Por que saber de alguns passos no processo de reconhecimento do seu curso de nutrição em Portugal é muito importante para que você chegue, mais facilmente, a legalização da sua profissão em território português. E por muitos, colegas, nutricionistas procurarem e se beneficiaram desses conhecimentos, disponibilizo, em formato e-book o  Guia prático para o exercício da nutrição em Portugal, 7ª edição para todos os nutricionistas interessados em viver e trabalhar na sua profissão em Portugal.
 
 
 
 
Limonada de flor de capuchinha
O dia, hoje, está de sol, assim apetece tomar algo mais fresco e como tenho muitas capuchinhas no canteiro, resolvi fazer uma limonada com elas que ficou com uma cor alaranjada linda e deliciosa, para além de saudável. 
Já fiz biscoitos, pão e bolo com a capuchinha, mas, limonada nunca tinha feito. Juntar o limão siciliano com as flores de capuchinha resultou numa limonada diferente, saborosa e rica em benefícios para a nossa saúde, afinal a capuchinha possui inúmeras propriedades, mas, também tem seus efeitos colaterais e contra indicações. Vamos conhecer quais são, antes de fazer a receita dessa limonada incrível.
A capuchinha é uma planta medicinal, também conhecida como chagas, mastruço e capuchinho, que pode ser utilizada no tratamento de infecção urinária, escorbuto e doenças na pele. Seu nome científico é tropaeolum majus. Ela pode ser cultivada em jardim e canteiros ou adquiridas em lojas de produtos naturais.
Indicações
A capuchinha serve para tratar infecção urinária, acne, alergias na pele, caspa, eczema, escorbuto, falta de apetite, fortalecimento do couro cabeludo, pele envelhecida, insónia, problemas digestivos, retenção de líquidos, depressão e cicatrização de feridas. 
Propriedades
As propriedades da capuchinha incluem sua ação antibiótica, expectorante, desinfectante, digestiva, anticéptica, depurativa, digestiva, estimulante, sedativa, purgativa e diurética.
Como utilizar 
As partes utilizadas da capuchinha são as suas flores e folhas, para fazer chás, infusões, sucos ou saladas. 
Veja como preparar uma infusão  dela para tratamento da caspa:
Adicionar 4 colheres picada em ½ litro de água fervente e depois lavar os cabelos com a mistura final, resultado da infusão. 
Efeitos Colaterais 
O único efeito colateral da capuchinha, conhecido até então, é a irritação gástrica, nos casos de ingestão. Porém, em todo o caso, um médico ou nutricionista deve ser consultado para melhor avaliação de uso individual.
Contra indicações 
A capuchinha está contra indicada para pacientes com gastrite, hipotireoidismo, insuficiência cardíaca ou renal e mulheres grávidas ou em fase de lactação.(Fonte)
Agora que já sabe tudo sobre a capuchinha e se pode usá-la, segue a receita da limonada de flor de capuchinha.
Ingredientes
Sumo de um limão siciliano
5 flores frescas e higienizadas de capuchinha
Em torno de 400 a 500 ml de água gelada
q.b de açúcar mascavado ou mel para adoçar
Gelo (opcional)
Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva a seguir.
Nota: O segredo é não exagerar muito na quantidade das flores, por isso, acrescentei poucas que foram suficientes para aromatizar e colorir a limonada.
Mais informações sobre a Flor de Capuchinha
Saúde, amor e luz
 
 
 
 
 
 
Mensagens populares deste blogue
Esse sal de lavanda é uma especiaria que dar um toque requintado e funcional na confecção de suas preparações. Ele é feito com sal rosa grosso e flores de lavandas biológicas secas. Antes de falar do emprego dessa erva linda e muito versátil na culinária e gastronomia, vamos conhecê-la melhor.
 
 
      Ilustração simplificada do processo da digestão no nosso organismo.  
 
 
O que são mesmo células adiposas?  As células adiposas ou adipócitos fazem parte do tecido adiposo, são responsáveis em armazenar gorduras e regular a temperatura corporal. Cada célula adiposa armazena determinada quantidade de gordura. Elas são capazes de armazenar gorduras até dez vezes o seu tamanho. Quando é ultrapassado o limite de armazenamento de uma célula adiposa é criada uma nova célula no tecido adiposo. O tecido adiposo acompanha o desenvolvimento do ser humano durante toda a vida. Quando desejamos perder peso é importante percebermos como a gordura é retirada do adipócito e utilizada pelos músculos envolvidos no exercício localizado. A ideia de que ao fazer 600 abdominais vai se  perder gordura da barriga não é correta, pois a gordura não é queimada no local onde está sendo feito o exercício.  A gordura armazenada no adipócito encontra-se na forma de triglicerídios. Enquanto, realiza-se o exercício, várias hormonas como as catecolaminas, o glucagon, a hormona do c...
 
 
 
 
 
Comentários
Enviar um comentário