Guia prático para o exercício da nutrição em Portugal, acesso gratuito na Web. clique na imagem

Guia prático para o exercício da nutrição em Portugal, acesso gratuito na Web. clique na imagem
Este guia pratico, se encontra disponível na Web, para consultar, baixar e imprimir, mas não para ser reproduzido sem a prévia, autorização da autora.

Mais conhecimento de si mesmo, mais consciência, mais objetivos atingidos - Boas entradas em 2024

Imagem
  O autoconhecimento ou conhecimento de si é a investigação de si mesmo. Também pode ser um projeto ético, quando o que se busca é a realização de algo que leve o sujeito a ser mestre de si mesmo e, consequentemente, um ser humano melhor.  Wikipédia
Observe que existem alguns links de afiliados, o que significa que receberei uma pequena comissão se você clicar e fizer uma compra, sem nenhum custo extra para você. Isso ajudará a apoiar meu blog e a criar novos conteúdos!

Limonada de flor de capuchinha


O dia, hoje, está de sol, assim apetece tomar algo mais fresco e como tenho muitas capuchinhas no canteiro, resolvi fazer uma limonada com elas que ficou com uma cor alaranjada linda e deliciosa, para além de saudável. 



Já fiz biscoitos, pão e bolo com a capuchinha, mas, limonada nunca tinha feito. Juntar o limão siciliano com as flores de capuchinha resultou numa limonada diferente, saborosa e rica em benefícios para a nossa saúde, afinal a capuchinha possui inúmeras propriedades, mas, também tem seus efeitos colaterais e contra indicações. Vamos conhecer quais são, antes de fazer a receita dessa limonada incrível.

A capuchinha é uma planta medicinal, também conhecida como chagas, mastruço e capuchinho, que pode ser utilizada no tratamento de infecção urinária, escorbuto e doenças na pele. Seu nome científico é tropaeolum majus. Ela pode ser cultivada em jardim e canteiros ou adquiridas em lojas de produtos naturais.

Indicações
A capuchinha serve para tratar infecção urinária, acne, alergias na pele, caspa, eczema, escorbuto, falta de apetite, fortalecimento do couro cabeludo, pele envelhecida, insónia, problemas digestivos, retenção de líquidos, depressão e cicatrização de feridas. 

Propriedades
As propriedades da capuchinha incluem sua ação antibiótica, expectorante, desinfectante, digestiva, anticéptica, depurativa, digestiva, estimulante, sedativa, purgativa e diurética.

Como utilizar 
As partes utilizadas da capuchinha são as suas flores e folhas, para fazer chás, infusões, sucos ou saladas. 
Veja como preparar uma infusão dela para tratamento da caspa: Adicionar 4 colheres picada em ½ litro de água fervente e depois lavar os cabelos com a mistura final, resultado da infusão. 

Efeitos Colaterais 
O único efeito colateral da capuchinha, conhecido até então, é a irritação gástrica, nos casos de ingestão. Porém, em todo o caso, um médico ou nutricionista deve ser consultado para melhor avaliação de uso individual.

Contra indicações 
A capuchinha está contra indicada para pacientes com gastrite, hipotireoidismo, insuficiência cardíaca ou renal e mulheres grávidas ou em fase de lactação.(Fonte)

Agora que já sabe tudo sobre a capuchinha e se pode usá-la, segue a receita da limonada de flor de capuchinha.

Ingredientes
Sumo de um limão siciliano
5 flores frescas e higienizadas de capuchinha
Em torno de 400 a 500 ml de água gelada
q.b de açúcar mascavado ou mel para adoçar
Gelo (opcional)

Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva a seguir.

Nota: O segredo é não exagerar muito na quantidade das flores, por isso, acrescentei poucas que foram suficientes para aromatizar e colorir a limonada.

Mais informações sobre a Flor de Capuchinha

Saúde, amor e luz

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Sal Gourmet de Lavanda

Batido de banana e uva