimentação diária, e evitado por pessoas com problemas hepáticos, renais e em uso de medicações.

Importante: As pessoas que sofrem de doença renal, muitas vezes, experimentam níveis séricos elevados de RBP (níveis da proteína ligante do retinol) e retinol e, portanto, devem ser mais conscientes da toxicidade da vitamina A.

Autoria: Silvelita Metelo


Lembrete importante: Todos os suplementos dietético devem ser usados de acordo com as orientações de um profissional de saúde (nutricionista ou médico)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Sal Gourmet de Lavanda